A CCR SPVias e o Instituto CCR divulgaram os vencedores do Prêmio Caminhos para a Cidadania 2024, uma iniciativa dedicada à educação e responsabilidade social. Este ano, duas escolas da área administrada pela concessionária foram agraciadas: a EMEIEF Tiago de Jesus Martins, em Alambari, e a EMEF Prof. Sebastião Jacyntho da Silva, em Santa Cruz do Rio Pardo. Cada instituição recebeu R$ 30 mil para investir em seus projetos, além de um notebook para os autores das ideias e um Kindle para os coautores.
O prêmio, que visa reconhecer inovações e impactos significativos nas práticas pedagógicas no Ensino Fundamental I das redes públicas, destacou 10 projetos de diferentes regiões do Brasil. A seleção incluiu propostas de escolas situadas nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Com o Prêmio Caminhos para a Cidadania, nosso objetivo é estimular a criatividade e a inovação entre os educadores, oferecendo suporte para que possam transformar suas ideias em práticas concretas dentro das salas de aula. Este ano, as propostas recebidas foram excepcionais e nos enchem de orgulho. Estamos confiantes de que as melhorias proporcionadas pelos prêmios terão um impacto significativo na qualidade da educação nas escolas contempladas”, afirma Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR e responsável pelo programa.
Confira a lista completa de vencedores:
- Karina de Rossi Leocádio Pereira, com o projeto EcoLeitores: transformando palavras em ações sustentáveis, de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo.
- Luciana Rissi, com o projeto O conto que eu conto: uma comunidade leitora, de Alambari, São Paulo.
- Esdras Oliveira da Silva, com o projeto Entre cantos e batuques: a música no processo de letramento, de Salvador, Bahia.
- Wagner de Oliveira, com o projeto Planeta 2030: construindo sustentabilidade com os ODS, de Barueri, São Paulo.
- Flávia Alves, com o projeto Polêmicas em debate – buscando soluções por meio do diálogo, de Itaguaí, Rio de Janeiro.
- Vanessa Vieira de Souza, com o projeto Raízes vivas: resgate da cultura e identidade quilombola no 2º ano do Ensino Fundamental I, de Cabo Frio, Rio de Janeiro.
- Ilzete Santos, com o Projeto-intervenção: empoderamento negro e cultura de paz na escola Catarina de Sena, de Lauro de Freitas, Bahia.
- Vivian Sena, com o projeto Transver o inventário cultural de cada um para fazer e entender a diferença de todos, de Paulo Lopes, Santa Catarina.
- Silvana Lopes de Santana, com o projeto Trilhas de aromas, cores e sabores: do quintal lá de casa ao desenvolvimento sustentável, de Lauro de Freitas, Bahia.
- Magali Bohrer Borges, com o projeto Viva melhor: estratégicas para uma alimentação sustentável, de Mormaço, Rio Grande do Sul.
Para mais informações sobre o programa, acesse www.caminhosparaacidadania.com.br.