O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. E isso se intensificou ainda mais com a pandemia. Ao contrário do que ocorreu com outros setores da economia, que registraram taxas recordes de desemprego nesse período, o momento se mostrou favorável para o setor de TI, que apresenta alta demanda de contratação de profissionais e tem perspectiva de que essa tendência permaneça nos próximos anos.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, o Brasil precisará de 420 mil profissionais da área de tecnologia, sendo que nossa capacidade atual de formação é de apenas 46 mil profissionais por ano.
Devido à pandemia, todas as empresas precisaram se adequar rapidamente e acelerar seus processos de transformação digital para sobreviver em meio à crise. Dessa forma, empresas de todos os nichos e portes precisaram investir em tecnologia, em maior ou menor escala, o que fez aumentar ainda mais a demanda por profissionais de TI.
“A pandemia foi um evento que tornou público a necessidade e importância do profissional de TI nos dias atuais”, confirma Leandro Cesari Maschietto, docente da área de tecnologia da informação do Senac de Itapetininga. Mas embora o setor esteja aquecido, sobram vagas no mercado de TI, pois faltam profissionais qualificados.
Para Maschietto, o motivo dessa sobra de vagas na área está relacionado à falta de alinhamento entre o que o mercado oferece e o que as empresas procuram. “Felipe Couto, CEO da Vulpi, plataforma de contratação de profissionais de TI, já apontava que o mercado possui uma demanda alta de especialistas, onde cerca de 75% das vagas são para cargos de pleno e sênior, mas 80% dos profissionais disponíveis são juniores. Portanto, há uma incompatibilidade muito grande entre a oferta e a demanda. Para que a “conta feche” é preciso que as empresas comecem a olhar mais para os juniores, contratá-los, treiná-los e capacitá-los internamente, para que sejam os plenos e seniores de amanhã”, aponta ele.
Capacitação
Para suprir essa carência de mão de obra e o problema da falta de profissionais qualificados para assumirem os cargos disponíveis, a única alternativa é investir em capacitação.
De olho nesse mercado que está em pleno crescimento, o Senac Itapetininga oferece o curso Técnico em Informática, que tem foco na formação de profissionais que atendam à necessidade do mercado por mão de obra especializada.
“Mais do que conseguir um emprego, o objetivo de muitas pessoas é ter uma profissão. É possível unir em seu trabalho um bom salário e a satisfação de executar algo que goste, e fazer um curso técnico permite a realização desse sonho”, comenta o docente.
De acordo com Maschietto, o curso técnico apresenta uma série de pontos positivos para quem deseja ingressar nesse mercado de TI. “Nosso curso possui disciplinas direcionadas para o mercado, enfatiza o contato com a prática desde o início e é uma forma de experimentar a área de atuação. Outras vantagens é que pode ser realizado por pessoas a partir dos 16 anos e oferece alta taxa de empregabilidade. Grande parte dos alunos consegue um emprego na área em menos de um ano após a conclusão do curso”, explica ele.
Depois da formação, as possibilidades para o profissional de TI são infinitas. “A área de TI é bem abrangente e hoje está direta ou indiretamente ligada a outras áreas, tais como: administração, contabilidade, economia, marketing, redes sociais e inteligência de negócios, entre outras”, comenta o docente. “As principais áreas de atuação para os profissionais são suporte e manutenção de computadores; suporte técnico; redes de computadores, cabeamento de redes; programação; segurança; desenvolvimento de e-commerce e websites; administração de banco de dados; e qualidade e testes de software”, completa Maschietto.
Cursos técnicos a R$ 99 mensais
Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.
Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.
Serviço:
Técnico em Informática
Data: de 27 de outubro de 2021 a 18 de julho de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 1.200 horas
Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP
Inscrições e informações: www.sp.senac.br/senac-itapetininga