Administração moderna exige criatividade e inovação

No passado, a capacidade técnica e o planejamento estratégico garantiam o desenvolvimento das empresas. Atualmente, isso já não é o suficiente. As exigências aumentaram: o mercado entrou na era da criatividade. Agora a palavra de ordem para as empresas é inovar sempre. Caso contrário, o risco de serem superadas pela concorrência é alto. Neste novo cenário, a figura do administrador de empresas é um grande diferencial.

“Hoje, o ambiente de negócios é outro. As mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas exigem uma administração moderna e profissionais atentos às novidades, mudanças de comportamentos, com espírito empreendedor e aberto à inovação”, afirma Simone Zanforlin, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga.

Segundo ela, o avanço tecnológico também representa um desafio para a dinâmica do mercado, ao mesmo tempo que cria oportunidades. “A revolução tecnológica afetou diretamente a administração de empresas. A criação de diversas ferramentas passou a exigir novas habilidades dos profissionais. A tecnologia traz recursos que possibilitam a eficiência em diversas áreas de atuação”, diz Simone.

Também houve mudança no quesito gestão de pessoas. O perfil da nova geração de trabalhadores, mais independente e competitiva, requer adaptação dos técnicos em administração. “As competências comportamentais são cada vez mais valorizadas nos ambientes corporativos. Recursos como autoconhecimento e inteligência emocional, aliados às competências técnicas, ajudam muito na gestão de pessoas”, declara a docente.

Segundo ela, o perfil dos jovens trabalhadores de hoje é diferente da geração de alguns anos atrás. “O jovem sempre teve muita energia, mas nem sempre encontrava espaço para colocar em prática suas ideias criativas e inovadoras. Hoje, com a tecnologia, o fácil acesso às informações e com uma abertura maior dentro das empresas, ele consegue identificar possibilidades de trabalhar com propósito. Neste sentido, quanto mais criativo e melhor for a qualificação profissional dos jovens, maiores serão as chances de colocação no mercado de trabalho”, afirma.

Simone frisa que estes e outros aspectos, como produtividade, qualidade de vida, sustentabilidade e estratégias inovadoras fazem parte dos conteúdos abordados no curso Técnico em Administração, oferecido pelo Senac Itapetininga. O curso estimula a criatividade por meio do incentivo ao protagonismo e autonomia do aluno, e desenvolve competências para executar atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças. “São elementos fundamentais para o desenvolvimento de pessoas e de empresas”, diz.

 

Serviço:

 

Técnico em Administração

Data: 3 de fevereiro de 2020 a 18 de abril de 2021

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

Duração: 1.000 horas

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/itapetininga

Comente