O mercado editorial no Brasil foi um dos mais abalados pela crise econômica. Apesar da pesquisa Painel de Vendas dos Livros no Brasil 2017, realizada pela Nielsen BookScan, ter detectado, nesse último mês de janeiro, um crescimento de 6,15% no faturamento, não é momento de comemorar. Afinal, foram dois anos de forte queda: em 2015, o recuo havia sido de 7% e, em 2016, de 9,2%. Ainda segundo o IBGE, o número de livrarias no país reduziu quase 10% entre 1999 e 2014.

Procurando soluções, duas empresas resolveram se unir em uma parceria que promete somar muito ao mercado editorial. Com investimento de cerca de 400 mil reais, a Clic Sistemas, responsável por toda a gestão do software Winbooks e a Catavento Distribuidora, reconhecida pela sua distribuição nacional,  lançam a plataforma B2C2B, solução online que permite a integração ao sistema de logística e catálogo de mais de 70 mil títulos de 400 editoras do cadastro da Catavento Distribuidora.

A novidade tem o objetivo de aumentar o faturamento das livrarias e editoras, reduzindo processos, podendo representar uma economia de até 42% no custo logístico e administrativo. O lançamento acontecerá em evento no dia 5 de abril (quinta-feira), a partir das 17h, na livraria da Vila, da Fradique Coutinho, em São Paulo.

O grande diferencial da parceria é a integração automatizada da plataforma Clic com a distribuidora Catavento, que ficará responsável por todos os processos que antes ficavam à cargo da livraria, como o gerenciamento de pedidos, a entrega dos itens por correio, a administração de estoque, a conferência das mercadorias, entre outros. A Catavento atenderá os pedidos gerados automaticamente pela loja online desenvolvida para o cliente de duas formas: entrega dos itens em loja para os clientes que assim o desejarem, ou através de operação logística com envio pelos correios. Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com um estoque virtual, já que o espaço físico na livraria é escasso.

Em um cenário onde o público encontra com mais facilidade o livro desejado pela internet do que presencialmente, a plataforma vai ajudar também o consumidor que quer encontrar um título de catálogo de forma mais rápida. “Esse projeto volta a dar competitividade para as livrarias porque as insere na tendência de forma de compra dos consumidores, além de dar um posicionamento digital a elas. Assim, se reforça o elo entre consumidores e livrarias”, diz Wendel Almeida, gerente comercial da Catavento Distribuidora.

A primeira loja online lançada pela parceria foi a da Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. A previsão é chegar a 40 clientes entre editoras e livrarias até o fim do ano (entre B2C e B2C2B)

Vantagens para as livrarias:

  • Loja online: a livraria passa a ter uma loja “e-commerce”;
  • Estoque: aumento dos títulos disponíveis sem precisar ampliar o espaço físico nas livrarias, com a opção de envio para a casa do cliente ou retirada na loja;
  • Logística: a distribuidora Catavento, com mais de 70 mil títulos e 400 editoras, é responsável por toda a operação de entrega dos pedidos gerados pela loja online;
  • Financeira: A livraria recebe diretamente do consumidor o valor da venda;
  • Gestão da entrega: sistema irá facilitar ao funcionário o acompanhamento da entrega do pedido ao cliente;
  • Relatórios gerenciais: a ferramenta reúne dados de acesso, termos pesquisados, taxa de abandono de carrinhos, número de pedidos, status de pedidos, ticket médio, categorias de maior interesse, entre outras informações que permitirão a análise de comportamento do cliente.

Vantagens para as editoras:

  • Loja online: editora ganha mais um canal de vendas de seus livros;
  • Maior alcance de público: Com a plataforma em funcionamento, aumenta a visibilidade do catálogo da editora;
  • Mais vendas: A editora consegue vender maior quantidade de títulos, já que muitos não estão disponíveis nas livrarias por falta de espaço físico, uma vez que esses títulos fazem parte do cadastro da Catavento;
  • Market-Place : a plataforma permite a integração aos principais Market-places;

Vantagens para o consumidor final:

  • Layout responsivo: A loja será desenvolvida com o conceito Mobile First, em que o foco é a navegação em dispositivos móveis e, em seguida, os desktops;
  • Lojas multimarcas: o consumidor terá acesso a uma loja online com conteúdo específico de uma editora, autor ou gênero, o que irá agilizar o processo de pesquisa e navegação no ambiente virtual;
  • Compra simplificada: Para evitar um alto índice de abandono durante a compra online, a loja oferecerá todas as informações em uma única tela, com os campos necessários para entrega de produto;
  • Retirar o produto na livraria: Caso o cliente queira economizar com o frete, pode optar por retirar o livro na própria livraria em que fez a compra online.

Serviço:
Data: 
5 de abril (quinta-feira)
Horário: 
a partir das 17h
Local: Livraria da Vila
Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena

Sobre a Clic Sistemas: A Clic Sistemas é referência no mercado editorial e sinônimo de confiabilidade graças à política de qualidade em serviços e atendimento ao cliente. Atualmente, para pequenas e grandes organizações, é fundamental possuir um sistema integrado de controle e gerenciamento de negócios. Essa premissa também é válida para o mercado editorial, que há mais de 20 anos conta com WinBooks –  RP desenvolvido pela Clic Sistemas –  ferramenta essencial de gestão, que atende a todas exigências da legislação fiscal vigente. Utilizado por mais de 160 editoras, o WinBooks se consolida cada vez mais em um mercado competitivo e exigente.

Sobre a Catavento Distribuidora: A Catavento foi criada há 53 anos com a missão clara de ser uma organização a serviço do livro. Uma missão como essa não se restringe apenas ao papel de intermediador entre editoras e livreiros, mas se estende ao compromisso de enxergar em cada editora e autor o valor inestimável que é conceber um livro, e premiá-los buscando em cada ponto de venda existente, uma oportunidade, um espaço para leva-lo até o leitor. E por esse compromisso, a Catavento tem hoje em seu acervo, mais de 400 editoras, uma operação ampla que cobre mais de 1.400 pontos de vendas entre livrarias e pontos alternativos além de uma operação logística para entrega ágil, inclusive, com esta plataforma, ao consumidor final.

Comente