Início NOTÍCIAS Unimed Sorocaba recebe especialista de Harvard para palestra sobre câncer de pulmão

Unimed Sorocaba recebe especialista de Harvard para palestra sobre câncer de pulmão

Dr. Subba Digumarthy abordou inovações em rastreamento e inteligência artificial aplicada à radiologia em evento realizado na Unimed Sorocaba

Unimed Sorocaba recebe especialista de Harvard para palestra sobre câncer de pulmão (Foto: divulgação)

No dia 14 de outubro, a Unimed Sorocaba recebeu a visita do Dr. Subba Digumarthy, radiologista do Hospital Geral de Massachusetts e professor da Harvard Medical School. O especialista realizou uma palestra sobre triagem de câncer de pulmão e inteligência artificial em radiologia, abordando inovações e resultados de estudos na área.

Ademais, o médico visitou o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, onde foi recepcionado pela diretoria e pela radiologista Dra. Monica Bernardo, presidente do LatinSafe, uma iniciativa focada na proteção radiológica.

Unimed Sorocaba recebe especialista de Harvard para palestra sobre câncer de pulmão (Foto: divulgação)

Durante a visita, Dr. Digumarthy destacou a importância de protocolos específicos de proteção radiológica, algo que está sendo implementado em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia e o LatinSafe. “Esse trabalho visa determinar os níveis de referência diagnóstica, uma vez que no Brasil não existe um nível determinado para tomografia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou, em 2017, que os países deveriam tomar ações prioritárias para melhorar a proteção radiológica em medicina. Essa recomendação ficou conhecidas como Bonn Call for Action”, explicou a doutora Bernardo.

O Dr. Subba Digumarthy destacou a qualidade dos sistemas e equipamentos, além da alta qualidade de atendimento e das imagens dos exames realizados no local. Segundo Digumarthy, “o projeto do presidente do hospital, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, de integrar todas as áreas de imagem contribuiu para a melhora do atendimento”.

Unimed Sorocaba recebe especialista de Harvard para palestra sobre câncer de pulmão (Foto: divulgação)

Câncer no pulmão

À noite, Dr. Digumarthy apresentou uma aula focada no rastreamento de câncer de pulmão, onde compartilhou dados de estudos realizados nos Estados Unidos. Segundo ele, o uso da Tomografia Computadorizada (TC) de baixa dose resultou em uma redução significativa de mortalidade por câncer de pulmão, especialmente entre mulheres, alcançando uma queda de 61% em mortes relacionadas à doença.

Anualmente, cerca de 150 mil pessoas morrem de câncer de pulmão nos Estados Unidos. É o tipo de câncer de maior malignidade e mais mortal. Fazemos estudos de exames de câncer de pulmão há mais de uma década. Por isso, quero compartilhar nossos resultados, visando dar uma contribuição a partir de nossas experiências. O Estudo Nacional de Rastreio de Pulmão mostrou uma redução de 20% na mortalidade por câncer de pulmão com triagem por Tomografia Computadorizada (TC) de baixa dose. A taxa de testes positivos foi de 24,2% com TC de baixa dose e 6,9% com radiografia em todas as três rodadas. Além disso, observamos uma redução na mortalidade por câncer de pulmão de 26% em homens e 61% em mulheres”, destacou o especialista.

Para o futuro do rastreamento de câncer de pulmão, o especialista explicou que a inteligência artificial pode oferecer uma análise mais precisa de nódulos pulmonares. “Com recursos da IA é possível fazer uma análise de risco mais precisa de malignidade, localização, quantificação, textura, borda e calcificação de nódulos”, explicou.

Unimed Sorocaba expande rede com aquisição do Hospital São Lucas

SEM COMENTÁRIOS

ComenteCancelar resposta

Sair da versão mobile