Senac realiza evento sobre economia criativa e sustentabilidade em Itapetininga

O Senac Itapetininga realiza no dia 4 de dezembro, das 9 horas às 10h30, o VivaCidade Senac. Focado nos conceitos de economia criativa, inovação e sustentabilidade, que pautam novos comportamentos e a transformação da realidade, o evento pretende mobilizar profissionais, estudantes e comunidade em ações urbanas colaborativas. A entrada é gratuita.

Diferentes atividades ocorrerão simultaneamente em várias unidades do Senac em todo estado, entre os dias 2 e 7 de dezembro. Intervenções na melhoria da cidade, discussões de políticas públicas e promoção da cidadania nortearão essas atividades.

Em Itapetininga, a unidade programou a roda de conversa Diálogo sobre a riqueza do descarte correto do óleo. O bate-papo será conduzido por Adonis de Jesus, idealizador e coordenador do Projeto Cada Gota Vale e empresário do ramo de reciclagem de óleo. A proposta, segundo ele, é despertar nas pessoas a consciência do quanto é importante dar destinação correta aos resíduos produzidos no dia a dia.

No caso específico do óleo de cozinha usado, Adonis revela que cada litro descartado incorretamente contamina 25 mil litros de água, além de causar entupimento da rede de esgoto e a contaminação do solo. Segundo ele, muitas pessoas descartam o óleo de forma incorreta por não saber para onde levar.

Em Itapetininga, Adonis diz que existem cerca de 60 pontos de coletas espalhados pela cidade. Todo óleo arrecadado é enviado para uma plataforma de biodiesel, em Hortolândia. “Se conseguirmos educar a população a fazer a coleta seletiva, o descarte correto do óleo, a evitar o desperdício e outras ações igualmente importantes, não teremos problemas com o meio ambiente”, afirma.

Ele conta que, com o reaproveitamento do óleo de cozinha, é possível produzir resina para tintas, produtos de limpeza, graxa e biodiesel, entre outros produtos. Para participar da roda de conversa, os interessados devem fazer inscrição no Portal Senac: www.sp.senac.br/itapetininga.

Serviço

VivaCidade Senac

Roda de conversa: Diálogo sobre a riqueza do descarte correto do óleo

Data: 4 de dezembro

Horário: das 9 horas às 10h30

Local: Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itapetininga

Participação gratuita

Comente