Lipoaspiração; saiba mais sobre a cirurgia que elimina a gordura localizada

Se tem uma coisa que incomoda muitas pessoas é a gordura localizada. Mesmo com a pessoa sendo magra essa gordura pode aparecer em diversas partes do corpo. Uma das regiões que mais acabam incomodando é a abdominal, que leva a formação dos terríveis pneuzinhos.

Para eliminar esse tipo de gordura muitas mulheres tentam fazer procedimentos que se dizem milagrosos. Outras mulheres acabam optando por praticar exercícios físicos.

Quem possui esse problema sabe o quanto é difícil perder uma gordura localizada. Para atingir o nível que a pessoa deseja pode demorar até mesmo anos. É por isso que atualmente muitas mulheres tem procurado outros métodos para perder essa gordura. Um deles é a lipoaspiração.

A lipoaspiração é uma cirurgia estética que é capaz de remover a gordura localizada, deixando-a realizada. Se quiser saber mais sobre a lipo continue lendo esse artigo.

O que é a Lipoaspiração?

 A lipoaspiração é uma cirurgia plástica capaz de remover a gordura localizada, para deixar o corpo com uma melhor forma e mais acinturado. Ela é uma das cirurgias mais conhecidas e realizadas. Sua vantagem é eliminar a gordura rapidamente, principalmente na região da coxa, abdome, braços e queixo. Geralmente nesse procedimento é retirado 5% do peso corporal.

Como é realizada essa cirurgia plástica?

Ela deve ser feita com a aplicação de uma anestesia geral, peridural ou local. Caso seja feita a anestesia geral o paciente vai receber intubação e respirar com o auxílio de aparelhos.

Antes do inicio da cirurgia é feita a solução Klein, que é composta por soro fisiológico e adrenalina. Ela é aplicada para diminuir as chances de ocorrer sangramento e trauma cirúrgico.

Após isso, são introduzidas cânulas na pele até chegar ao tecido adiposo, onde a gordura é aspirada através de um sistema à vácuo. As regiões em que a cânula é colocada varia de acordo com a gordura localizada e com a técnica do cirurgião plástico.

O tempo da cirurgia varia de acordo com a região em que o paciente esta fazendo e também da quantidade de gordura localizada. Geralmente toda a operação pode durar cerca de 4 horas.

Como ficam os resultados?

O resultado varia de pessoa para pessoa. É possível obter um resultado melhor em pessoas que estão no peso correto mas possuem gordura localizada em uma área específica ou pessoas que estão levemente acima do seu peso.

As cicatrizes são pequenas, medindo até 1 cm. Com o tempo elas se tornam imperceptíveis e não causam nenhum incomodo.

Para quem é indicado fazer a cirurgia?

Para realizar esse procedimento é indicado pessoas que tenham gordura localizada na região da coxa, abdome, braços e queixos. É indicado também para pessoas que tenham dificuldade em perder peso mesmo fazendo exercícios físicos e dietas balanceadas.

Quais as suas contraindicações?

 A lipoaspiração não deve ser realizada por pessoas que possuem hipertensão, diabetes e obesidade. Pacientes que tenham problemas cardíacos, estão com anemia ou possuem doenças autoimunes como Lúpus.

Pacientes que fumam podem realizar a cirurgia, mas estão mais sujeitos a terem complicações

Ao realizar a cirurgia consulte o seu médico para tirar todas as dúvidas sobre esse procedimento. O médico vai consultar todo o seu histórico e identificar os benefícios se realizar esse procedimento.

Recuperação após sua relização

 A recuperação da lipoaspiração é rápida. Uma semana depois de faze-lá é possível voltar ao trabalho.

Não devem ser realizados exercícios físicos ou que exijam esforço logo após o procedimento, o seu retorno deve ser somente após 20 dias, de maneira gradativa.

Após a cirurgia é necessário utilizar uma cinta modeladora. Essa cinta tem o objetivo de comprimir a região em que foi realizado o processo, o que ajuda a modelar a área. Ela também ajuda a diminuir o inchaço da região e previne o acúmulo de líquidos.

Após o primeiro mês o paciente estará inchado, mas com o tempo pode diminuir. Para ter um resultado satisfatório é preciso esperar cerca de 6 meses. Caso seja necessário o médico vai receitar medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.

As células de gordura só aumentam na adolescência. Após esse período as células apenas expandem. Por consequência disso a lipoaspiração consegue obter ótimos resultados e a pessoa não engordará como antes.

Quais os riscos de fazer essa cirurgia?

Assim como toda cirurgia a lipoaspiração também possui alguns riscos. Algumas condições que podem ocorrer são: sangramento, infecção, trombose e embolia pulmonar. Pode ocorrer deformações na pele caso os cuidados não sejam realizados, como flacidez, rugosidade e necrose da pele. Apesar disso a técnica é segura desde que seja realizada por um médico especializado.

Outras informações importantes

 Deve ser ressaltado que a lipoaspiração não deve ser realizada em casos de obesidade. Acima dos 10% do seu peso essa cirurgia pode não ser eficaz. Esse método tem como objetivo de melhorar o contorno do corpo e não realizar o emagrecimento. Há também um limite de gordura que será eliminada, que varia de acordo com o paciente.

Ela também não elimina a flacidez da pele, por isso deve ser realizada por pessoas que apresentem a pele elástica. Nesses casos após a retirada da gordura a pele vai assumir a forma do corpo. Caso contrário a flacidez da pele pode aumentar.

Lipoaspiração e lipoescultura são procedimentos diferentes. Na lipoaspiração a gordura é retirada de uma área específica do corpo. Na lipoescultura também é realizada a lipoaspiração, entretanto, ao invés da gordura ser descartada ela é reutilizada como enxerto para outras regiões do corpo, como para aumento do bumbum. Os dois são realizados para modelar o corpo e não para emagrecer.

A lipoaspiração é uma cirurgia como qualquer outra, por isso é preciso realizar todos os cuidados pré-operatórios e pós-operatórios. Procura um médico especialista e um local adequado, com a estrutura necessária para dar suporte a qualquer problema que tiver durante o processo.

Gostou desse artigo? comente o que acho desse processo que retira a sua gordura localizada. Não esqueça de nos seguir para não perder mais nenhum conteúdo.

Comente