Início SAÚDE Tireoidite de Hashimoto aumenta a frequência de urticária crônica

Tireoidite de Hashimoto aumenta a frequência de urticária crônica

tireoide
Fonte: Vix

Há uma maior frequência de urticária crônica espontânea (UCE) em pacientes com doença autoimune da tireoide, também chamada de Tireoidite de Hashimoto. Mas por que isso acontece? Qual a relação da glândula tireoide com a urticária?

O Dr. Luís Felipe Ensina, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que a Tireoidite de Hashimoto é uma doença em que ocorre a produção de anticorpos contra proteínas da tireoide (tireoglobulina e tireoperoxidase), e infiltração de células imunológicas, levando à destruição da glândula.  Consequentemente, ocorre uma diminuição na produção dos hormônios da tireoide, resultando no hipotireoidismo.

“Na UCE ocorre a ativação de células que estão na pele chamadas mastócitos, que, por sua vez, liberam mediadores inflamatórios, entre eles a histamina. A histamina é a principal substância que leva aos sintomas da urticária”, conta Dr. Luís.

Esta ativação dos mastócitos pode ocorrer de diversas formas, sendo uma delas a ligação de anticorpos do tipo IgE à sua superfície, juntamente com uma proteína específica.

Entre os diversos anticorpos produzidos contra a tireoide, parte deles pode ser do tipo IgE. Assim, ao ocorrer o encontro da IgE com as proteínas da tireoide na superfície do mastócito na pele, este será ativado e irá liberar histamina. O resultado é a urticária. “Com isso, podemos concluir que existe uma associação (ambas aparecem juntas), e não uma relação (uma causando a outra) entre urticária e tireoidite autoimune”, explica o especialista.

Tratar a doença de tireoide (reposição hormonal) de forma alguma irá ajudar no tratamento da urticária, mas ambas devem ser tratadas corretamente pelos profissionais especialistas em cada uma das áreas.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

1 COMENTÁRIO

  1. […] O curso pretende abordar os desafios da análise de grande quantidade de dados quer sejam clínicos ou de pesquisa (Big Data), a evolução e estratégias de sequenciamento de próxima geração e metabolômica e o uso dessas diversas ferramentas para entender os mecanismos de doenças, com ênfase, é claro, na aplicabilidade em tireoide. […]

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile