Entre os dias 6 de setembro e 30 de novembro de 2025, o Centro Cultural SESI Itapetininga apresenta a exposição “Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais”. A mostra, com entrada gratuita, oferece ao público um panorama sobre o Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto, manifestação típica da Zona da Mata pernambucana.
Com curadoria de Afonso Oliveira, a exposição reúne obras produzidas por trabalhadores e trabalhadoras da região canavieira de Pernambuco, trazendo documentos, vídeos, fotografias, objetos, peças de indumentária, artesanato e recursos audiovisuais. O evento de abertura está marcado para o dia 5 de setembro, sexta-feira, às 14h30, com foco em grupos da área da educação. No dia 6 de setembro, sábado, haverá duas visitas mediadas com o curador, às 10h e às 15h.
A montagem propõe uma imersão no universo cultural do Maracatu Rural por meio de uma cenografia que remete à Zona Canavieira. As obras e objetos apresentados abordam não apenas o folguedo, mas também aspectos ligados ao trabalho, à religiosidade e à influência do Maracatu na obra de artistas contemporâneos como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.
Entre os destaques estão 11 manequins com figurinos tradicionais de personagens como Caboclos de Lança, Rei, Rainha, Reiamar, Mestre de Apito, Burra, Catirina e Mateus. Também compõem a mostra uma Mesa de Jurema Sagrada — símbolo de práticas religiosas de origem indígena — e um totem interativo, que permite aos visitantes conhecer mais sobre a estética e a história da manifestação.
A mostra inclui mais de 60 fotografias assinadas por fotógrafos pernambucanos como Hans von Manteuffel, Toni Braga, Pedro Raiz, Ederlan Fábio, Fred Jordão e o próprio Afonso Oliveira. Também integram a exposição imagens da antropóloga norte-americana Katarina Real, cedidas pela Fundação Joaquim Nabuco.
No acervo documental, há troféus, CDs, livros, ferramentas agrícolas, instrumentos musicais e uma medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura. Um documentário produzido especialmente para a exposição será exibido ao público, apresentando o processo do Maracatu Rural desde os preparativos noturnos até as apresentações de carnaval. Também será exibido o filme Maracatu Atômico – Kaosnavial (2012), com direção de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, que tem a participação de Jorge Mautner e Mestre Zé Duda.
Segundo Afonso Oliveira, “quem visitar a exposição viverá uma experiência marcante e única. O Maracatu Rural vai além do colorido de seus caboclos de lança, é um mergulho na história da formação do povo nordestino. É muito representativo trazer este acervo para São Paulo. Aqui vive uma parte de nós.”

Sobre o Maracatu Rural
O Maracatu Rural surgiu no início do século XX, em Pernambuco, mais especificamente no Engenho Olho d’Água, em Nazaré da Mata, em 10 de dezembro de 1914. É marcado por personagens como o caboclo de lança, caboclos de pena, baianas, rei, rainha e damas de buquê, que desfilam ao som de instrumentos de percussão e sopro. O cortejo é conduzido por sambas e marchas improvisadas, que revelam a habilidade dos Mestres de Apito e poetas. Os encontros de Maracatus durante o carnaval ocorrem, sobretudo, nas cidades de Nazaré da Mata, Aliança e Goiana.
Sobre o curador
Afonso Oliveira é idealizador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural Coletiva e Comunitária, já publicado em livro e responsável pela formação de mais de 180 produtores culturais. Atuou em diversas frentes de valorização das culturas populares, incluindo a criação de políticas públicas em parceria com o Governo de Pernambuco e o Ministério da Cultura. Foi curador de eventos nacionais e internacionais, entre eles a EXPO 2000 (Alemanha), o Festival do Lincoln Center (EUA), e ações nas Paralimpíadas do Rio (2016). Recebeu prêmios como Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural (2017) e o Prêmio Patativa do Assaré (2011).
Serviço
Exposição: Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais
Abertura: 5 de setembro (sexta), às 14h30
Período de visitação: de 6 de setembro a 30 de novembro de 2025
Horários:
-
Terças-feiras: somente com agendamento
-
Quartas a sábados: das 9h às 20h
-
Domingos e feriados: das 13h às 19h
Visita mediada: 6 de setembro (sábado), às 10h e às 15h
Classificação: Livre
Acessibilidade: obras com audiodescrição e legendas em braile
Agendamento de grupos: cacitapetininga@sesisp.org.br
Local: Centro Cultural SESI Itapetininga
Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco, Itapetininga/SP
Informações: (15) 3275-7920 | itapetininga.sesisp.org.br | @sesisp.itapetininga