A Suzano, produtora de celulose e referência no setor de bioprodutos a partir do eucalipto, está promovendo atividades de conscientização ambiental em diversas cidades do interior de São Paulo, visando fortalecer a educação ambiental em escolas e comunidades. As iniciativas fazem parte do projeto “Guardiões da Floresta”, que, somente neste ano, impactou mais de 90 estudantes e cerca de 2.900 moradores em áreas rurais. Entre as localidades atendidas estão municípios como Capão Bonito, Sorocaba e Itararé, totalizando mais de dez cidades envolvidas.
O Guardiões da Floresta conta com o trabalho dos times de Inteligência Patrimonial e de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano. De acordo com o coordenador corporativo de Inteligência Patrimonial, Lucio Flávio dos Santos Gracino, a iniciativa busca orientar diretamente os moradores sobre a importância da preservação ambiental e oferece canais de denúncia para práticas prejudiciais ao meio ambiente.
“O propósito da Suzano é renovar a vida a partir da árvore, por isso temos uma forte atuação na preservação e conscientização ambiental e mantemos um diálogo constante com as comunidades próximas às nossas operações. Com o projeto Guardiões da Floresta, nossas equipes fazem abordagens diretas com os moradores, levando orientação sobre a importância da preservação ambiental, além de disponibilizar canais para denúncias de crimes ambientais. As crianças são, naturalmente, multiplicadoras de informação e conhecimento, pois acabam levando para casa e compartilhando com a família e os amigos o que aprenderam na escola. Iniciativas como esta ajudam a formar uma geração mais consciente e engajada nas questões ambientais e, com isso, estamos reforçando o nosso direcionador que diz que só é bom para nós, se for bom para o mundo”, afirma Gracino.
Em 2024, o Guardiões da Floresta foi implementado em escolas como a Escola Rural Professora Maria Aparecida Fonseca, em Santa Branca, e a Escola Luciano José Ramos, em Alambari, onde os alunos participaram de atividades lúdicas sobre ecologia, conservação e sustentabilidade.
“O projeto Guardiões da Floresta trouxe uma manhã diferente e com muito aprendizado para os nossos alunos. Com atividades dinâmicas, os alunos aprenderam como se tornar um guardião da floresta e, assim, a defender o nosso meio ambiente“, comentou Cristiane Maria Gomes Rodrigues, diretora da Escola Luciano José Ramos.
A atuação do projeto junto à comunidade também é ampla. Até o momento, foram realizadas mais de 1.600 abordagens em campo com adultos, tratando de questões como caça e pesca predatória, desmatamento, invasões de terra, incêndios florestais e poluição. Entre as cidades atendidas no Estado, além das mencionadas, estão Salto de Pirapora, Bofete, São Miguel Arcanjo, Votorantim, Itatinga e Alumínio.