Início Site

Bodytech do Iguatemi Esplanada promove três eventos no mês de outubro

O mês de outubro é marcado por duas datas importantes: a campanha Outubro Rosa, que faz parte de um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama e o Dia das Crianças. Pensando em marcar essas comemorações, a academia Bodytech do Iguatemi Esplanada programou uma série de atividades para seus alunos e para o público em geral.

foto
Reprodução

No dia 14/10, às 16h, a academia estará aberta para crianças entre 3 e 11 anos para o Especial Cross Kid, um circuito de 50 minutos no qual os pequenos farão atividades com acessórios e peso corporal. Essa atividade celebra o Dia das Crianças, comemorado no dia 12/10. No dia 19/10 haverá uma aula especial de Dance Mix também aberta ao público. O evento, alusivo ao Outubro Rosa, terá todas as participantes vestidas de cor de rosa para alertar sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e no final da aula haverá sorteio de brinde.

Já no dia 21/10, às 20h, haverá uma live no Instagram da @bt_iguatemiesplanada com a mastologista Dra. Alice Francisco, idealizadora do Pense Pink. No encontro, a médica trará informações sobre a importância da prática de atividade física para a prevenção do câncer de mama. Para participar do Cross Kids e do Dance Mix, basta se cadastra na recepção da academia Bodytech, que fica na Ala Sul – Piso Votorantim do shopping Iguatemi Esplanada, localizado na Região de Sorocaba. Inscrições e informações pelo telefone (15) 3243-9450 ou pelo site www.bodytech.com.br.

Serviço:

Atividades de Outubro da Bodytech do Iguatemi Esplanada

Especial Cross Kid

Data: 14/10 (quinta-feira)

Horário: 16h

Dance Mix

Data: 19/10 (terça-feira)

Horário: 19h

(necessário estar trajando cor de rosa)

Live com mastologista Dra. Alice Francisco (Instagram @bt_iguatemiesplanada)

Data: 21/10 (quinta-feira)

Horário: 20h

Todas as atividades são abertas ao público.

Bodytech – Piso Votorantim – Ala Sul do Iguatemi Esplanada

Endereço: Avenida Gisele Constantino, 1850 – Votorantim

Informações: (15) 3243-9450

Chegada do Programa de Gerenciamento de Riscos: o que muda?

Em janeiro de 2022, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o famoso PPRA, será substituído pelo Programa de Gerenciamento de Riscos, o novo PGR. Com isso, as empresas passarão por algumas mudanças. Em linhas gerais, o PPRA tem a finalidade de gerenciar os riscos ambientais, especialmente os riscos físicos, químicos e biológicos. Já o PGR englobará todos os riscos: os físicos, químicos e biológicos e também os riscos ocupacionais, que envolvem os riscos ergonômicos e de acidentes, identificando riscos eventuais à segurança do colaborador.

foto
Reprodução

“Do PPRA para o PGR são várias mudanças que visam melhorar as condições para a implementação de programas de saúde e segurança, principalmente para pequenas e médias empresas. Ou seja, a saída do PPRA e a chegada do PGR representa uma ampliação da norma, por considerar que doenças funcionais e outros riscos à saúde podem ser desenvolvidos por outras questões, como a ergonomia de móveis e ferramentas, ou um simples local escorregadio, por exemplo”, explica Emerson Ribeiro Moreira, docente do Senac Itapetininga.

De acordo com ele, o PGR vem com o objetivo de se tornar uma ferramenta gerencial administrativa especializada, com a função de gerenciar os riscos e buscar identificar, avaliar e propor medidas e ações para prevenir acidentes que colocam em risco a integridade física dos trabalhadores. Na visão do docente, a mudança deve causar um impacto muito positivo, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. “Para a empresa, é uma forma de melhorar seu gerenciamento de riscos e mitigar potenciais situações onerosas com seus colaboradores, como eventuais afastamentos e riscos que podem trazer também encargos financeiros. Já para os trabalhadores, o programa propiciará um melhor e mais seguro ambiente de trabalho, o que certamente resultará em uma melhoria no bem-estar na empresa”, destaca.

Ainda segundo Moreira, outra vantagem da mudança é que o PGR também deve ser menos burocrático e irá permitir que o controle de riscos literalmente “saia do papel”. “Essa mudança está conectada à Segurança e Saúde do Trabalho 4.0, onde a era digital atinge também este setor. Com isso teremos uma otimização do tempo, evitando retificações e promovendo a transmissão de informações em tempo real”, observa. Atualmente, como o controle ainda é feito em papel, pouquíssimas empresas são devidamente fiscalizadas. No futuro, com tudo informatizado, o potencial de fiscalização será ampliado e deve chegar a 100%.

As novas normas e a validade do PGR não serão cobradas de todas as empresas. Os Microempreendedores Individuais (MEI) não são obrigados a elaborar o PGR. O mesmo se aplica às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), com graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a norma regulamentadora NR-9. O docente do Senac alerta que é muito importante que as empresas já conheçam quais são as alterações que ocorrerão com a troca das ferramentas e busquem compreender o que devem fazer para se enquadrar no PGR e estarem preparadas para quando o programa entrar em vigor.

“Para se implantar o PGR, é importante correlacionar a integração da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) com a estratégia de negócio da empresa ou estabelecimento. Ou seja, é necessário definir os responsáveis, os objetivos, as metas, os planos de ações e resultados esperados para um PGR durante um determinado período. Com isso, tem-se uma demanda de investimentos e formação qualificada de recursos humanos na área de SST. Nesse sentido, é importante que as empresas façam planejamentos para que não sofram com essa demanda no futuro, quando as novas alterações entrarem em vigor”, comenta.

O Programa de Gerenciamento de Riscos entra em vigor em 3 de janeiro de 2022. As empresas que não se adequarem dentro do prazo poderão ser multadas. O valor da multa varia de acordo com o número de funcionários de cada empresa.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional. Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Serviço:

Técnico em Administração

Data: de 20 de outubro de 2021 a 10 de fevereiro de 2023

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas

Duração: 1.000 horas

Técnico em Recursos Humanos

Data: 25 de outubro de 2021 a 25 de outubro de 2022

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

Duração: 800 horas

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/senac-itapetininga

 

Grupo Os Geraldos estreia em Itapetininga novo espetáculo com direção de Gabriel Villela

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas, estreia seu oitavo espetáculo: “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, da dramaturga Claudia Barral, com direção de Gabriel Villela, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores nomes do teatro brasileiro. A peça, que é uma produção do grupo com o SESI (Serviço Social da Indústria), estreia no SESI de Itapetininga, nos dias 22 e 23 de outubro, com ingressos gratuitos.
O evento contará com todos os protocolos de segurança contra a transmissão da covid-19 e celebrará mais uma realização cultural dentro do contexto da recente reabertura dos teatros no interior paulista. O processo de criação – que aconteceu no Teatro de Arte e Ofício, espaço cultural que existe há 37 anos em Campinas e é administrado pelo grupo Os Geraldos desde 2018 – iniciou antes da pandemia e ficou suspenso por 18 meses.

foto
Reprodução

A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical, colorido e popular; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo Os Geraldos, cuja trajetória, de 14 anos, foi sempre traçada na cultura popular, realizando, com seus espetáculos, ampla circulação pelo Brasil principalmente das cidades pequenas – foram mais de 70 municípios, de nove estados brasileiros, além de três outros países: Argentina, Peru e Marrocos.

Gabriel Villela – que tem contribuição também na Música Popular Brasileira, com a direção de shows de Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elba Ramalho e Ivete Sangalo – já dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais, trabalhando com artistas como Renata Sorrah, Laura Cardoso, Beatriz Segall, Walderez de Barros, Marcello Antony, Regina Duarte, Thiago Lacerda, entre outros grandes nomes das artes cênicas nacionais. Já recebeu Prêmios Molière, Sharp, Shell, Troféus Mambembe, Troféus APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Prêmios APETESP (Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo), Prêmios PANAMCO, Zilka Salaberry, além de dezenas de premiações internacionais, como no Festival Theater Der Welt in Dresden (Alemanha), Word State Festival, em Toronto (Canadá), “Globe to Globe”, no Shakespeare`s Globe Theatre (Londres, Inglaterra), dentre outros. Sua poética e produção artística estão registrados no livro “Imaginai! O teatro de Gabriel Villela”, de Dib Carneiro Neto e Rodrigo Audi, lançado em 2017 e vencedor, na categoria de livro de arte, do Prêmio Jabuti 2018.

Em mais de 30 anos de trajetória profissional, será a primeira vez que Villela dirige um espetáculo no interior paulista, trazendo a Campinas profissionais como as profissionais da espacialização e antropologia da voz, Babaya Morais, de Belo Horizonte (MG), Francesca Della Monica, de Florença (Itália), e Everton Gennari, de Birigui (SP), o assistente de figurinos e adereços José Rosa, de Caculé (BA), e os assistentes de direção Zé Gui Bueno e Ivan Andrade, de São Paulo. Andrade é parceiro de criação de Villela em outras obras e segue carreira de diretor.

A atriz Paula Guerreiro, que faz parte do elenco, conta que são mais de trinta pessoas diretamente envolvidas na realização do projeto: além dos 13 atores que estão em cena e da equipe que acompanha Villela, ainda há produtores, artistas gráficos e a parceria com restaurantes da cidade, com o Hotel Vitória Newport e com a Azul Linhas Aéreas. “É um projeto importante para o Estado de São Paulo, por democratizar o acesso a uma obra da dramaturga Claudia Barral, em parceria com Os Geraldos e Villela, em cidades para além do circuito tradicional, eixo Rio-São Paulo, e por propiciar uma celebração do teatro popular brasileiro, nesse encontro com a linguagem mineira, barroca e circense de Gabriel, lembrando que o Velho Chico, ao qual a peça faz homenagem, passa no quintal do diretor”, declara Guerreiro.

A peça conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira.

A estreia, em Itapetininga (SP), será seguida por uma breve temporada em Ribeirão Preto, também pelo SESI, nos dias 4 a 7 de novembro.

Serviço
Espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico” (dir. Gabriel Villela)
Local: SESI Itapetininga (Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vila Rio Branco)
Dias: 22 e 23 de outubro
Horários: 20h (entrada no teatro a partir de 19h30)
Entrada gratuita

Lojas do Iguatemi Esplanada se preparam para o Dia das Crianças

Um dos termômetros para o Natal, o Dia das Crianças é uma das principais datas do varejo e já está movimentando as lojas do Iguatemi Esplanada, localizado na divisa entre as cidades de Sorocaba e Votorantim (SP). Para ajudar os clientes na escolha dos presentes, o Iguatemi Esplanada lançou uma wishlist (lista de desejos) com curadoria de influencers com sugestões de lojas e peças para todos os tipos de filhos.

foto
Reprodução

A wishlist também traz algumas páginas com seleção de presentes feitas pelas influencers Jacque Duarte, Natália Mossin, Steffanie Ventura e Suelen Mayara exclusivamente para o Iguatemi Esplanada. A wishlist completa com dicas de presentes pode ser baixada no site do Iguatemi Esplanada: www.iguatemiesplanada.com.br.

Com o registro de um boom de novas inaugurações, o shopping oferece uma grande variedade de presentes. Para quem quer presentear os filhos com um brinquedo, as opções são muitas, incluído grandes lojas como Alô Bebê, Americanas, Fluffy Point, PB Kids Ri Happy, Zastras e a recém inaugurada Criamigos, onde as crianças podem montar e personalizar seu bicho de pelúcia. Outra opção de presentes para a garotada é a Livraria Saraiva, que traz games, filmes, CDs e livros didáticos, de história e ficção voltados ao público infanto juvenil.

Já quem quer agradar os pequenos que são antenados em moda, as opções são várias incluindo Alô Bebê, Bibi, Clube Melissa, C&A, Cotton On, Cric’s, Kids Wear, Kidstok, Magic Feet, Malwee Kids, Renner, Riachuelo, Ticos e Ticas, além da recém inaugurada Carter’s, marca internacional de roupas para bebês e crianças.

Sempre ligadas nos últimos lançamentos em tecnologia, as crianças transitam pelo mundo digital com grande familiaridade e para esse público o Iguatemi tem um mix especial. Com produtos que vão dos games, celulares, iPads e computadores, as lojas com foco na tecnologia se preparam para agradar o público infantil. Entre as opções estão a AZGames, Fast Shop, iPlace, Pense Geek, Sansumg, entre outras lojas especializadas.

Cinema

Quem quiser aproveitar o feriadão conferindo os lançamentos da telona, o Cinépolis do Iguatemi Esplanada tem em cartaz filmes e animações voltadas ao público infanto juvenil. Os destaques vão para “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” (classificação livre) e “Patrulha Canina – O Filme”, (classificação livre). Para conferir a programação completa com horários e salas, basta acessar https://iguatemi.com.br/esplanada/cinema.

Serviço:

Dia das Crianças

Shopping Center Iguatemi Esplanada

 Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

 

Setor de TI apresenta alta demanda de profissionais

Concept for computer support. Computer technician icons. Flat design vector for web

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. E isso se intensificou ainda mais com a pandemia. Ao contrário do que ocorreu com outros setores da economia, que registraram taxas recordes de desemprego nesse período, o momento se mostrou favorável para o setor de TI, que apresenta alta demanda de contratação de profissionais e tem perspectiva de que essa tendência permaneça nos próximos anos.

foto
Reprodução

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, o Brasil precisará de 420 mil profissionais da área de tecnologia, sendo que nossa capacidade atual de formação é de apenas 46 mil profissionais por ano.

Devido à pandemia, todas as empresas precisaram se adequar rapidamente e acelerar seus processos de transformação digital para sobreviver em meio à crise. Dessa forma, empresas de todos os nichos e portes precisaram investir em tecnologia, em maior ou menor escala, o que fez aumentar ainda mais a demanda por profissionais de TI.

“A pandemia foi um evento que tornou público a necessidade e importância do profissional de TI nos dias atuais”, confirma Leandro Cesari Maschietto, docente da área de tecnologia da informação do Senac de Itapetininga. Mas embora o setor esteja aquecido, sobram vagas no mercado de TI, pois faltam profissionais qualificados.

Para Maschietto, o motivo dessa sobra de vagas na área está relacionado à falta de alinhamento entre o que o mercado oferece e o que as empresas procuram. “Felipe Couto, CEO da Vulpi, plataforma de contratação de profissionais de TI, já apontava que o mercado possui uma demanda alta de especialistas, onde cerca de 75% das vagas são para cargos de pleno e sênior, mas 80% dos profissionais disponíveis são juniores. Portanto, há uma incompatibilidade muito grande entre a oferta e a demanda. Para que a “conta feche” é preciso que as empresas comecem a olhar mais para os juniores, contratá-los, treiná-los e capacitá-los internamente, para que sejam os plenos e seniores de amanhã”, aponta ele.

Capacitação

Para suprir essa carência de mão de obra e o problema da falta de profissionais qualificados para assumirem os cargos disponíveis, a única alternativa é investir em capacitação.

De olho nesse mercado que está em pleno crescimento, o Senac Itapetininga oferece o curso Técnico em Informática, que tem foco na formação de profissionais que atendam à necessidade do mercado por mão de obra especializada.

“Mais do que conseguir um emprego, o objetivo de muitas pessoas é ter uma profissão. É possível unir em seu trabalho um bom salário e a satisfação de executar algo que goste, e fazer um curso técnico permite a realização desse sonho”, comenta o docente.

De acordo com Maschietto, o curso técnico apresenta uma série de pontos positivos para quem deseja ingressar nesse mercado de TI. “Nosso curso possui disciplinas direcionadas para o mercado, enfatiza o contato com a prática desde o início e é uma forma de experimentar a área de atuação. Outras vantagens é que pode ser realizado por pessoas a partir dos 16 anos e oferece alta taxa de empregabilidade. Grande parte dos alunos consegue um emprego na área em menos de um ano após a conclusão do curso”, explica ele.

Depois da formação, as possibilidades para o profissional de TI são infinitas. “A área de TI é bem abrangente e hoje está direta ou indiretamente ligada a outras áreas, tais como: administração, contabilidade, economia, marketing, redes sociais e inteligência de negócios, entre outras”, comenta o docente. “As principais áreas de atuação para os profissionais são suporte e manutenção de computadores; suporte técnico; redes de computadores, cabeamento de redes; programação; segurança; desenvolvimento de e-commerce e websites; administração de banco de dados; e qualidade e testes de software”, completa Maschietto.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.

Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Serviço:

Técnico em Informática

Data: de 27 de outubro de 2021 a 18 de julho de 2023

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30

Duração: 1.200 horas

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/senac-itapetininga

 

SESI ITAPETININGA RECEBE A PEÇA PELOS 4 CANTOS DO MUNDO

O SESI Itapetininga recebe o espetáculo Pelos 4 Cantos do Mundo, da Cia. Teatral Milongas, que oferece uma visão infantil da vida de refugiado. As apresentações acontecem nos dias 01,02,08 e 09 de outubro – sextas às 15h e sábados às 16h. A entrada é gratuita com ingressos reservados pelo Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi.

foto
Reprodução

No espetáculo, acompanha-se a trajetória de Aisha, uma menina Síria que se encontra na situação de refugiada, após uma guerra estourar e ela se perder do pai. As cenas narram de forma bem-humorada as andanças da menina por nações desde Coreia do Norte, Congo e chegando ao Brasil. Entre um caminho e outro, conhece novas culturas distintas e aprende a lidar com conflitos e diferenças.

Pelos 4 Cantos do Mundo explica de forma lúdica e cômica os percalços de ser refugiado, tudo pelos olhos de uma criança a procura do pai. Com cerca de 15 anos na estrada, a Cia Teatral Milongas vem desenvolvendo muito mais do que peças geniais e abrangentes. O grupo também é responsável por ministrar oficinas em comunidades carentes e espetáculos em hospitais públicos. Os projetos de importância social já lhe renderam indicações em premiações. Após a estreia de Pelos 4 Cantos do Mundo, receberam indicações em 3 categorias no 12º Prêmio Zilka Sallaberry, de 2018, nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor e Melhor Cenário.

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2019, por exemplo, mais de 63 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

SERVIÇO

Local: SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco,

AVCB: 441973

Alvará: 102.479 – validade:11/11/2021

Datas e horários: 01, 02, 08, e 09 – sextas às 15h e sábados às 16h.

Capacidade: 110 lugares 6 para PNE

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

Modalidade: Infantil

Gênero: Comédia

Informações: (15) 3275-7920

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.

7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí promove lives e master classes gratuitas

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, realiza, de 27 de setembro a 1º de outubro, a 7ª Semana de Performance Histórica. O evento integra o Encontro Tríplice de Música Antiga “Utpicturamusica”, promovido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de For (UFJF) e Universidade de São Paulo (USP). Na programação, lives e master classes com convidados consagrados, como Emilio Moreno (Espanha/Catalunha), Regina Albanez (Brasil/Holanda), Carmen Troncoso (Chile/Inglaterra), Ana Paula Segurola (Argentina) e Diego Schuck Biasibetti (Brasil). O evento é gratuito e será transmitido no canal do Conservatório de Tatuí no Youtube.

foto
Reprodução

De acordo com o coordenador da Área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e organizador do evento, Marcus Held, a 7ª Semana de Performance Histórica tem como principais objetivos tanto o aprimoramento de estudantes experientes na interpretação com instrumentos antigos quanto a divulgação dessa área tão rara no país. “Na efeméride do Encontro Tríplice, a Semana representa uma das etapas mais importantes da formação musical unindo-se às outras vertentes que constituem o ideal antigo do ‘músico perfeito'”, comenta.

Confira a programação:

Dia 27/09, 14h às 16h
Master Class de Violino Barroco e Viola Barroca
Emilio Moreno (Espanha/Catalunha)

Dia 28/09, 14h às 16h
Master Class de Cordas Dedilhadas Históricas
Regina Albanez (Brasil/Holanda)

Dia 29/09, 14h às 16h
Master Class de Flauta Doce
Carmen Troncoso (Chile/Inglaterra)

Dia 30/09, 14h às 16
Master Class de Cravo
Ana Paula Segurola (Argentina)

Dia 01/10, 14h às 16h
Master Class de Violoncelo Barroco e Viola da Gamba
Diego Schuck Biasibetti (Brasil)

Conheça os convidados e convidadas:

Emilio Moreno (Espanha/Catalunha)

O violinista e violista Emilio Moreno é um dos intérpretes mais destacados da música dos períodos barroco e clássico, cujas qualidades musicais se unem ao impacto de seu vasto conhecimento. Seguindo os estudos de música e filosofia em sua cidade natal, Madrid, Moreno estudou com Jaap Schröder na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, antes de realizar seu doutoramento em Musicologia na Universidade Autônoma de Barcelona. Desde então, acumula muitos anos de experiência como solista, regente e camerista em todo o mundo, colaborando com músicos e grupos como Frans Br¨ggen, Gustav Leonhardt, La Petite Bande, Ensemble 415, La Chapell Royale e Stravaganza Köln. Atualmente, é o líder das violas da Orquestra do Século XVIII. Moreno é professor na Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona), e oferece cursos e master classes em todo o planeta.

Regina Albanez (Brasil/Holanda)

A brasileira Regina Albanez, embora radicada na Holanda há mais de uma década, nunca perdeu o vínculo com seu país de origem. Albanez é uma das mais bem sucedidas instrumentistas de cordas dedilhadas históricas de sua geração, tendo vencido diversos concursos internacionais e com muitas gravações em seu portifólio. É reconhecida como uma intérprete dinâmica e imaginativa ao alaúde, teorba e guitarra barroca. Após estudar violão erudito, composição e violoncelo na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), radicou-se na Holanda para estudar cordas dedilhadas históricas com Toyohiko Satoh, no Conservatório Real de Haia. Participou de master classes com Andrew Lawrence-King, Hopkinson Smith, Abel Carlevaro e Duo Assad. Desde 2005, é professora no Leerorkest, um projeto que oferece educação musical global, instrumental e orquestral, para crianças de ensino infantil e fundamental da periferia de Amsterdã.

Carmen Troncoso (Chile/Inglaterra)

A flautista doce Carmen Troncoso acumula vasta experiência como instrumentista, professora e pesquisadora. Nascida em Viña del Mar, Chile, iniciou seus estudos muito jovem na Escuela Moderna de Música. Em 1997, recebeu o título de ‘Intérprete Musical’ e a Licenciatura em Música pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Em 1999, com as bolsas DAAD (Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Presidente de la República, radicou-se na Alemanha, onde cursou seu Mestrado em Artes na Musikhochschule Köln-Wuppertal. Em 2020, com o financiamento da Conicyt-Becas, a Universidade de York outorgou-lhe o título de PhD em Interpretação Musical. Atualmente, é pesquisadora de nível de pós-doutorado no Centro de Pesquisa em Humanidades da Universidade de York, Inglaterra.

Ana Paula Segurola (Argentina)

Cravista, organista, fortepianista, continuista. “Licenciada en interpretación musical: Órgano” pela “Universidad de la República” (Uruguái), e “Licenciada en Clave” pela “Universidad Nacional de las Artes” (Argentina). Aluna de Raquel Boldorini (piano) e Cristina García Banegas (órgão) na Faculdade de Artes da “Universidad de la República”, Uruguai, assistiu a master classes com renomados cravistas, pianistas, organistas e musicólogos. Foi aluna do professor Edmundo Hora na Universidade Estadual de Campinas. Em São Paulo, assistiu aos cursos de cravo e interpretação da música barroca ministrados pelo professor Ilton Wjuniski e sua assistente Maria Eugênia Sacco na Fundação Magda Tagliaferro.

Diego Schuck Biasibetti (Brasil)

O multi-instrumentista e regente Diego Schuck é um dos músicos brasileiros mais requisitados no que se refere à Performance Histórica. Com experiência internacional, inclusive como professor, transita com facilidade entre os instrumentos modernos e antigos. Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a Profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer, teve sua formação violoncelística iniciada com André Wentz em Caxias do Sul e posteriormente com Alexandre Diel.

SERVIÇO
7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Encontro Tríplice de Música Antiga “Utpicturamusica”
Marcus Held, coordenação
Emilio Moreno, Regina Albanez, Carmen Troncoso, Ana Paula Segurola e Diego Schuck Biasibetti, professores convidados
Data: 27 de setembro a 1º de outubro de 2021
Horário: 14h às 16h
Acesse: https://www.youtube.com/VideosConservatorio

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Centro Universitário Belas Artes realiza 2º Fórum Online de Economia Criativa

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo comemorará 96 anos levando ainda mais conhecimento através do Fórum Online de Economia Criativa, que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e contará com workshop e painéis. Essa é a segunda edição do evento, cujo objetivo é discutir negócios na era em que o presencial e o digital misturam-se proporcionando uma nova experiência, seja no trabalho, nos estudos e nas relações.

foto
Reprodução

A abertura da programação será no dia 29, às 19h, com um workshop de CX e UX Research, conduzido por Andréa Minichelli (UX Researcher especialista na Catho) e Jessica Otte (CEO da Brandbox). No dia 30, a partir das 19h também, Dyani Bonacordi (Gerente de Customer First e Qualidade do Banco Original) abordará sobre negócios na era phygital, do comportamento à experiência. Às 20h30, o momento será de conversar sobre o ensino phygital com a Profª. Dra. Josiane Tonelotto (Superintendente Acadêmica da Belas Artes), Daniel Antonucci (CEO e Co-Founder do CRM Educacional) e Rafael Garcia (Gerente de Produto Educacional na ArtBee).

A programação completa dos dois dias de evento e informações sobre inscrições podem ser feitas no site https://aniversario.belasartes.br/. A inscrição é gratuita.

Belas Artes 96 anos

Fundada em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, a Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para seus alunos, colaboradores e comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a Belas Artes oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres. Nestes 96 anos de existência, a instituição continua a estimular a criatividade, prezar pela liberdade de expressão e busca proporcionar o conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida.

Saiba mais: http://www.belasartes.br

Serviço

Fórum Online de Economia Criativa

Data: 29 e 30 de setembro

Horário: 19h

Local: Online

Informações: https://aniversario.belasartes.br/

Gratuito

Iguatemi anuncia programação da 5ª edição do Iguatemi Talks Fashion

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers, empresa que administra o shopping Iguatemi Esplanada na região de Sorocaba e é apoiadora da moda nacional e internacional, anuncia a 5ª edição do Iguatemi Talks Fashion, que irá acontecer de 19 a 20 de outubro. Depois do sucesso do ano passado, a conferência de 2021 segue no modelo digital, que conta com plenárias transmitidas online para o mundo inteiro e workshops presenciais, com número limitado de pessoas. Os ingressos já podem ser adquiridos por meio do site iguatemitalks.com.br. Reforçando o pilar de responsabilidade social da Iguatemi, parte da renda arrecadada será destinada para uma instituição selecionada.

foto
Reprodução

A conferência conta com um line up formado por renomados profissionais do mercado que irão abordar temas do universo da moda, design, sustentabilidade, negócios, criatividade e tendências. Seguindo a proposta de informar e inspirar o público, o Iguatemi Talks Fashion é reconhecido por trazer conteúdos relevantes, atuais e inéditos. A iniciativa tem a proposta de informar e inspirar o público, disseminando conteúdos relevantes e inéditos. Para conferir esta programação, os participantes poderão contar com duas opções de ingressos: “Day Pass” – virtual, onde será possível acompanhar as plenárias, e também o “Workshop” – presencial, que contará com vagas limitadas. Em 2020, o Iguatemi Talks Fashion contou com 20 mil inscritos para assistir os três dias de conteúdo apresentado pelos mais de 45 palestrantes.

Um dos nossos objetivos na conferência é aproximar o público das tendências do Brasil e do mundo, trazendo um olhar diverso e contemporâneo sobre a moda que nos instigue a repensar o nosso próprio olhar para o futuro. Costumo dizer que a moda é a antena do nosso tempo e esta é a essência da nossa conferência: inspirar, trazer novidades, estimular conversas e debates sobre os assuntos mais relevantes para a nossa indústria nos dias de hoje”, afirma Carlos Jereissati, CEO da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

Programação

Especialmente para esta quinta edição, o evento irá receber grandes nomes internacionais: a cineasta americana Sofia Coppola conversa com Georgina Brandolini. A diretora criativa, editora e consultora de moda italiana Giovanna Engelbert é entrevistada por Paula Merlo, que é diretora de conteúdo da Vogue. O presidente e CEO da Gucci, Marco Bizzarri participa do painel de moda e business, intermediado pelo CEO da Tilting the Lens, Sinéad Burke. A autora do livro “This Chair Rocks – A Manifesto Against Ageism”, Ashton Applewhite, conversa com Silvia Ruiz, colunista do UOL. Maria Cornejo e Marysia Woroniecka, sócias da marca Zero + Maria Cornejo abordarão a sustentabilidade na moda. A diretora de arte e consultora de moda Sofia de Betak bate um papo com Barbara Migliori.

Nos nomes nacionais destaque para: Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva e da AR&Co, Natalie Klein, fundadora e CEO da empresa multimarcas NK e Pedro Bartelle, CEO do Grupo Vulcabras, dividem painel de negócios intermediado pelo jornalista e editor da revista Exame, Ivan Padilla. O jornalista da Revista Piauí João Batista Jr. conversa sobre fantasias de carnaval com a estilista Michelly X. Os estrangeiros Dominique Oliver, CEO da AMARO e Emilly Ewel, sócia-fundadora da Pantys, contam sobre as oportunidades de empreender no Brasil com a intermediação de Daniel Bergamasco, diretor da GQ. Rachel Maia, CEO da RM Consulting – Consumer Goods & presidente do Conselho Consultivo UNICEF, entrevista os criadores do Projeto Sankofa, Rafael Silverio e Natasha Soares.

Dudu Bertholini comanda papo sobre moda vintage com Fabio Bechepeche, da New Division, e com Marcelo Sommer. A fundadora da Feira Preta Adriana Barbosa, entrevista o estilista baiano Isaac Silva, sobre a sua trajetória na moda. Chris Bicalho, Vice-Presidente do STB/GATE, comanda duas conversas com as badaladas escolas de Moda: Central Saint Martins e LCI Barcelona.

Como sustentabilidade não pode faltar na pauta, o CEO de Etiqueta Única, Nelson Guimarães Barros Neto e a diretora criativa e fundadora da MH Studios, Maria Helena de Queiroz, batem um papo sobre economia circular e resale. O jornalista Sylvain Justum aborda a pauta inclusão do deficiente físico na moda com Felipe Crepaldi, head de estilo da Reserva e Stefano Carta. A especialista em tendências Iza Dezon apresenta palestra sobre propósito coletivo.

Este ano, a programação contará com pílulas de conteúdo entre os painéis. Serão cinco minutos com muita informação de moda de forma leve e criativa. A jornalista Maria Prata bate um papo rápido sobre negócios com grandes CEOs brasileiros. Já o estilista Luiz Claudio da marca Apartamento 03 participa para falar sobre processo criativo.

Nos workshops, o artista Felipe Jardim mostra a criatividade de suas ilustrações. Logo depois, Fernanda Guimarães do TikTok comanda uma masterclass com os creators Mitcho Mezzomo, Jordanna Maia e Mirella Qualla. Pedro Andrade e Paula Kim apresentam uma aula sobre moda, design e sustentabilidade. Para finalizar o dia, a influenciadora Isa Domingues conta um pouco dos seus segredos para arrasar nas live commerce.

Iguatemi Talks Fashion

Data: 19 e 20 de outubro de 2021

Horário: De 9h às 18h no dia 19/10 e de 9h15 às 18h05 no dia 20/10

Ingresso Day Pass Virtual: R$ 90,00

Ingresso Workshop Presencial: R$ 70,00

www.iguatemitalks.com.br

 

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o curso livre “O Ator Multimeios”, com Jonnatha Horta Fortes

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, está com inscrições abertas para o curso livre “O Ator Multimeios”. O curso será ministrado pelo artista convidado Jonnatha Horta Fortes, com aulas virtuais realizadas às quartas-feiras, das 14h às 17h. O início está previsto para o próximo dia 6 de outubro.

foto
Reprodução

“Traçaremos um panorama da criação teatral da linguagem multimeios – corpo, voz, rítmica corporal, figurino e material cênico. Vamos conhecer grupos e artistas que dialogam com esta linguagem, debater sobre forma e conteúdo dessas encenações e realizar exercícios práticos de criação com enfoque no trabalho do ator multimeios”, comenta Fortes.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 30 de setembro, pelo link https://forms.office.com/r/Xi52fx6WBT . As vagas são limitadas e serão distribuídas por ordem de solicitação. A lista de inscrições deferidas será publicada no site do conservatório de Tatuí (https://www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) a partir do dia 4 de outubro e o link para acesso à sala virtual será enviado posteriormente, por e-mail, somente para os candidatos contemplados para as vagas disponíveis.

Jonnatha Horta Fortes – Integra o Grupo mineiro Oficcina Multimédia, um dos grupos mais longevos do país, prestes a completar 45 anos. No Multimédia, Jonnatha atua e é responsável pela preparação corporal do elenco. Em 2005, assumiu também a assistência de direção do grupo. Graduado em Licenciatura no Curso de Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professor de Figurino na Escola Livre de Artes – Arena da Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Também atua na criação e execução de figurinos para espetáculos teatrais.

SERVIÇO
Curso Livre “O Ator Multimeios”
Jonnatha Horta Fortes, professor convidado
Aulas: quartas, das 14h às 17h | Período: 06/10 a 24/11
Carga horária: 24 horas
Inscrições: até 30/09
Acesse: https://forms.office.com/r/Xi52fx6WBT

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h

Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita

https://www.conservatoriodetatui.org.br

Iguatemi Esplanada promove mais uma edição do Pet Day

Pelo menos uma a cada duas residências brasileiras têm um animal de estimação. Dados do IBGE de 2019 mostraram que os pets estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e sua importância aumentou durante a pandemia, com os pets fazendo companhia aos donos no home office e nas aulas online.

foto
Reprodução

Para proporcionar aos pets e seus donos uma experiência divertida e educativa, o Iguatemi Esplanada, localizado na região de Sorocaba (SP), promove entre os dias 24 e 26 de setembro a segunda edição do Pet Day. O evento contará uma extensa agenda com atividades, diversão e conteúdo voltados ao universo pet. As ações serão realizadas sempre durante o horário de funcionamento do shopping, no estacionamento da Ala Sul, próximo à entrada da Petz. A entrada é gratuita.

De acordo com a gerente de Marketing do Iguatemi Esplanada, Renata Corrêa, o Pet Day foi adaptado o cenário atual, mas mantém uma programação variada e divertida para pets e seus donos. “A primeira edição do Pet Day foi um grande sucesso de público, trazendo diversão e conhecimento sobre o universo pet. Este ano reeditamos o evento para que os pets e seus donos se divirtam, mas com a segurança que o momento exige. Ainda assim, a agenda mais atrativa e com muitas atrações que irão proporcionar um dia de muitas brincadeiras”, explica

Programação

Entre as diversas atrações preparadas para os três dias de evento, haverá palestras, caricatura, pet play para os animais correrem e brincarem, cenário especial para fotos, um espaço dedicado para festas de aniversário dos pets, encontros de raças comandados por “influenciadores pets” e muito mais.

Todas as atividades serão gratuitas, mas em função dos protocolos sanitários para a realização do evento é recomendado realizar o agendamento por meio do site https://www.ingresse.com/pet-day-iguatemi-esplanada para garantir a disponibilidade de data e horário nas atividades. Caso o cliente opte por não realizar a reserva, estará sujeito a lotação do evento.

E para quem ainda não tem um cãozinho ou quer mais um, o Pet Day contará com uma feirinha de adoção com a participação da ONG AATAN (Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados). A feirinha estará aberta em todos os dias do evento das 12h às 18h.

O Pet Day acontecerá no do estacionamento da Ala Sul do Iguatemi Esplanada, próximo à entrada da Petz, nos dias 24, 25 e 26 de setembro (sexta, sábado e domingo) durante todo o horário de funcionamento do shopping, com entrada gratuita. A programação completa com todos os horários pode ser conferida no site do Iguatemi Esplanada www.iguatemiesplanada.com.br

Serviço

Pet Day Iguatemi Esplanada

Data: de 24 a 26 de setembro (sexta, sábado e domingo)

Local: Estacionamento da Ala Sul do Iguatemi Esplanada, próximo à entrada da Petz.

Horários: horário de funcionamento do shopping

Link para agendamento: https://www.ingresse.com/pet-day-iguatemi-esplanada

Entrada gratuita

Shopping Iguatemi Esplanada

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemi.com.br/esplanada

Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais

Instagram – @iguatemiesplanada

Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

 

Tributo a Elvis Presley no Sesi Itapetininga

Elvinho and Remember the King Band sobem ao palco com o show ‘Elvis is Back at the Building’ no Sesi de Itapetininga trazendo toda a magia do bom e velho rock roll. Álvaro Martins Alonço Neto ou Elvinho como é conhecido, interpreta o rei do rock em sua fase áurea, nos anos 1970, com cinturões e macacões bordados, e já foi eleito o primeiro Elvis Cover brasileiro entre os três melhores do continente americano.

foto
Reprodução

O cover Elvinho tem o mesmo timbre vocal do astro Elvis Presley, barítono, e as suas interpretações sempre são ao vivo, sem dublagens. As performances de palco foram desenvolvidas a exemplo das que eram apresentadas nos shows originais, assim como a construção de repertório, sequência musical e respeito à dinâmica que o rei do rock imprimia em seus shows. Os ingressos para o show estarão disponíveis para reserva a partir do dia 20 de setembro, no Meu Sesi.

A apresentação que ocorrerá no Sesi Itapetininga seguirá os protocolos de segurança durante a apresentação cultura, além de seguir as recomendações das autoridades de saúde como o uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel.

SERVIÇO
Elvinho and Remember the King Band apresentam ‘Elvis is Back at the Building’
24 de setembro, às 20h
Classificação Livre. Gratuito.
Reserva de ingressos no Meu Sesi: www.sesisp.org.br/eventos

 

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para atender a demanda neste período de fortes restrições, as empresas precisaram criar ou aperfeiçoar sua infraestrutura em logística, desde o momento da venda até a chegada da compra ao consumidor. Estudos recentes mostram que a rapidez na entrega é um diferencial que deve ser levado em consideração pelas empresas.

foto
Reprodução

Pesquisa da PwC aponta que 40% dos clientes aceitam pagar mais caro pelo frete para receber o produto mais cedo. Sendo assim, a logística ganha importância fundamental no processo para agilizar a entrega e garantir a satisfação do cliente. Tendo em vista a necessidade de melhorar os serviços ao consumidor, as marcas optaram pela incorporação de novas tecnologias. Para que o cliente saiba quando o seu produto está chegando, os recursos como o Big Data (conjunto de dados) fazem diferença neste momento. “O Big Data obteve um aumento expressivo relacionado à criação de pedidos, acompanhamento de entregas e coleta de informações dos clientes. Sua principal funcionalidade é o armazenamento de dados processados em alta velocidade.

O uso do Big Data aumenta a eficiência operacional, permitindo, por exemplo, prever quando e como os produtos serão entregues”, afirma o docente Luís Cláudio Oliveira, da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga.

Segundo ele, a prática do omnichannel está entre as principais utilizadas recentemente. “Esse processo pode ser resumido como ‘compre e retire’. É a interligação dos pontos on-line e físicos, utilizando diversos canais para a experiência unificada. É tendência, pois mais consumidores vêm procurando por entregas expressas e, quando sabem o que querem, estão dispostos a se deslocar para retirar o produto na própria loja física”.

O docente aponta que outra forte tendência para o momento é o uso da “logística 4.0”, que é uma nova forma de se pensar a logística, por meio de processos tecnológicos que unificam e conectam toda a cadeia, desde os fabricantes até os consumidores finais. Entre os benefícios produzidos por esta inovação, Luís Cláudio cita a redução de custos, maior eficiência e disponibilidade de informações, gerando um melhor controle de fluxo de produtos e das entregas. Para os próximos anos, segundo o docente, é esperada uma atenção especial para a logística sustentável, que consiste na redução de carbono e na
diminuição dos resíduos gerados na produção. “A utilização de combustíveis ecológicos, veículos híbridos ou elétricos, entre outros processos, não só contribuem para a sustentabilidade como um todo, mas também reduz custos”, afirma. Para os interessado em conhecer mais detalhes dessas mudanças, o Senac Itapetininga oferece o curso Técnico em Logística, que está com inscrições abertas e com ação promocional para todos os alunos.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional. Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos
meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Serviço:
Técnico em Logística
Data: 13 de outubro de 2021 a 30 de novembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 800 horas

Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

Programa de Estágio da 3M oferece 50 vagas para diversas áreas

A 3M, multinacional de tecnologia diversificada, acaba de lançar seu Programa de Estágio 2022, em busca de universitários de diversas áreas no Sudeste e Norte do País. As inscrições devem ser feitas por meio do site de carreiras da empresa ou pelo link https://tinyurl.com/ydov7qk9 até o dia 30 de setembro.

foto
Reprodução

O programa deve ser iniciado em janeiro de 2022, com duração de até 2 anos, sendo 30 horas semanais no formato 100% remoto. No entanto, é importante que os selecionados tenham flexibilidade para estagiar presencialmente nas unidades da empresa em Ribeirão Preto, Itapetininga e Sumaré, no interior de São Paulo, ou Manaus, no Amazonas, caso seja necessário.

A empresa oferece 50 vagas para todas as áreas, especialmente de Recursos Humanos, Jurídico, Engenharia, Negócios, Marketing, Logística e Finanças. Além da remuneração salarial, os estudantes terão plano de saúde, férias remuneradas e o custeio do pacote residencial de internet enquanto estiverem estagiando remotamente. Não há pré-requisito de ano letivo para participar do processo seletivo.

“Há décadas a 3M realiza seu Programa de Estágio no Brasil. Estamos sempre buscando originalidade que traga soluções eficazes às demandas da empresa e, os estagiários, sejam eles jovens ou mais maduros, têm esse perfil. Além disso, a experiência de trabalhar em uma empresa da dimensão da 3M é um desafio que enriquece significativamente o desenvolvimento dos estudantes”, afirma Heloísa Pires Vituzzo, líder de Talent Acquisition da 3M para a América Latina.

A empresa possui um banco de talentos atualizado acessado frequentemente pelas equipes de recrutadores das áreas. “É comum, inclusive, contratarmos pessoas que, no passado, já fizeram estágio conosco”, finaliza Naiara Silva, especialista de Employer Branding da 3M para América Latina.

Jurassic Safari Experience é atração em setembro no Iguatemi Esplanada

O Jurassic Safari Experience, que mistura interatividade, diversão e ciência em um ambiente lúdico e recheado de conhecimento em um safari de verdade, é a atração de setembro para toda a família no Iguatemi Esplanada, localizado na divisa entre as cidades de Sorocaba e Votorantim (SP). De 9 a 12 de setembro, no estacionamento da Ala Norte do shopping, adultos e crianças poderão viver essa aventura com toda a segurança, sem sair do carro.

foto
Reprodução

O show conta a história de um grupo de cientistas que recriou dinossauros de diversos períodos a partir do DNA de fósseis. Dinossauros que agora vivem, ali, dentro de um ambiente mágico. O público irá se surpreender com as dezenas de répteis pré-históricos animados por técnicas de manipulação e animatronic, que irão correr pelo espaço em performances e movimentos impressionantes ao redor dos carros. Todo o conteúdo de Jurassic Safari Experience tem supervisão de um paleontólogo para que ficção e educação desempenhem a sinergia perfeita.

O acesso ao áudio das apresentações poderá ser feito por meio de canal FM do rádio do veículo. Outra inovação é que o espectador deverá marcar pelo celular a compra de alimentos, bebidas e souvenires. Os ingressos para as sessões custam entre R$120 e R$210 para carros com até quatro pessoas e podem ser adquiridos pelo site www.jurassicsafari.com.br. A experiência tem duração total de cerca de 55 minutos.

Sinopse do espetáculo

Uma fantástica experiência ao lado de criaturas pré-históricas que resolveram adotar a cidade como seu habitat natural. Jurassic Safari Experience se passa em um parque imaginário construído por cientistas que conseguiram recriar dinossauros de diversos períodos, como triássico, jurássico e cretáceo. Ao entrarem, os visitantes já terão contato com alguns destes animais gigantes enquanto dirigem seus carros até o local da apresentação. Ao chegarem à arena, uma nova viagem começa. Mike, rapaz jovem e engraçado, será o nosso guia neste mundo encantado em que enormes répteis voltam à vida e interagem com a plateia. Durante toda a apresentação, Mike estará presente para nos explicar sobre o surgimento do Jurassic Safari Experience e como esses animais magníficos foram parar ali, além de dar detalhes científicos de cada um deles. O público irá se encantar com espécies de dinos como braquiossauros, estegossauros, anquilossauro, triceratops, o temido T-Rex e muitos outros. Uma aventura inesquecível para toda a família. Em parceria com as áreas de licenciamento e ad sales, Jurassic Safari Experience traz a Discovery Networks como media partner oficial. As marcas Animal Planet e Discovery Kids endossam o projeto.

SERVIÇO

Jurassic Safari Experience

Data: 09 a 12 de setembro

Horário: sessões às 11h30, 14h30, 17h30 e 19h

Local: estacionamento da Ala Norte do Shopping Iguatemi Esplanada

Ingresso: entre R$120 e R$210 por veículo

Vendas: www.jurassicsafari.com.br

Livre

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemi.com.br/esplanada

Musical infantil “O Pescador e a Estrela” estreia em São Paulo

Musical infantil
Musical infantil "O Pescador e a Estrela" estreia em São Paulo

O Pescador e a Estrela conta a história de Fabiandro, um pescador deficiente visual que, na busca por seu amor desaparecido – uma estrela de verdade –, mostra que há muito mais para se ver do que só o que se pode enxergar. Essa é a essência do musical infantil original que estreia dia 04 de setembro no Centro Cultural Banco Brasil São Paulo, depois de ter cumprido temporadas de sucesso nos CCBB do Rio de Janeiro e de Brasília.

O projeto, com patrocínio do Banco do Brasil, terá sessões presenciais, com limite reduzido de cadeiras, 40% da capacidade, para garantir o distanciamento e o uso de máscara durante a apresentação será obrigatório. De casa, o público também poderá assistir ao espetáculo, que será transmitido através do canal do Banco do Brasil em www.youtube.com/c/bancodobrasil nos dias 2, 3, 9 e 10 de outubro, das 9h de sábado às 21h de domingo, e de graça.

O musical, com direção de Karen Acioly e texto de Thiago Marinho e Lucas Drummond, tem como protagonista um menino solitário que não consegue mais enxergar a felicidade. Ele, então, é convidado por uma ‘mensageira das estrelas’ a voltar o olhar para dentro de si, a fim de entender que há coisas na vida que não podem ser vistas, apenas sentidas.

Conduzido pela mensageira, o menino se transforma no jovem Fabiandro, um pescador apaixonado por uma estrela, apesar de nunca tê-la visto. Os dois, pescador e estrela, se encontram todas as noites à beira da praia, onde cantam, dançam e se divertem juntos. Ele na terra e ela no céu.

Um dia, porém, a estrela desaparece. Decidido a reencontrá-la, ele parte em uma jornada rumo ao céu. Ao seu lado vai Hortênsia, uma menina superprotegida pelas tias que quer, mais que tudo, conhecer o mundo. O que ambos não sabem é que, logo atrás, está o ganancioso casal Prattes Prattes que planeja roubar a estrela.

O papel da mensageira é encenado por Sara Bentes. Para Sara, “Fazer parte deste musical é um desafio encantador e que me faz crescer muito. Uma felicidade estar num trabalho com tanta beleza e delicadeza. Fazer parte deste grupo é acolhedor, uma alegria. ”

Para Lucas Drummond e Thiago Marinho, autores da peça, o espetáculo traz uma mensagem de esperança, superação e fala sobre um reencontro com o que perdemos. “Nós perdemos muito nos últimos tempos: amigos, familiares, amores. É como se uma luz em nós tivesse se perdido também, assim como a estrela do Fabiandro. Através deste espetáculo original e brasileiro, nós queremos inspirar o público a reencontrar essa alegria, esse brilho dentro de si, porque acreditamos que é isso que a arte e a cultura fazem. “O Pescador e a Estrela” mostra que sempre há caminhos para não deixarmos essa luz se apagar, por mais difíceis que sejam de enxergar”, ressaltam.

A direção de movimento é da atriz e bailarina Moira Braga, também deficiente visual. “Participar de um projeto novo e com essa qualidade de afetos e de talentos, com uma configuração artística que foca na acessibilidade e inclusão, é um presente. Eu me sinto muito honrada de poder atuar onde meu trabalho é reconhecido”, celebra, Moira.

O projeto se propõe a dar protagonismo à deficiência visual, ampliando a reflexão sobre a acessibilidade dentro das artes cênicas, principalmente voltadas ao universo da infância, tanto dentro do espetáculo como na composição da equipe técnica e artística.

A cenografia de Doris Rollemberg transforma o palco do CCBB no universo íntimo e simbólico do protagonista. O espaço, pequeno e confinado, é cercado por véus, membranas que dificultam a visão, mas que caem quando seu mundo se expande através da sua imaginação.

Karen Acioly, diretora artística do espetáculo, se dedica à autoria de projetos e programas multidisciplinares para infância há 35 anos. Autora de livros, roteiros audiovisuais e diretora de textos teatrais premiados, é curadora internacional de exposições, festivais e idealizadora do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, que acontece há 18 anos.

“A saudade é um sentimento muito silencioso no coração de uma criança e precisamos falar sobre isso. Inventamos um espetáculo que olha para o que sente essa criança e que a escute. A música nos guia, em movimentos circulares, através do imaginário de um menino que precisa inventar uma cidade, descortinar os seus véus e viver uma perigosa aventura, para ver o que sente”, afirma Karen.

Musical infantil "O Pescador e a Estrela" estreia em São Paulo
Musical infantil “O Pescador e a Estrela” estreia em São Paulo

SERVIÇO

O Pescador e a Estrela

CCBB São Paulo
(56 lugares – Lotação de 40%)

Temporada: 04 de setembro a 03 de outubro

Sábados e Domingos às 15h.

Último dia teremos sessão dupla às 11h e às 15h.

TEMPORADA DIGITAL: 02/10, 03/10, 09/10 e 10/10, das 9h de sábado às 21h de domingo – YouTube Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças.
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento Conveniado e Translado: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
ccbbsp@bb.com.br

Ficha técnica:
Direção: Karen Acioly
Texto e letras: Lucas Drummond e Thiago Marinho
Elenco: Lucas Drummond, Diego de Abreu, Luisa Vianna, Sara Bentes e Thiago Marinho.
Figurino: Kika Lopes
Cenário: Doris Rollemberg
Iluminação: Renato Machado
Direção de Movimento: Moira Braga
Músicas e trilha originais: Wladimir Pinheiro
Programação Visual: Patrícia Clarkson
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Realização: Palavra Z Produções Culturais
Idealização: Nossa! Cia de Atores e Palavra Z Produções Culturais

EXPOSIÇÃO NO SESI ITAPETININGA TRAZ, DE RECIFE, ROMERO DE ANDRADE LIMA

Com abertura no dia 26 de agosto o SESI Itapetininga recebe a exposição O amor e o tempo – Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo no Espaço Galeria. Sob curadoria de Mônica Nassif, a mostra traz obras do artista com referências à cultura popular nordestina, e ainda com a Intervenção Manifestação Antropofágico feitas para espetáculos teatrais realizados em São Paulo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 20h, até o dia 16 de outubro. É necessário fazer agendamento prévio pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos).

foto
Reprodução

Com o estilo, técnica e soluções cenográficas de Romero de Andrade Lima, a exposição apresenta pinturas, esculturas e obras que propõem reflexões e viagens ao mundo imaginário das poesias e cordéis, grande influência na carreira do artista. Entre suas diversas produções, foram escolhidas para integrar a exposição: o Pavão, do espetáculo O Pavão Misterioso; São Bartolomeu, do espetáculo Auto da Redenção; Painel da Lua de 1968, do espetáculo Rebeatles; e a Nossa Senhora da Purificação, da exposição Brasil 500 Anos.

“Sua obra cumpre o propósito da arte, que é o de nos lembrar que existem infinitas opções para nos encontrarmos na criação artística e deixarmos que esta interfira em nosso cotidiano tornando-o, visualmente, mais lúdico e harmonioso, e o expandindo graças a inimagináveis e incontáveis imagens apresentadas e sensações propostas pelas suas obras singulares”, comenta a curadora.

Sobre o artista

Natural de Recife e autodidata, Romero de Andrade Lima começou a desenhar, pintar e a esculpir quando criança. Com a orientação de seu tio e padrinho Ariano Suassuna, idealizador e fundador do Movimento Armorial, a pesquisa estética de Romero teve influência desse movimento nordestino brasileiro. Em paralelo à sua produção individual como artista plástico, passou a realizar projetos em teatro e vídeo, inspirando-se em Chagall, Miró, Picasso, entre outros pintores que levaram as artes plásticas para a dramaturgia. Ganhou ainda mais reconhecimento por seus cenários e figurinos criados para diversas montagens teatrais, tendo trabalhado também como diretor de arte para espetáculos e documentários, em parceria com outros diretores artísticos.

Romero atuou também como figurinista e cenógrafo em Píramo e Tisbe (1996), dirigido por Wladimir Capella no Teatro do SESI-SP, na Avenida Paulista; foi chamado para fazer a instalação Na Casa da Tia Ciata (2006), no SESC Consolação; e produziu a direção de arte do filme documentário Brincante (2014), dirigido por Walter Carvalho.

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra O amor e o tempo – Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.

Serviço:

Exposição O amor e o tempo – Romero de Andrade Lima e o teatro em São Paulo

Local: Sesi Itapetininga Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco

Período: 26 de agosto e 16 de outubro

Horários: de terça a sábado das 9h às 20h

Classificação: livre

Alvará: 102.479 – validade:11/11/2021

Informações: (15) 3275-7920

Entrada gratuita. Agendamentos de visitas pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos)

Warner Channel estreia a oitava e última temporada de ‘Brooklyn Nine Nine’

Na delegacia 99 do Brooklyn eles sabem a melhor maneira de resolver os crimes e reduzir os índices de violência daquela região da Big Apple. De acordo com o manual, qualquer procedimento deve ter como objetivo principal a diversão e ficar o mais longe possível de protocolos rígidos. Se as conversas forem um pouco bizarras e se houver a possibilidade de transformar a rotina diária em um jogo, melhor ainda. E agora no momento da despedida, não é hora de ficar sério. A Warner Channel apresenta a estreia da oitava e última temporada de Brooklyn Nine Nine na quinta-feira, 9 de setembro, à 00h35 .

foto
Reprodução

Depois que o Brooklyn sofreu uma grande queda de energia e com Terry e Holt presos no elevador da estação, Amy teve que assumir a coordenação da polícia no fim de sua gravidez, o que levou a uma grande operação para que Jake pudesse chegar, em meio ao caos, para o nascimento do seu filho, Mac Peralta, na delegacia. Agora, na oitava temporada, o detetive Jake Peralta, o capitão Raymond Holt e o restante do cativante elenco estão de volta para uma última aventura, repleta de situações divertidas, com amigos que retornam, momentos memoráveis e, claro, o inigualável Cheddar.

A série começa com a volta da licença maternidade de Amy e o desafio dela e de Jake em conciliar o trabalho policial com o cuidado de Mac. E em seu primeiro dia, Jake terá um caso de grande dificuldade, no qual deve trabalhar com Rosa. Um desafio que resulta em situações hilárias. Além disso, o esquadrão terá uma oferta para um passeio de fim de semana em uma casa no lago.

Brooklyn Nine Nine completa oito temporadas que renderam nove indicações ao Emmy, incluindo quatro para Andre Braugher como Melhor Ator Coadjuvante e dois prêmios de Melhor Coordenação de Dublês em Série de Comédia. Também ganhou dois Globos de Ouro de Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Ator de Comédia ou Musical para Andy Samberg.

A série é protagonizada por Andy Samberg (Jake Peralta), Melissa Fumero (Amy Santiago), Andre Braugher (Raymond Holt), Stephanie Beatriz (Rosa Díaz), Terry Crews (Terry Jeffords), Joe Lo Truglio (Charles Boyle), Joel McKinnon Miller (Scully) e Dirk Blocker (Hitchcock).

 

Sesi Itapetininga recebe show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

Em sua retomada da programação de shows, o Sesi Itapetininga recebe neste sábado (28) às 20 horas, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. O grupo trará sucesso dançantes com toda animação que vem guardada durante todo esse tempo de pandemia. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana apresenta seu mais recente lançamento, que brindou seus 10 anos e dá nome ao show: #Dez. O grupo apresenta canções brasileiras repaginadas ao estilo das músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae).

foto
Reprodução

Além das canções dos outros três discos da Orquestra, no repertório estão presentes músicas do novo trabalho como Severina XiqueXique, Whisky a Go Go, Cotidiano, Que Maravilha e Ogundê. O show conta com um novo figurino que ajuda a abrilhantar o espetáculo.

O evento, que possui classificação livre, é totalmente gratuito e aberto ao público. Seguindo todos os protocolos de segurança, o espaço contará com capacidade reduzida, e também a obrigatoriedade do uso de máscara.

Reservas antecipadas pelo Meu SESI.

Os ingressos remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.

SERVIÇO –

BANDA: Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

DIA: 28 de agosto

HORÁRIO: 20 horas

LOCAL: Sesi Itapetininga – Localizado na Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco

INGRESSOS: https://url.gratis/sCRK2d

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos de aperfeiçoamento em música e artes cênicas

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina – abre inscrições para seis novos Cursos de Aperfeiçoamento, ministrados por professores da instituição e artistas convidados. Com temas que englobam choro, violão flamenco, audiovisão, vozes negras e a arte cênica nas tradições afroindígenas, os cursos são totalmente gratuitos e com aulas on-line.

foto
Reprodução

Os Cursos de Aperfeiçoamento têm carga horária de 48 horas, sendo que datas e horários variam para cada modalidade. Alguns temas são abertos a qualquer pessoa interessada. Outros, porém, têm pré-requisitos e um processo de seleção para alunos(as) participantes ou ouvintes. Confira, a seguir, a programação completa.

CURSOS OFERECIDOS:

  • LEITURA DE TABLATURAS ANTIGAS (NOTAÇÕES MUSICAIS PARA INSTRUMENTOS ANTIGOS)

Estudo, análise, compreensão, transcrição e interpretação. Prática da notação musical (tablatura) das composições do Renascimento e Barroco para instrumentos de cordas dedilhadas, como vihuela, alaúde renascentista, guitarra barroca e teorba.

Professora responsável: Dagma Eid

Violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas – alaúde, vihuela, guitarra barroca, guitarra clássico-romântica e teorba. É doutoranda em Performance Musical pela Universidade Estadual Paulista, além de ter frequentado os principais cursos e festivais de música no Brasil e na Europa. Premiada em concursos nacionais, realiza intensa atividade na área de música de câmara, integrando diversas formações instrumentais com foco na performance histórica, e acumula longa e variada experiência no ensino musical, atuando como palestrante, professora e musicista convidada de eventos artísticos importantes no Brasil. Com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que usa réplicas da guitarra Lacôte, gravou o álbum “Diversi”. Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo intitulado “Ars de Pulsatione”, com um repertório que descreve bem sua trajetória como solista, usando os instrumentos que deram origem à família das guitarras. Atualmente, é professora de Violão Clássico, Cordas Dedilhadas Históricas, Música de Câmara e professora responsável da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí.

Pré-requisitos e critérios de seleção: Não há.

Aulas: segundas, das 10h às 11h30, e terças, das 13h às 14h30 | Período: 30/08 a 21/12

Inscrições: 24 a 29 de agosto

Acesse: https://forms.office.com/r/4ivh7up5WY

  • O UNIVERSO DO CHORO

O curso abordará todos os aspectos relativos à linguagem do Choro e suas práticas interpretativas.

Professor: Maurício Carrilho

Arranjador, compositor, produtor musical, pesquisador de MPB, professor e nome consagrado do Choro, o violonista Maurício Carrilho é filho do flautista Álvaro Carrilho e sobrinho do também flautista Altamiro Carrilho. Atuou ao lado dos mais consagrados nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Joyce, Elizeth Cardoso, Nara Leão, Chico Buarque, Miúcha, Francis Hime, Paulo Moura, Paulinho da Viola, entre outros. É vice-presidente do Instituto Casa do Choro, no Rio de Janeiro, e consagrado defensor deste estilo musical. Fundador, ao lado de Pedro Aragão e Luciana Rabello, da Escola Portátil de Música e da gravadora Acari Records, a primeira especializada em chorinho.

Pré-requisitos e critérios de seleção: Não há

Aulas: terças, das 15h às 18h | Período: 31/08 a 28/12

Inscrições: 24 a 27 de agosto

Acesse: https://forms.office.com/r/Wy99mbkGeR

  • VIOLÃO FLAMENCO

A arte Flamenca ganha cada vez mais espaço no panorama musical e mundial. Essa manifestação artística espanhola, que se realiza por meio do ‘toque, cante e baile’ possui algumas características de difícil compreensão para artistas que não estão inseridos(as) no contexto de sua produção – a região andaluza. Com a perspectiva de oportunizar uma melhor compreensão da música flamenca, o curso de aperfeiçoamento em violão flamenco tenta exemplificar e analisar seus principais elementos estéticos-musicais relativos estreitamente à guitarra flamenca. O curso aborda, em específico, a estética peculiar do toque flamenco, com as principais técnicas de pulgar, alzapúa, rasgueados, golpes, arpejos, tremolo, técnicas interligadas e levadas. Os(as) alunos(as) serão, também, aproximados ao toque de acompanhamento dos principais palos (estilos) mais tradicionais da música flamenca, como tangos, fandango, malagueña, tientos, soleá, buleria e alegrias, entre outros. O curso terá uma abordagem extremamente prática, com exercícios e estudos específicos propostos pelo professor.

Professor: Diego Salvetti

Nascido em Bergamo (Itália), em 1982, Salvetti é de uma família de músicos. Desenvolveu seu ouvido musical desde tenra idade, escutando os muitos gêneros musicais tocados pelos dois irmãos músicos e pelo pai – da música clássica ao jazz e o flamenco. Iniciou os estudos da teoria musical sob a guia do pai e, depois de um breve tempo, começou os estudos do violão clássico com o maestro e compositor italiano Giovanni Podera. Aos 11 anos, conquistou o 1° Prêmio Nacional do 13° Concurso de Violão em Genova “Pasquale Taraffo”, na categoria juvenil. Sucessivamente, iniciou os estudos com o Maestro Giorgio Oltremari no Instituto Musical de Bergamo “G. Donizetti”, formando-se 10 anos depois com as máximas notas. No ano 2000, ganhou a renomada bolsa de estudo do 14° Concurso da Associação Bergamasca “Amici di Lino Barbisotti”. Em 2009, concluiu a pós-graduação em Didática da Música. Iniciou, então, os estudos do violão flamenco, desenvolvendo a composição e a técnica no violão de 8 cordas. Pesquisador sobre música e violão brasileiro, mora no Brasil desde janeiro de 2015 e seu trabalho vem destacando-se cada vez mais pela participações em importantes festivais de música do país, palestras em faculdades de música, produção de livros didáticos e cursos on-line. Atualmente, é professor de Violão Clássico no Conservatório de Tatuí (Polo São José do Rio Pardo) e desenvolve trabalhos como concertista, compositor e professor, tocando e ministrando workshops em todo o Brasil.

Pré-requisitos e critérios de seleção: Interessados(as) deverão enviar link de vídeo com a execução de uma das peças a seguir. Violão brasileiro: Se ela Perguntar (D.Reis); Violão Clássico: Lagrima (F.Tarrega); Violão Flamenco: Malagueña (E. Lecuona). O vídeo deve ser disponibilizado pelo Youtube (modo não-listado) e o link deve ser informado na ficha de inscrição.

Aulas: segundas e quartas, das 19h às 20h30 | Período: 01/09 a 22/12

Inscrições: 24 a 27 de agosto

Acesse: https://forms.office.com/r/X1cb7M7tyK

  • INTRODUÇÃO À AUDIOVISÃO: IMAGEM, SOM, NARRATIVA E SENTIDO

O curso apresenta os fundamentos da relação entre música e imagem no cinema narrativo e em outras formas contemporâneas de audiovisual, buscando desenvolver a compreensão da construção do sentido audiovisual que emerge do encontro entre a música, o ruído, a voz e a imagem em movimento.

Professor: Sérgio Basbaum

Artista e pesquisador. Músico, bacharel em Cinema (ECA-USP), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Filosofia (UNESP). Professor do programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e coordenador da Pós-Graduação em Música e Imagem da Faculdade Santa Marcelina, é autor de “Sinestesia, Arte e Tecnologia” (Annablume-FAPESP, 2002), “O primado da Percepção e suas consequências midiáticas” (Intermeios-FAPESP, 2016), além de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Como compositor, instrumentista, produtor e arranjador, lançou dois álbuns de composições originais no terreno música instrumental e da canção popular: “Capitão Nemo no Forró de Todos de Santos” (1999) e “PopuP – Pop é o contrário de poP” (2012). Participou de diversos eventos e mostras coletivas, com trabalhos em vídeo, poesia e obras sonoras. Em 2018, lançou “Redesejo – logo haicais e outros poemas” (Laranja original, 2018). Atualmente, o foco de sua pesquisa tem sido a guitarra experimental e as performances audiovisuais com o trio.

Pré-requisitos e critérios de seleção: Equipamento básico de informática, conexão de boa velocidade, fone de ouvido; interesse por cinema, som e música; estar cursando, no mínimo, o Ensino Médio. Não haverá seleção.

Aulas: quartas, das 15h às 19h | Período: 02/09 a 18/11

Inscrições: 24 a 27 de agosto

Acesse: https://forms.office.com/r/6kgyHiS2gM

  • VOZES NEGRAS DO JAZZ – INTERPRETAÇÃO E IMPROVISO VOCAL

História, linguagem, e conceitos das principais vozes negras do jazz do começo do século XX até os nossos dias. Será mostrada uma breve história destes artistas e de suas técnicas, influências, estilos, linguagem etc., para o estudo de improviso vocal e interpretação melódica no jazz.

Professor: Cynthia Borgani

Cantora jazzista norte-americana, natural de New York (EUA). Bacharelou-se em Estudos Latino-Americanos e Étnico Musicologia pela Yale University (New Haven, Connecticut), onde participou diversas vezes como solista de Big Bands e grupos pequenos, cantando em festivais de Jazz em New Haven e New York. Atuou como solista com a Yale Concert Band pela Inglaterra e apão. Excursionou com o grupo vocal premiado, Whim ‘n Rhythm 1987, pelos estados Connecticut, New York, New Jersey, Rhode Island, Massachussetts, Texas e California. Completou seus estudos de Étnico Musicologia em 1988, como bolsista da Stanford University (Palo Alto, California), obtendo seu mestrado pelo departamento de Estudos Latino-Americanos. Cantou profissionalmente nos clubes de Palo Alto e San Francisco, tendo oportunidade de cantar para o saxofonista Stan Getz. Começou atuar como professora de canto popular com o coral de jazz da Stanford University. Foi convidada a cantar em festivais de jazz com os membros da Orquestra Sinfônica da Universidade em turnê por Singapura, Japão, e Coreia do Sul. Ganhadora de vários prêmios acadêmicos pela Universidade de Chicago, começou seu doutorado em 1988. Em Chicago, trabalhou com vários grupos de Blues e Bossa Nova. Após um ano de estudos na Universidade de Chicago, decidiu dedicar-se completamente a arte de cantar e tocar. Foi premiada com uma bolsa de estudos pela Berklee College of Music (Boston, Massachussetts). Em Boston, estudou técnica vocal com a soprano lírico Nancy Armstrong. Na Berklee, estudou canto com Millie Bermejo e improvisação com Phil Wilson e Hal Crook. Atuou como solista pelos Estúdios de Gravação e Big Bands da faculdade. Graduou-se em 1992. Em São Paulo, onde vive desde 1993, foi convidada por Roberto Sion e Gil Jardim a participar como solista com a Big Band do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1993. De 1993 a 1995, lecionou improvisação e interpretação na Escola Livre de Música Novo Tempo. De 1994 a 1997, lecionou canto e percepção na Universidade de Campinas (UNICAMP). De 1999 a 2018, trabalhou como diretora musical da igreja Americana “Our Lady Help of Christians”. Começou a lecionar canto e práticas de banda na Faculdade Souza Lima/Berklee em 2004. Apresenta-se como freelancer em São Paulo, especialmente com o trio, Bloody Mary e os Caipirinhas, Clear Intentions, Banda Borgani e a premiada Jazzmin’s Big Band. Participa de gravações de jingles e locuções em inglês. Em 2009, começou atuar como tradutora de livros da Editora Souza Lima e da Editora FTD. Atualmente, grava o segundo disco duo com Fernando Correa e escreve um método de improviso vocal na música brasileira.

Pré-requisitos e critérios de seleção: Ser aluno(a) do curso de Canto Popular do Conservatório de Tatuí ou ter formação equivalente. Interessados(as) deverão enviar link de vídeo cantando a música ‘Autumn Leaves’ em inglês. O acompanhamento pode ser o instrumento de sua escolha ou ‘playback’ do Youtube. Pode cantar no tom de sua preferência. O vídeo deve ser disponibilizado pelo Youtube (não-listado) e o link deve ser informado na ficha de inscrição.

Aulas: sábados, das 9h às 12h | Período: 04/09 a 18/12

Inscrições: 24 a 27 de agosto

Acesse: https://forms.office.com/r/SgJ2VBB5PH

  • QUE BRINCADEIRA QUE DÁ? TEATRO, CELEBRAÇÕES E PELEJAS

O curso englobará vivências nas corporeidades e musicalidades presentes nas celebrações do Cavalo-marinho pernambucano, Reisado, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Careta do Ceará, Reinados de Minas Gerais, entre outras. Os encontros serão realizados com a participação de mestres, mestras e atores sociais dessas tradições. Aulas reflexivas sobre fundamentos presentes em celebrações e performatividades afrodiaspóricas e afroindígenas, além da apresentação de textos de pesquisadores(as) da área. Criação de estudos cênicos a partir dos repertórios vivenciados.

Professora: Cibele Mateus

Artista do riso, atriz e educadora, desenvolve seus trabalhos cênicos referenciados em tradições afrodiaspóricas, afroindígenas e na arte de rua, desde 2005. Vem fazendo sua trajetória de arte-vida em busca das máscaras de pretume, criando uma poética própria de comicidade, contribuindo com diversos espaços de formação e criação.

Pré-requisitos e critérios de seleção: Ter concluído alguma formação em artes da cena, ter disponibilidade de participação, disponibilidade para reflexão e vivência cênica a partir da proposta do curso. Interessados(as) devem enviar currículo artístico e carta de interesse.

Aulas: terças e quintas, das 19h às 22h | Período: 14/09 a 11/11

Inscrições: 24 de agosto a 03 de setembro

Acesse: https://forms.office.com/r/6WHqhtscqP

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h

Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita

https://www.conservatoriodetatui.org.br

 

CIESP Sorocaba oferece curso de Manutenção Produtiva Total

Desperdícios nos processos fabris, tais como: quebras de máquinas, problemas de qualidade, retrabalhos, altos tempos de Setups e acidentes de trabalho impactam diretamente nos custos das empresas, reduzindo assim seus resultados. Visando apresentar ferramentas que possibilitam a eliminação dos principais desperdícios, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) irá promover entre os dias 13 a 16 de setembro, das 8h30 às 12h30, o curso Introdução ao TPM (Total Production Maintenance ou Manutenção Produtiva Total).

foto
Reprodução

Realizado por meio da plataforma Zoom, o curso será ministrado pelo engenheiro Marcelo De Santis Ferreira (foto) e visa possibilitar aos participantes a visualização e compreensão de todas as etapas do processo de desenvolvimento e da aplicação da TPM. Também será possível desenvolver conceitos, técnicas e ferramentas sobre a metodologia, a fim de aplicá-la de forma efetiva para que as empresas possam melhorar seus indicadores.

Com carga horária de 16 horas, o conteúdo programático está dividido em dez módulos. Entre os temas abordados estão: Estrutura de Pilares para Gestão Empresarial; Quebra e Falha; Manutenção Autônoma; Melhoria Específica; Educação e Treinamento; Controle Inicial; Segurança, Higiene e Meio Ambiente e Áreas Administrativas.

O investimento é R$ 360,00 para empresas associadas ao CIESP ou aos Sindicatos filiados à FIESP e R$ 540,00para não associadas. No valor estão inclusos material didático e certificado. A partir de três ou mais inscrições no mesmo CNPJ é possível receber um cupom de desconto, mediante contato prévio com o CIESP Sorocaba.
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro pelo link https://www.fourpass.com.br/evento/curso-introducao-ao-tpm-total-prod-maintenance-ou-manutencao-produtiva-total-ciesp-sorocaba/.
Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Serviço:
O que: Curso Introdução ao TPM (Total Production Maintenance ou Manutenção Produtiva Total).

Data: 13 a 16 de setembro, das 8h30 às 12h30.

Onde: Curso on-line por meio da plataforma Zoom.

Inscrições: https://www.fourpass.com.br/evento/curso-introducao-ao-tpm-total-prod-maintenance-ou-manutencao-produtiva-total-ciesp-sorocaba/.
Informações: (15) 4009-2900 | cursos@ciespsorocaba.com.br

Entrevista on-line é desafio para empresas e candidatos

O processo de recrutamento e seleção para contratação de profissionais é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por essa razão, exige uma atenção muito grande em seu planejamento para que a escolha seja a mais assertiva possível. O mesmo cuidado é exigido também do candidato. O uso da tecnologia nesses processos já era uma realidade para algumas empresas. No entanto, tornou-se uma necessidade diante da crise sanitária provocada pela Covid-19. O que antes era realizado de forma eventual por questão de distância, passou a ser frequente por ocasião da pandemia e, consequentemente, do distanciamento social, o que dificulta o contato dos recrutadores com os candidatos.

foto
Reprodução

“A adequação dos métodos de recrutamento e seleção exigiu do profissional de recursos humanos não apenas uma interação tecnológica maior, mas, também, estudos para adaptação de dinâmicas, apoio ao candidato, controle de uma entrevista on-line, além de uma capacidade de percepção que leve em consideração o meio utilizado, entre outras questões inerentes a cada empresa”, aponta a docente Ana Cláudia Mazzarino, da área
de gestão e negócios do Senac Itapetininga. Apesar dessas novas exigências, segundo a docente, muitas empresas que adotaram o recrutamento on-line pretendem manter o formato após a pandemia.

No caso dos candidatos, existem princípios que continuam valendo, como se a entrevista fosse presencial. Ana Cláudia cita, como exemplo, a importância do candidato preparar um bom e verdadeiro currículo, fazer uma boa pesquisa sobre a empresa que pretende entrar, consultar a caixa de e-mail todos os dias, pontualidade, entre outros. Além desses cuidados, a docente orienta os candidatos que vão passar por uma entrevista on-line a ficarem atentos a outros detalhes como qual plataforma será utilizada para a entrevista (geralmente as empresas passam essa informação antes), verificar se o aparelho (computador ou celular) que será usado pelo candidato comporta essa plataforma, se é o aparelho adequado para uma atividade remota, verificar a conexão, testar ou fazer uma simulação de uso. Enfim, tudo o que for necessário para facilitar o contato com o entrevistador.

“Também é válido treinar criando vídeos para fazer uma autoavaliação. O candidato pode falar sobre si mesmo, suas competências e experiências olhando para a câmera e depois analisar sempre procurando melhorar”, recomenda Ana Cláudia. Abaixo, ela relaciona outros aspectos importantes que devem ser observados pelos candidatos antes de uma entrevista on-line.

  • Procure se vestir como se a entrevista fosse presencial. Nunca se sabe quando podem pedir uma dinâmica em que o candidato tenha que se levantar.
  • Escolha, se possível, um ambiente silencioso para a entrevista.
  • Busque um fundo, de preferência, claro e organizado.
  • Tome cuidado com camas desarrumadas, louças empilhadas, e tudo que possa representar desorganização.
  • Ao entrar na entrevista remota, sempre deixe o microfone desligado. Ligue somente quando necessário.
  • Tenha em mãos um rascunho, ou roteiro, dos fatos mais importantes da sua vida profissional.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional. Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação
econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Temos um mundo para transformar

Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação. Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o
complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

#Senac75. Temos um mundo para transformar.
Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo:
www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos

Serviço:

Técnico em Administração
Data: de 31 de agosto de 2021 a 24 de fevereiro de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 1.000 horas

Técnico em Recursos Humanos
Data: de 8 de setembro de 2021 a 9 de setembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 800 horas

Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

Conservatório de Tatuí realiza encontro de volta às aulas com programação especial e aberta ao público

A área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – preparou uma programação especial, que será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto, para a semana de volta às aulas do segundo semestre, com atividades formativas e artísticas. O evento será realizado de forma virtual para os(as) alunos(as) dos cursos de Teatro e Cenografia, mas também poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada, pois será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da instituição. Serão cinco dias de evento, com diferentes convidados(as) e parceiros(as), para debater temas como circo escola, registro profissional nas artes cênicas, acessibilidade e teatro, entre outros.

foto
Reprodução

“A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí apresentará um trabalho inédito dedicado à percepção sensível dos espectadores em parceria com escolas da cidade. Já o Núcleo Pavanelli, que adotou Tatuí como sede artística, nos presenteará com uma aula aberta sobre a história dos artistas circenses e teremos, também, a proposta inusitada de um protagonismo jovem na organização de um festival que nasceu na Argentina, apresentando sua versão brasileira, entre outras atividades. Apesar dos tempos difíceis, essas produções e artistas nos inspiram e mostram que muita coisa instigante e corajosa está sendo plantada e criada”, comenta Antonio Salvador, gerente artístico pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

16/08, das 19h30 às 21h30, e 18/08, das 14h30 às 16h30 – Aula aberta “Circo Escola – da teoria à prática”, com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo

Será apresentada uma aula introdutória ao universo circense, ministrada por Marcos Pavanelli, artista circense e palhaço formado pela tradicional Família Medeiros, e Simone Brites Pavanelli, artista circense e palhaça, atriz e produtora, psicóloga e arte terapeuta, abordando questões teóricas, como quem eram os saltimbancos; breve histórico do circo moderno; apontamentos sobre circo teatro; famílias circenses e sua estrutura de trabalho; o aprendizado circense no circo de lona; a formação circense nos tempos atuais e uma introdução sobre o palhaço brasileiro. O projeto recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB) por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020 – Edital de Cultura 02/2020 – Concessão de Prêmio para Projetos Culturais. Para participar, basta inscrever-se no link: https://forms.gle/JtijGrWzuzq3PrU38

17/08, das 19h às 22h – Encontro com Dorberto Carvalho: “O SATED e o registro profissional nas artes cênicas”

Dorberto Carvalho é licenciado em Letras pela USP, concluiu cursos de pós-graduação em teoria do teatro, foi coordenador do “Projeto Formação de Público” da SMC de São Paulo (2001/2004). É autor do “Romance Vertigem”, coautor do livro “A luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para cultura” (2008) com Iná Camargo Costa e autor de diversos textos teatrais, dentre eles, “Bumba meu Fusca”, “Cidade submersa” e “Makunaíma na rua”. Foi professor no Curso de Artes Cênicas do SENAC-SP e, em 2012, ministrou o Curso “Modos de Criação e Produção no Teatro de Grupos da Cidade de São Paulo” na FFLCH – USP.

18/08, das 19h às 22h – Encontro com Andreza Nóbrega e Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí: “Acessibilidade e Teatro”

Andreza Nóbrega é doutoranda em Teatro na UDESC, mestra em Educação pela UFPE, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas também pela UFPE, e especialista em Audiodescrição pela UFJF. A artista e pesquisadora teatral fará uma intervenção aberta ao público no processo de pesquisa e criação teatral “Ações para suspender o tempo”, do Grupo Artístico Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí. Andreza apresentará procedimentos e políticas de acessibilidade em teatro, ações cada vez mais urgentes de serem inseridas e concebidas como parte constituinte dos processos de estudos e aprendizagens dos artistas das artes cênicas.

19/08, das 19h às 22h – Homenagem “O Teatro de Tatuí e os 45 anos do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, com Prefeitura Municipal de Tatuí

A Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí realiza, por meio do Museu Histórico Paulo Setúbal e dentro da programação da 79ª Semana Paulo Setúbal e 195º Aniversário de Tatuí, um encontro virtual com convidados(as) para homenagear o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, que celebra 45 anos em 2021.

20/08, das 19h às 22h – “Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil – trajetória, princípios e a edição de 2021”, encontro com organizadores e artistas do Festival VQV

O IV Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil é uma iniciativa cultural que faz parte de uma rede latinoamericana de teatro jovem, criando um espaço de encontro e incentivo à produção teatral jovem no país ao promover apresentações de espetáculos, mesas de debates, oficinas, painéis de intercâmbio e encontros. Estruturada por cinco arte-educadores independentes (Arthur Hideki, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa) entra em sua terceira edição com a parceria do SESC Santo André e o apoio da Lei Aldir Blanc da Secretaria Estadual de Cultura. A curadoria, que sempre prezou pelo protagonismo jovem e pelo debate em torno dos direitos humanos e da democracia, celebrará o centenário de Paulo Freire. Grupos de São Paulo, Amazonas, Fortaleza, dentre outros, estarão na programação.

SERVIÇO
Volta às aulas: Semana de Abertura do 2º Semestre do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Data: 16 a 20 de agosto de 2021
Transmissão: https://www . youtube.com/ user / VideosConservatorio
Evento gratuito

Espaço Cultural do Iguatemi Esplanada traz a mostra Diversidade

O Espaço Cultural do shopping Iguatemi Esplanada, localizado na divisa entre as cidades de Sorocaba e Votorantim (SP), recebe na próxima segunda (16/08) a mostra “Diversidade – Asas de um mesmo pássaro”. A mostra traz trabalhos de dois artistas plásticos, que abordam as diferentes visões de um mesmo cenário, fazendo uma analogia com as asas de um pássaro, que são diferentes, mas parte de um mesmo ser.

foto
Reprodução

“Diversidade” tem a curadoria de Paulo Giavoni. “Se olharmos no espelho, vemos que o lado direito do rosto é diferente do esquerdo. As asas de uma ave também são diferentes, mas são asas do mesmo pássaro que, quando postas na mesma direção, Razão e Fé, elevam o Espirito”, explica Giavoni.

“Diversidade” traz trabalhos dos artistas plásticos Di Fogaça e Franco Rodrigo, que ficarão expostos de 16 de agosto a 30 de setembro. Di Fogaça segue a linha surrealista, com foco na sobreposição de imagens. Suas obras são contemporâneas e exploram a arquitetura. Já Franco Rodrigo é artista plástico com influência da na cultura africana e em temas voltados à negritude, resiliência feminina e arte sustentável.

As telas estarão expostas de 16 de agosto a 30 de setembro no Espaço Cultural do Iguatemi Esplanada, localizado no Piso Votorantim da Ala Sul do shopping, em frente à loja Cotton On. O espaço está aberto ao público de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h. A entrada é gratuita.

Serviço:

Mostra “Diversidade – Asas de um mesmo pássaro”

Local: Espaço Cultural do Iguatemi Esplanada, localizado no Piso Votorantim da Ala Sul, em frente à loja Cotton On

Data: de 16 de agosto a 30 de setembro

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h

Gratuito

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemi.com.br/esplanada

Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais

Instagram – @iguatemiesplanada

Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

Plataforma de relacionamento sugar lança pagamento por PIX

Segundo dados do Banco Central, o novo método de pagamento, PIX, já contabilizou mais de 1 bilhão de transações, entre pagamentos e recebimentos. A modalidade veio para agilizar os processos bancários, e no Brasil, o seu uso já é considerado maior que DOC e TED. Entre os seus benefícios está a possibilidade de fazer essas transações sem a cobrança de taxas e a liberdade de escolher como e quando quiser, não tendo restrições de dias e horários.

foto
Reprodução

E não são apenas pessoas físicas que vêm usufruindo do meio. Também, de acordo com o Banco Central, já são mais de 5,5 milhões de empresas com chave PIX cadastrada, o que confirma que muitos negócios vêm utilizando a ferramenta. Dentre eles está o Universo Sugar, plataforma de relacionamento sugar, que lançou neste mês de agosto, o pagamento por PIX. Assim, como muitos aplicativos de relacionamento, eles possuem a versão gratuita e a paga, que conta com muitos benefícios adicionais, e agora, com a facilidade de um pagamento instantâneo.

A plataforma tem como objetivo juntar Sugar Daddies, que são homens ricos e maduros, que estão em busca de uma companhia e um relacionamento descomplicado, com as Sugar Babies, que por sua vez, são mulheres jovens e ambiciosas que procuram um companheiro que possa lhe oferecer mimos, oportunidades e um estilo de vida de luxo. Entre o que pode ser adquirido com a novidade do PIX estão o FastPass, Sugar Coins e o Perfil Exclusive. O primeiro é uma função paga do Universo Sugar, que garante aprovação imediata das Sugar Babies para o uso da plataforma. Por ser um site onde muitas pessoas se cadastram diariamente, eles buscam manter um equilíbrio entre o número de cadastrados, para garantir uma melhor experiência do usuário.

Dessa forma, as Sugar Babies vão sendo aprovadas de acordo com o número de Sugar Daddies que vão sendo aprovados também. Assim, com o pagamento do FastPass não é preciso aguardar para utilizar os benefícios que o Universo Sugar oferece, pois, o cadastrado terá acesso instantâneo. Já o Sugar Coins é um método de deixar o perfil das Sugar Babies em destaque nas buscas e em um hotlist por 30 minutos, causando impacto e facilitando na procura pelos Sugar Daddies.

Por último, o Perfil Exclusive é para quem busca por benefícios permanentes ao escolher os planos exclusivos do Universo Sugar. Ou seja, além de ganhar um selo de usuário VIP, a pessoa sempre estará no topo de pesquisas. A plataforma afirma que mesmo sendo um lançamento recente, 32% dos usuários já utilizaram o PIX como meio de pagamento no site e pretende alcançar a marca de 70% até o final de 2021.

PIX como meio de paquera

Um caso que fez muito sucesso no Twitter, foi o de um casal, na qual a mulher foi bloqueada em todas as redes sociais do seu ex-namorado e encontrou no PIX uma solução para se comunicar com ele. Logo, como o meio de pagamento permite escrever uma breve descrição na hora de enviar a transferência, ela fez várias transações para ele, de valores pequenos, com suas declarações. Isso fez com que a ideia “bombasse” nas redes sociais, tornando o PIX um meio para paquerar a pessoa interessada, gerando, inclusive, muitas brincadeiras na internet.

A plataforma afirma que essa tendência foi um dos motivos que os levaram a ter a ideia de incluir a ferramenta de pagamento no Universo Sugar, e acreditam que disponibilizar essa opção trará uma facilidade e comodidade maior para o usuário, melhorando a relação de ambos.

Facebook Gaming e LOUD fecham parceria para vídeos exclusivos na plataforma

A partir desta semana, os fãs de gaming poderão assistir a vídeos exclusivos da LOUD, uma das maiores organizações de e-sports no Brasil, no Facebook Gaming. A parceria de conteúdo trará para o Facebook mais de 1.680 vídeos que serão publicados ao longo de um ano nas Páginas da LOUD e de alguns de seus criadores na plataforma. Entre os conteúdos disponíveis estarão vídeos sob demanda com recortes exclusivos dos melhores momentos de gameplays de jogos como Free Fire e GTA V Roleplay. Os fãs poderão assistir, interagir e apoiar os criadores enviando Estrelas, que são revertidas em dinheiro para os gamers.

foto
Reprodução

Os vídeos serão publicados na Página da LOUD no Facebook e dos criadores PlayHard, GS, Babi, Coringa, Jordan e Thurzin. “Queremos expandir as oportunidades de monetização para os criadores no Facebook Gaming. Pela nossa plataforma, os fãs da LOUD poderão interagir e apoiar os gamers, além de acompanhar toda semana, a partir de novas perspectivas, os melhores momentos desses criadores”, comenta o gerente de parcerias do Facebook Gaming no Brasil, William Pimenta.

Em maio deste ano, o Facebook anunciou o teste de Estrelas [link] em vídeos sob demanda de gaming, com o objetivo de ampliar o suporte e oportunidades de monetização para gamers na plataforma. No Brasil, a LOUD será o primeiro parceiro de gaming a testar a nova ferramenta de monetização do Facebook.

“Desde o primeiro dia tem sido nossa missão engajar e empolgar os gamers por todo o Brasil. Nossa parceria vai ajudar criadores a distribuir incríveis conteúdos VOD para nossa audiência e fãs no Facebook. Com tudo agora acontecendo online, há grandes oportunidades em plataformas como o Facebook, que permite uma acessibilidade inigualável para os usuários.” afirma o sócio-fundador da LOUD, Jean Ortega. Até o final de 2022, o Facebook planeja investir mais de US$ 1 bilhão em programas que oferecem aos criadores novas maneiras de ganhar dinheiro com o conteúdo que criam no Facebook e no Instagram.

 

Conservatório de Tatuí lança série de videoaulas

O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí traz um espetáculo especial para o público com o lançamento do ‘Conservatório na Rede’. Serão 18 séries com mais de 60 vídeos preparados por professores da instituição e convidados, com o objetivo de levar cultura e conhecimento para mais pessoas e permitir que, mesmo de casa, todos possam aprender e se sentir mais próximos dos docentes e alunos. O primeiro vídeo será divulgado na quinta-feira (08/07) na página do projeto no Youtube ( Conservatório de Tatuí – YouTube ).

Reprodução

Além de conhecer toda a história por trás das coxias do maior Conservatório Dramático e Musical da América Latina, o público terá acesso a diversos conteúdos que variam desde a história da música e artes cênicas, repertórios, cuidados com instrumentos, a voz, a cena, até a tecnologia, que se tornou fundamental para que artistas continuem a levar música e teatro a todo Brasil, além de encantar e inspirar suas audiências em um período de pandemia e isolamento social. O primeiro tema da série será ‘Todas as Cordas’, que apresentará de forma detalhada o violão de oito cordas.

O gerente artístico pedagógico de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e um dos coordenadores do projeto, Antonio Salvador, destaca que são aulas breves, em torno de quinze minutos cada uma, podendo despertar o interesse de estudantes e educadores de diversas áreas artísticas. “As séries foram pensadas a partir de três videoaulas cada uma, que se articulam entre si a partir de um eixo temático. Algumas videoaulas foram preparadas especialmente para as crianças. O projeto ‘Conservatório na Rede´ também é destinado a um público mais amplo, que tem curiosidade nas linguagens presentes no Conservatório, mas que nunca fez uma aula de música ou teatro” comenta Salvador.

A diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, também fala sobre a importância do Projeto. “Assumimos a gestão do Conservatório de Tatuí em um momento atípico e tivemos que adaptar as atividades regulares para continuarmos levando ensino de qualidade aos nossos alunos e alunas, artistas da música e da cena e público de modo geral. Mesmo com a retomada parcial e gradativa das aulas presencias a partir de maio, seguindo todos os critérios de segurança, sentimos que precisávamos continuar a fomentar e disseminar o conhecimento. Por isso, lançamos o ‘Conservatório na Rede’ com o objetivo de tornar público e acessível todo o material produzido por nossos professores e convidados” completa Alessandra.

TEMAS QUE SERÃO APRESENTADOS NAS SÉRIES:

  1. Arte Musical e suas Técnicas

  2. Criando Vídeos Musicais

  3. Cuidados com Instrumentos Musicais

  4. Destaques do Conservatório de Tatuí

  5. Fazendo Música com Criança

  6. Gêneros Musicais na Música Popular

  7. Grupos da Música de Concerto

  8. Instrumentos na Música de Concerto

  9. Instrumentos na Performance Histórica

  10. Música e Cultura Popular

  11. Música e Educação

  12. Música e Mercado: Caminhos do som

  13. Música e Temas Contemporâneos

  14. O Interior da Cena

  15. Repertórios Musicais do Brasil

  16. Teatro na Escola

  17. Todas as Cordas

  18. Um Pouco da História da Música

  19. Vozes no Ar

  20. A Voz da Cena

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento:

Conservatório de Tatuí: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h

Bilheteria/Teatro Procópio Ferreira: terça a sexta, das 13h30 às 17h30 e

das 19h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 21h.

Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita

https://www.conservatoriodetatui.org.br

ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL ‘CULTURA NAS ESTAÇÕES’ COM SHOWS ESPECIAIS NO FIM DE SEMANA DO DIA DOS PAIS

A Enel Distribuição Rio, em parceria com a Peck Produções, promoverá nos dias 7 e 8 de agosto a segunda edição do festival ‘Cultura nas Estações’. Dessa vez, a estação celebrada será o Inverno, aproveitando para comemorar também o Dia dos Pais (08/08). O festival contará com grandes nomes da música brasileira: Nando Reis, Marcelo D2, Samuel Rosa, Martinho da Vila, Marcelo Falcão e Diogo Nogueira. Alguns dos artistas se apresentarão acompanhados de seus filhos, levando muita emoção para o grande palco montado no Caminho Niemeyer, em Niterói. O evento será transmitido ao vivo, de forma gratuita, por meio do canal do YouTube da Enel Brasil, disponível no link https://www.youtube.com/enelbrasil; e pelo MusicBox, canal 123 na Claro e NET, 145 na Oi, e 637 na Vivo.

foto
Reprodução

Vale destacar que o ‘Cultura nas Estações’ segue todas as normas e protocolos das autoridades públicas locais para contenção da Covid-19, como distanciamento mínimo necessário, uso de máscaras e álcool gel. Além disso, todos os profissionais envolvidos serão testados previamente. O evento tem o patrocínio da Secretara de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Enel Distribuição Rio, e apoio do Caminho Niemeyer.

Grandes atrações em um fim de semana dedicado aos pais

Homenageando o mês dos pais, o time escalado para levar música e boas energias para o evento é formado por grandes nomes. Para aquecer, Toni Garrido, mestre de cerimônias do projeto, fará um pocket show na sexta-feira (06/08), diretamente do Imperator – Centro Cultural João Nogueira, que será transmitido por meio dos perfis do Instagram (https://www.instagram.com/culturanasestacoes/) e Facebook (https://www.facebook.com/culturanasestacoes) do ‘Cultura nas Estações’.

No sábado (07/08), abrindo o evento em clima de samba, Diogo Nogueira fará uma homenagem ao pai, João Nogueira, conhecido pelo seu suingue e por composições icônicas como “Poder da Criação” e “Além do Espelho”. Continuando a atmosfera sambista, Martinho da Vila apresentará em seguida seus sucessos, como “Canta, Canta, Minha Gente” e “Disritmia”, além de contar com a participação de sua filha, Mart’nália, no show. Marcelo Falcão fecha o time escalado para o dia, com grandes hits de sua trajetória, além de seu trabalho mais recente, “Céu Aberto”.

Já no domingo (08/08), Marcelo D2 apresentará hits de sua carreira, que navega entre diferentes gêneros musicais, e também terá a companhia de Sain, seu filho, que seguiu os passos do pai no rap. Nando Reis será outra estrela de domingo, e tocará com Sebastião Reis, seu filho músico, que ficou com o nome nacionalmente conhecido após seu pai dedicar a canção “O Mundo É Bão, Sebastião” a ele. Samuel Rosa encerrará o line up de domingo, cantando sucessos de sua carreira com o Skank e de seus trabalhos solo, além de dividir o palco com Juliano Alvarenga, seu filho guitarrista e violonista.

Além de Toni Garrido, como mestre de cerimônias nos dois dias de lives, o festival contará novamente com a presença dos atores Rafael Zulu e Juliana Knust, que ficarão no comando da transmissão, interagindo com o público de casa.

Assim como na primeira edição, os telespectadores poderão realizar doações, por meio de um QR Code que ficará disponível na tela durante as lives. Os valores arrecadados serão revertidos na compra de cestas de alimentos orgânicos que serão entregues à Federação das Associações de Moradores de Niterói. Na primeira edição do festival, realizado em maio, o projeto arrecadou mais de R﹩ 11 mil e o valor beneficiou 250 famílias com alimentos orgânicos.

Música e empreendedorismo

O ‘Cultura nas Estações’ também contará com uma programação de cursos e palestras, com o objetivo de estimular o empreendedorismo como geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todas as atividades serão gratuitas e as informações e as inscrições estarão disponíveis no site https://www.culturanasestacoes.com.br.

Serviço – ‘Cultura nas Estações’

Data: 06/08, sexta-feira
Horário: 20 horas
Atração: pocket show Toni Garrido
Transmissão por meio das redes sociais do evento: Facebook (https://www.facebook.com/culturanasestacoes) e Instagram (https://www.instagram.com/culturanasestacoes/)

Data: 07/08, sábado
Atrações: Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Mart’nália e Marcelo Falcão
Transmissão: YouTube da Enel Brasil (https://www.youtube.com/enelbrasil) a partir das 16 horas e
MusicBox, canal 123 na Claro e NET, 145 na Oi, e 637 na Vivo, a partir das 18h30

Data: 08/08, domingo
Atrações: Marcelo D2 e Sain; Nando Reis e Sebastião Reis; e Samuel Rosa e Juliano Alvarenga
Transmissão: YouTube da Enel Brasil (https://www.youtube.com/enelbrasil) a partir das 16 horas e
MusicBox, canal 123 na Claro e NET, 145 na Oi, e 637 na Vivo, a partir das 18h30

Agenda completa e inscrições disponíveis em www.culturanasestacoes.com.br

Ciesp Sorocaba promove curso on-line de NR12

A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) está com inscrições abertas para o curso NR12 – Princípios para Apreciação de Risco, que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, das 18h às 22h, por meio da plataforma Zoom. Com carga horária de 8 horas, o curso será ministrado pelo engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, certificado pela TÜV Nord – CMSE como especialista em segurança em máquinas e equipamentos, Almir Buganza.

foto
Reprodução

O objetivo é conscientizar os profissionais sobre os riscos envolvendo máquinas e equipamentos e as metodologias aplicadas para a elaboração do inventário e a análise do nível de performance requerida. Entre os temas abordados no conteúdo programático estão: Introdução à norma NR 12, Conceitos para o inventário de máquinas e equipamentos em conformidade a NBR ISO 12100, Introdução sobre o nível de performance requerido em atendimento a ISO 13849, harmonizada com a NBR 14153 e Sistemas de segurança – avaliação e implementação.

O investimento é R$ 280,00 para empresas associadas ao CIESP ou aos Sindicatos filiados à FIESP e R$ 420,00para não associadas. No valor estão inclusos material didático e certificado. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto pelo link https://www.fourpass.com.br/evento/curso-nr-12-principios-para-apreciacao-de-risco-ciesp-sorocaba/.
Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Sobre o instrutor

Almir Buganza é engenheiro eletricista com experiência de 37 anos em indústrias eletromecânicas, manufatura, energia, elétrica e consultoria. Graduado em Engenharia Elétrica e em Engenharia de Segurança do Trabalho, o instrutor é pós-graduado em Administração de Marketing e pós-graduando em Perícia Judicial e Extrajudicial. É especialista em Circuitos Magnéticos capacitado pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA); Certificado pela TÜV Nord – CMSE como especialista em segurança em máquinas e equipamentos, especialista em Circuitos Magnéticos e expert em Certified Machinery Safety (Segurança de Máquinas Certificadas).

Serviço:
O que: Curso NR12 – Princípios para Apreciação de Risco.
Data: Dias 18 e 19 de agosto, das 18h às 22h.
Onde: Curso on-line por meio da plataforma Zoom

Inscrições: https://www.fourpass.com.br/evento/curso-nr-12-principios-para-apreciacao-de-risco-ciesp-sorocaba/.

Preso por furto de frango, vegetais e panela, homem é solto por habeas corpus impetrado pela Defensoria

Após um homem em situação de rua acusado de tentativa de furto de comida e de uma panela ter sua prisão em flagrante convertida em preventiva, a Defensoria Pública impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) e obteve sua soltura. Assim, ele responderá ao processo em liberdade. O caso ocorreu no município de Jaú.

foto
Reprodução

Igor (nome fictício) foi preso acusado de furtar um frango, uma panela de pressão usada, uma abóbora, 200g de pepino e 200g de quiabo, estimados em R$ 72. Após a conversão do flagrante em prisão preventiva pela 1ª Vara Criminal de Jaú, a Defensora Thais Guerra Leandro impetrou habeas corpus no TJ-SP argumentando que o crime atribuído a Igor teria sido praticado sem violência ou grave ameaça, estando presente os requisitos para a aplicação do princípio da insignificância, além de ter sido cometido em razão de seu estado de necessidade, uma vez que o homem afirmou ter praticado o delito pois estava com fome, configurando furto famélico.

“Como se sabe, o Direito Penal deve se ocupar apenas dos bens jurídicos mais importantes para a sociedade”, sustentou a Defensora. “O princípio da insignificância afasta a tipicidade material do delito, por não haver lesividade a nenhum bem jurídico (neste caso, o patrimônio), ainda mais quando considerada a grandiosidade do patrimônio das empresas vítimas. E mais: os objetos furtados foram devolvidos, logo, sequer há que se falar em prejuízo.”

No acórdão, a 2ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP acolheu os argumentos da Defensoria e, em votação unânime, concedeu ordem de expedição do alvará de soltura.

“Segundo se depreende dos autos, Igor se viu preso sob acusação de furto de uma panela de pressão, de uma galinha e de alguns gêneros alimentícios, bens que estariam no interior do imóvel da vítima, fato que, à princípio e a depender da prova a ser produzida sob o crivo do contraditório, não retira a possibilidade de eventual reconhecimento de furto famélico ou, até mesmo, da aplicação do princípio da insignificância, pelo que, então, de todo conveniente que ele aguarde em liberdade o desfecho da ação penal”, considerou o Relator, Desembargador André Carvalho e Silva de Almeida.

O Magistrado também justificou a decisão pelo contexto de pandemia. “Somada a pouca gravidade intrínseca dos fatos, tem-se a preocupação decorrente da pandemia causada pelo Covid-19, a recomendar dos Poderes competentes e, em especial, do Poder Judiciário, cautela na manutenção da prisão cautelar, a fim de se prevenir alastramento da doença até mesmo dentro das unidades prisionais”, observou.

Princípio da insignificância

A Defensoria Pública de SP obteve recentemente nos Tribunais Superiores decisões favoráveis a réus acusados de tentativas de furto de itens de pequeno valor contra estabelecimentos comerciais.

Embora esteja sedimentada desde 2004 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a incidência do “princípio da insignificância” nem sempre é aplicada em instâncias iniciais e termina sendo reconhecida apenas após recursos a Cortes Superiores. Há casos de réus que respondem presos a essas acusações.

Reconhecido pela jurisprudência e doutrina penal, o princípio da insignificância tem o intuito de afastar a tipicidade penal, isto é, afastar a criminalização, em casos de furto ou tentativa de furto que preencha alguns requisitos, como a mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica provocada.

O objetivo é evitar que condutas de baixo potencial ofensivo sofram os rigores da intervenção penal, que deve ser reservada apenas a condutas que impliquem grave ofensa social.

Iguatemi Esplanada é ponto drive thru para vacinação de Covid-19 para moradores de Votorantim

Desde o início da pandemia do Covid-19, o Iguatemi Esplanada vem adotando medidas para mitigar os impactos do vírus na vida dos moradores de Sorocaba e Votorantim. Depois de doar testes rápidos e máscaras descartáveis para ambas as prefeituras, o Iguatemi Esplanada firmou uma parceria com a Prefeitura de Votorantim para receber um ponto de vacinação drive thru para segunda dose da imunização contra a Covid-19. O ponto começou a funcionar nesta segunda, 26 de julho.

foto
Reprodução

A Secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, conta que além do fácil acesso, o posto de vacinação do Iguatemi Esplanada é aberto em um momento estratégico da campanha de vacinação, já que a maior parte da população da cidade está na faixa etária de 30 a 39 anos. Além disso, a nova estrutura oferece conforto e segurança para as equipes de vacinação. “Sol, vento, frio e chuvas são algumas das adversidades que impactam nossa equipe e a localização do posto dentro do Iguatemi traz a proteção necessária para darmos celeridade à vacinação.”

A gerente geral do Iguatemi Esplanada, Ana Carolina Gonçalves, conta que o empreendimento está acompanhando de perto as ações das Prefeituras de Sorocaba e Votorantim e ajudando através de doações e ações sociais sempre que possível. “A criação do ponto de vacinação drive thru em nosso estacionamento deve agilizar a imunização em Votorantim. Para isso, escolhemos um local com acesso fácil e seguro para a população e confortável para a equipe de vacinação. Esperamos que essa iniciativa posso ajudar a sociedade passar por este momento difícil da melhor maneira possível”, afirma a gerente geral do shopping, Ana Carolina Gonçalves.

O posto de vacinação drive thru do shopping Iguatemi Esplanada irá atender a população a partir do dia 26 de julho das 8h às 16h30. O acesso ao ponto de vacinação é gratuito e deve ser feito pela rua Agostinho Gomes – Votorantim, entre os condomínios Vitrine e JK.

Ações sociais

A parceria com a Prefeitura de Votorantim faz parte de um movimento iniciado em abril de 2020 pelo grupo Iguatemi para ajudar a sociedade a mitigar os impactos da Covid-19. Entre as principais medidas adotadas destaca-se a doação de R$ 8 milhões, revertidos na aquisição de testes rápidos, máscaras de proteção e cestas básicas e produtos de higiene destinados a cidades em que está presente nos vários estados brasileiros.

Como apoio às ações contra covid implantadas pelas Prefeituras de Sorocaba e Votorantim, o Iguatemi Esplanada fez a doação de 1.000 testes rápidos e 35 mil máscaras para cada município. O empreendimento também implementou ações sociais como a arrecadação de roupas e alimentos, que foram encaminhados ao Fundo Social e Pastoral do Menor.

Serviço:

Iguatemi Esplanada recebe ponto de vacinação contra Covid-19 para moradores de Votorantim

Data: a partir de 26 de julho

Horário: das 8h às 16h30

Local: rua Agostinho Gomes – Votorantim, entre os condomínios Vitrine e JK.

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

Senac Itapetininga oferece oito cursos técnicos para o segundo semestre

A pandemia trouxe muitos desafios, especialmente para o mundo do trabalho. E como se preparar para enfrentar esse novo cenário? De acordo com Adriano Moraes, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga, ingressar em um curso técnico pode ser uma boa alternativa. “Eles oferecem uma rápida formação para aqueles que estão em busca de recolocação no mercado. Os cursos técnicos também são uma ótima escolha
para os jovens que estão concluindo o ensino médio, pois eles podem ter a chance de conseguir um estágio e conquistar a tão exigida experiência profissional”, aconselha.

foto
Reprodução

Segundo o docente, esse modelo de curso também prepara o aluno para um ambiente cada vez mais competitivo. “Atualmente, as empresas valorizam muito os profissionais técnicos, que suprem uma demanda crescente de mão de obra especializada. E a qualificação técnica oferecida pelo Senac atua no desenvolvimento profissional, focando naquilo que o mundo do trabalho exige.” Para quem pretende ingressar em um curso técnico, a unidade
Itapetininga está com inscrições abertas para os cursos: Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Finanças, Técnico em Logística, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem. Mais informações e inscrição no portal da unidade (www.sp.senac.br/itapetininga).

Cursos Técnicos do Senac São Paulo a R$ 99 mensais Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional. Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99,
inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Senac 75 anos. Temos um mundo para transformar Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação. Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu
atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.
#Senac75. Temos um mundo para transformar.

Serviço:
Técnico em Administração
Turma 1
Data: de 3 de agosto de 2021 a 14 de dezembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 1.000 horas
Turma 2
Data: de 10 de agosto de 2021 a 26 de outubro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 1.000 horas
Técnico em Recursos Humanos
Turma 1
Data: de 4 de agosto de 2021 a 5 de agosto de 2022

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 800 horas
Turma 2
Data: de 20 de setembro de 2021 a 20 de setembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 800 horas
Técnico em Finanças
Data: de 9 de agosto de 2021 a 22 de setembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 800 horas
Técnico em Logística
Data: de 8 de setembro de 2021 a 25 de outubro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 800 horas.

Técnico em Informática
Data: de 1º de setembro de 2021 a 31 de maio de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 1.200
Técnico em Informática para Internet
Data: de 23 de agosto de 2021 a 9 de novembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 1.000
Técnico em Segurança do Trabalho
Data: de 5 de outubro de 2021 a 17 de abril de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 1.200
Técnico em Enfermagem
Data: de 2 de agosto de 2021 a 31 de outubro de 2023
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Duração: 1.800

Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495, Centro – Itapetininga/SP
Inscrições e informações: www.sp.senac.br/itapetininga

MaturiFest 2021 anuncia empresas presentes no GPTW 50+

Empresas presentes no Ranking GPTW 50+ 2021 serão anunciadas na 4ª edição do MaturiFest, o festival contará com painel dedicado sobre o ranking e cases para inspirarem companhias em suas jornadas sobre Diversidade Etária.

foto
Reprodução

As inscrições para o festival podem ser realizadas até 26 de julho, o evento é gratuito e acontecerá de forma 100% online de 26 a 29 de julho, das 14h às 20h30. Assim como nos anos anteriores, o festival traz para debate o futuro do trabalho e empreendedorismo 50+ no Brasil. Apesar da participação ser gratuita há também a opção do ingresso solidário que terá 60% do valor revertido como doação a organizações que apoiam idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social. Quem optar por este formato de pagamento, terá acesso ainda a todo o conteúdo gravado para visitá-lo quando quiser.

Tony Ramos está entre os convidados especiais, o ator participará de conversa inspiradora sobre projeto de vida no painel de fechamento do evento ao lado de Mirian Goldenberg. A grande novidade desta edição será a apresentação de cases de inclusão de profissionais 50+ por grandes empresas, como Credicard e Kimberly-Clark, e a realização de oficinas práticas que visam estimular a atualização e o empreendedorismo. Os temas serão voltados ao marketing digital, vendas, preparação para entrevistas, finanças, marca pessoal, ferramentas de trabalho remoto e muito mais. Todas as iniciativas também têm como público empresas interessadas em diversidade etária.

Serão mais de 25 horas de conteúdos, 30 salas de networking e oficinas. Passarão por lá aproximadamente 60 palestrantes renomados, como Mario Sergio Cortella, Wellington Nogueira, Alexandre Kalache, Cris Guerra, Costanza Pascolato, Marc Tawil, Mirian Goldenberg, Beia Carvalho, Maria Cândida e o norte-americano Chip Conley. A agenda será voltada tanto para empresas quanto ao público 50+ e composta por temas como o trabalho do futuro, reinvenção profissional, transformação de carreira e vida, jornada do empreendedorismo maduro, trabalho autônomo, tecnologia, marketing e presença digital. Além de conteúdos inspiradores, seja com pessoas conhecidas como cases de pessoas 50+ que se reinventaram

Para criar uma grande rede de networking e troca rica de conhecimento, os profissionais maduros também poderão se conectar participando da iniciativa “Eu Busco / Eu Ofereço”, onde vão poder destacar o que buscam no mercado de trabalho e o que podem oferecer entre si ao longo do evento.

Serviço | MaturiFest 2021
Data: de 26 a 29 de julho, das 14h às 20h30
Inscrições gratuitas: maturifest.com

Startup de Sorocaba é finalista do maior programa de aceleração da América Latina

A PiCode Education, empresa focada em soluções e ferramentas voltadas à educação, teve projeto aprovado para Etapa Conexão do Ciclo 2021.1 do InovAtiva, maior programa de aceleração da América Latina, e está entre as 160 melhores startups com potencial inovador do País. A edtech de Sorocaba, interior de São Paulo, foi incluída no programa em abril deste ano. Por isso, o fundador Lucas Piovani, 23 anos, comenta que a primeira etapa do InovAtiva já trouxe a ele muito conhecimento, bem como a possibilidade de network com empreendedores de vários Estados.

Reprodução

Fundada em novembro de 2019 e instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba, a PiCode Education conta, atualmente, com oito colaboradores e 15 investidores. Inclusive já recebeu aportes da Criabiz Ventures e da Anjos do Brasil. “Para mim é uma conquista imensa ver aquela ideia, que nasceu há dois anos, se transformar em algo tão reconhecido e obter resultados satisfatórios em pouco tempo”, afirma Lucas Piovani.

Conforme o jovem empreendedor, o objetivo da edtech é mudar o panorama da educação brasileira, inserindo a tecnologia de forma natural nos conteúdos curriculares. “Receber a aprovação de um programa como o InovAtiva mostra que mais pessoas confiam no nosso propósito e acreditam em nosso potencial”, acrescenta. O maior programa de aceleração da América Latina conta com capacitação, conexão e mentorias. Para cada edição – são duas ao ano – são selecionados negócios inovadores de todos os segmentos que estejam nas fases de validação, operação ou tração.

FOCO NAS ESCOLAS

A PiCode Education traz soluções tecnológicas para as escolas, por meio de kits didáticos para inserção da robótica no currículo e até mesmo plataformas gamificadas de aprendizagem. “Nós não fazemos robôs, as crianças fazem”, este é o lema da empresa que entrega soluções para várias unidades de ensino do Brasil.

Ainda para este ano é objetivo da startup promover uma olimpíada de robótica e um hackathon – evento para criação de soluções inovadoras que reúne designers e desenvolvedores de software. Além da parceria com as escolas, a Picode Education tem como propósito levar a robótica e as soluções para dentro das casas, a fim de permitir que o aprendizado seja contínuo, não dependendo exclusivamente de um horário escolar.

 

Conheça os 10 maiores nomes LGBTQIA+ do universo digital brasileiro

Conheça os 10 maiores nomes LGBTQIA+ do universo digital brasileiro
Conheça os 10 maiores nomes LGBTQIA+ do universo digital brasileiro

Igualdade, diversidade, conscientização e inclusão são temas que ganham cada vez mais espaço nas redes sociais. Pessoas de diferentes segmentos têm encontrado no mundo on-line uma forma de se posicionar e de ganhar voz, principalmente, dentro do movimento LGBTQI+. Diante de tantas novas referências e modelos presentes nos mais diversos canais, é um desafio para os seguidores saber quais tem os conteúdos mais relevantes.

A lista divulgada hoje pelo prêmio iBest é o guia que todo interessado pelo assunto precisa. A premiação seleciona os melhores do universo digital com um algoritmo que pesquisa e quantifica milhares de iniciativas, apontando matematicamente os destaques de cada categoria para definir os Top10 do país a cada ano.

ibest

Top10

Confira os 10 maiores nomes LGBTQIA+ do universo digital brasileiro:

Advogada Feminista
Gay Blog BR
Lorelay Fox
Louie Ponto
Mandy Candy
Mundo Paralelo
Pietra de Pinho
Põe Na Roda
Spartakus
Thiessita

Os brasileiros irão consagrar quem é o melhor do Brasil em votação que se inicia hoje, em vote.premioibest.com, e que vai até 29 de agosto.

Para Marcos Wettreich, CEO do iBest, o prêmio também cumpre a função de bússola do mercado ao apontar a direção do interesse do consumidor brasileiro. “O iBest funciona como uma certificação digital para os melhores do país, ancorando a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento, alcance e relevância e permitindo que as mais significativas tenham a visibilidade e o reconhecimento que merecem”, complementa Wettreich.

Recorde de votação e novidades

O crescimento de alcance da premiação ficou claro nas primeiras semanas deste ano, quando mais de três milhões de votos foram computados apenas na Fase Seleção, que indicou participantes para o Top10.

Nesta edição, a penetração do prêmio também aumentou significativamente, expandindo de 50 para 81 categorias contempladas. Agora, o iBest também aponta as principais revelações em áreas como Música e Humor; melhores por estado e iniciativas ESG, com boas práticas ambientais, sociais e de diversidade, entre outros assuntos de importância no mundo digital. Os vencedores serão anunciados em novembro.

iBest anuncia lançamento da iGency, nova plataforma para influenciadores, em outubro

No segundo semestre, o iBest vai ampliar a sua atuação como referência de mercado, disponibilizando comercialmente novos serviços baseados no seuno seu algoritmo, utilizado como base para a definição dos finalistas. A plataforma iGency vai estar disponível para influenciadores e para as empresas que os contratam, oferecendo uma certificação externa e confiável para esse tipo de serviço.

História

O iBest foi realizado pela primeira vez em 1995 e aconteceu até 2008, período em que foi não somente o maior prêmio da internet do Brasil, mas também do mundo. Em 2003, foi adquirido pela Brasil Telecom (atualmente Oi). Em 2020, Marcos Wettreich assumiu, novamente, o controle da marca e relançou a premiação, ampliada e focada em todo o universo digital.

Belas Artes promove curso de Gerenciamento de Crise em Redes Sociais

As redes sociais se tornaram a preferência quando o assunto é informação. Uma pesquisa divulgada em abril pelo Facebook IQ mostra que as redes sociais são a segunda maior fonte de informações sobre a pandemia, ficando apenas atrás da TV aberta.

foto
Reprodução

Preferência entre os brasileiros, as redes sociais também são palco de debates e discussões que acabam se transformando em crises de marca (branding) de empresas, influencers, artistas e profissionais liberais. Esse movimento resultou na discussão sobre a necessidade de um plano de gestão de crise em redes sociais.

Com o objetivo de capacitar os participantes a realizar o gerenciamento de risco, análise de problemas, mapeamento de dificuldades e análise estratégica dos cenários de crise em Mídias Sociais, além de desenvolver estratégias de comunicação com o mercado, o Centro Universitário Belas Artes irá promover de 12 a 16 de julho, das 18h30 às 21h30, o curso livre “Gerenciamento de Crise em Redes Sociais”.

Com carga horária de 15 horas, o curso é voltado para profissionais de comunicação, jornalistas, relações públicas, influencers, gestores públicos e privados, estudantes e interessados no tema.

Divido em cinco módulos, o curso tem formato de Digital Class (online) e seu conteúdo aborda temas como conceitos sobre crise, definição de key messages, cenário das crises nas mídias sociais, monitoramento em redes sociais, formação de comitê de crise, cobertura e atendimento a imprensa, reputação da marca, brand equity e social listening.

Ministrado pela jornalista Sandra Vergili e pela especialista em marketing Carla Acquaviva, o curso terá também apresentações de cases e exercícios práticos de simulação de crise. No último módulo, os alunos poderão apresentar seus projetos pessoais ou profissionais desenvolvidos durante o curso.

Informações e inscrições podem ser feitas no portal de cursos da Belas Artes https://loja.belasartes.br/portal-ecom/courses/gerenciamento-de-crise-em-redes-sociais-12131415-e-16-07/.

Serviço:

Curso on-line “Gerenciamento de Crise em Redes Sociais”.

Data: de 12 a 16 de julho

Horário: Das 18h30 às 21h30

Formato: online (Plataforma Belas Artes)

Informações e inscrições: https://loja.belasartes.br/portal-ecom/courses/gerenciamento-de-crise-em-redes-sociais-12131415-e-16-07/.

Vagas limitadas

Faculdade Belas Artes – Campus Sorocaba/Votorantim

Endereço: Avenida Gisele Constantino, 1850 – 2º andar – Torre Comercial Iguatemi Business, anexo ao Shopping Center Iguatemi Esplanada.

Cultura Inglesa fecha parceria com Globoplay e oferece assinaturas de streaming para novos alunos

A Cultura Inglesa , tradicional rede de escolas de inglês, anuncia uma parceria com a Globoplay, plataforma digital de streaming de vídeos sob demanda do Grupo Globo. Pelo acordo, a instituição de ensino oferece assinaturas para acessar o serviço digital aos alunos matriculados entre 21/06 e 17/07 para os cursos de inglês regulares do segundo semestre deste ano. Além disso, serão contemplados todos os alunos bolsistas da unidade Paraisópolis por dois meses, reforçando o compromisso da Cultura Inglesa com ações inclusivas.

Reprodução

A parceria com a Globoplay aposta no potencial das novas tecnologias para apoiar uma experiência de aprendizagem mais imersiva. Dessa forma, estimula o contato com filmes, desenhos e séries com áudio e legendas em inglês para o aperfeiçoamento das habilidades no idioma, reforçando a experiência de marca da instituição.

“A Cultura Inglesa associa o ensino do idioma a vivências como forma de estimular os seus estudantes a praticar o inglês com entretenimento. Essa experiência já está presente em nossas atividades extraclasse, sejam Culturais, Games, entre outras. Tudo isso acontece de forma espontânea, incorporando o hábito à rotina. Dessa forma, a parceria com a Globoplay é mais uma iniciativa para envolver e engajar nossos alunos de todas as idades com o inglês para além da sala de aula”, afirma Flavia Zulzke, Head de Marketing, Comunicação, Growth e Inteligência de Mercado da Cultura Inglesa.

Além do acesso ao serviço de streaming da Globo, com gratuidade no primeiro mês, a Cultura Inglesa também oferece para seus alunos, como parte integrante do curso, uma plataforma de experiência gamificada desenvolvida pela própria marca. Por ela, os estudantes interagem com vídeos, jogos e atividades que complementam o material dado em aula e, de forma dinâmica, desenvolvem maior autonomia no estudo da língua inglesa.

As matrículas para os cursos da Cultura Inglesa, com as opções de aulas presenciais ou ao vivo pela internet, devem ser realizadas diretamente pelo site da instituição: https://www.culturainglesa.com.br/lp/lp-cursos-de-ingles/ ou whatsApp (11) 96497-6870. O aluno que se matricula em um dos cursos fica isento de taxas de matrícula e contrato de fidelidade.

Get inspired: Confira 15 Nail Arts minimalistas do salão mais Artsy do Rio

Para quem acha que criar um design nas unhas é algo clichê, se engana. O time de artistas do Fil My Hair, espaço de beleza e bem-estar em Ipanema no Rio, mostra na prática, que é possível transformar as unhas em uma extensão de sua personalidade com um mix de tendências mundiais. Confira abaixo, assinada por Valéria Freitas, Tayane Batista e Lincy Carvalho.

foto
Reprodução

Espaço Cultural do Iguatemi Esplanada promove oficina de desenho

O que é cubismo? Quem foi Pablo Picasso? Muitas crianças e jovens não conhecem a técnica ou a contribuição de Picasso para a arte mundial. Para ajudar jovens a entrar no mudo das artes, o artista plástico sorocabano Paulo Giavoni, está ministrando oficinas de pintura no Espaço Cultural do shopping Iguatemi Esplanada, localizado na divisa de Sorocaba e Votorantim. As oficinas acontecem às sextas, sábados e domingos e as vagas são limitadas para que haja distanciamento entre os participantes e respeito à capacidade do Espaço. A atividade é gratuita.

foto
Reprodução

As oficinas acontecem dentro da mostra “O Mundo cabia na minha rua” expõe cerca de 40 telas de Giavoni e que trazem as primeiras lembranças do artista. Paulo Giavoni conta que muitas crianças têm se emocionado nas oficias, principalmente aquelas que adotaram o ensino à distância. “Algumas crianças chegam a chorar nas oficinas pelo simples fato de estarem sentadas, pintado e recebendo orientação”, explica.

A aula começa com um tour pela mostra para uma explicação sobre arte e pintura. Em seguida, as crianças recebem os mesmos desenhos das telas, mas apenas com um contorno para que elas pintem e criem à vontade. As crianças tem à disposição álcool em gel e todos os objetos são higienizados antes do uso.

A participação surpreendeu o artista, que conta que esta mesma oficina passou por outros locais, mas não teve a mesma participação. “É emocionante saber que eu apresentei Pablo Picasso, cubismo às crianças. É ainda mais emocionante dar a elas a oportunidade de criar, imaginar”. Todos os trabalhos ficam expostos no Espaço Cultural e passam a fazer parte da mostra.

As oficinas acontecem às sextas, sábados e domingos das 14h às 18h no Espaço Cultural, que fica no Piso Votorantim da Ala Sul do shopping, e frente à loja Cotton On. Já a exposição está aberta ao público de segunda a sábado das 10h às 21h e aos domingos e feriados das 12h às 20h até 15 de agosto. A entrada é gratuita.

Fruto da união da história que o shopping Esplanada construiu na região de Sorocaba com a expertise e qualidade da marca Iguatemi, o Iguatemi Esplanada é um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo, unindo o shopping, uma torre comercial e uma residencial ainda em construção. O empreendimento tem um mix completo com 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo 10 restaurantes, com a inauguração do Coco Bambu prevista para julho de 2021. O shopping também possui 10 salas de cinema da Cinépolis, das quais 3 são salas VIP, além de um estacionamento com 4.200 vagas, sendo 2.000 delas cobertas e uma vaga elétrica. Mais do que isso, o Iguatemi Esplanada oferece serviços exclusivos, como o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, e tem como missão proporcionar experiências únicas para seus clientes. Com a expansão em 2013, o Iguatemi Esplanada passou a contar com uma área bruta locável (ABL) de 63.890 m². A ala já existente, denominada Ala Norte, possui 23.890 mil m² de ABL e a Ala Sul, com 40 mil m² de ABL.

Serviço:

Oficinas de Pintura

Data: sextas, sábados e domingos até 15 de agosto

Horário: das 14h às 18h

Local: Espaço Cultural – Ala Sul – Piso Votorantim (Em frente à loja Cotton On)

Horário de visitação: Mesmo do shopping

Horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado das 10h às 21h e das 12h às 20h aos domingos

Entrada gratuita

CIESP Sorocaba abre inscrições para curso on-line da área de logística

Nos tempos atuais, garantir que o produto chegue rapidamente e a um baixo custo no cliente são fatores cruciais para a sobrevivência do negócio. Por essa razão, o setor de logística e de transporte de cargas passaram a ganhar destaque e a despontar como uma área estratégica nas empresas.

foto
Reprodução

Pensando nisso, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), irá realizar nos dias 5 e 6 de julho, das 14h às 18h, o curso on-line “Como Elaborar e Negociar Tabelas de Frete no TRC”.

Ministrado pelo instrutor Paulo Rago, o curso visa proporcionar aos participantes conceitos de administração de custos e seu correto entendimento para a criação de uma tabela de frete no Transporte Rodoviário de Carga (TRC). Durante o treinamento, serão apresentados estudos de casos com a utilização destes conceitos dentro das empresas, além de orientações de como implantar o conteúdo aprendido com sucesso nas empresas. “O curso será também uma oportunidade de os participantes debaterem o tema e fazerem benchmarking”, explica Rago.

Entre os temas que serão abordados no conteúdo programático estão: Custos: Conceito e classificação; Gerenciamento empresarial; Margem de contribuição; Custo Operacional do transporte; Composição das planilhas de custos operacionais; Composição das despesas administrativas e de terminais; Tarifas do setor; Frete (peso e valor); Taxas, GRIS; Pedágios; Impostos; Formação do frete; Fretes de transferência, carga fracionada e serviços; Frota Própria x frota terceirizada; Tipos de cargas; Aspectos comerciais envolvidos na venda de frete; Negociação de fretes; etc.

O investimento é de R$ 280 para empresas associadas ao CIESP ou aos Sindicatos filiados à FIESP e R$ 420 para não associadas. No valor estão inclusos material didático e certificado. O curso é limitado a 30 alunos por turma e as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.fourpass.com.br/evento/curso-como-elaborar-e-negociar-tabelas-de-fretes-no-trc-ciesp-sorocaba/. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: (15) 4009-2915/2920 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Serviço: Curso “Como Elaborar e Negociar Tabelas de Frete no TRC”.
Quando: Dias 5 e 6 de julho.
Horário: das 14h às 18h.
Investimento: R$ 280 para empresas associadas ao CIESP ou aos Sindicatos filiados à FIESP e R$ 420 para não associadas.
Inscrições: https://www.fourpass.com.br/evento/curso-como-elaborar-e-negociar-tabelas-de-fretes-no-trc-ciesp-sorocaba/.
Informações: fone: (15) 4009-2915/2920 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Menino Maluquinho e Chico e Suas Marias falam sobre alimentação saudável em 2ª cartilha

Chico, um menino com síndrome de Down, e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, entraram para a turma do Menino Maluquinho em março, mês em que foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Agora, acabam de ganhar sua segunda aventura na cartilha “A Imaginação de Cada Um”, escrita por Manuel Filho, com ilustrações de Ziraldo. Desta vez, a galerinha realizará um delicioso piquenique com uma variedade interessante de alimentos, com guloseimas, bolos e frutas. A brincadeira se transformará em um bate-papo muito interessante e divertido sobre alimentação saudável.

foto
Reprodução

O projeto é uma parceria da Ziraldo Artes Produções com a ONG Nosso Olhar, fundada por Thaissa Alvarenga. “Cada cartilha vai trazer um assunto importante, como alimentação saudável, prática de esportes, diversidade, entre outros. É nossa contribuição para espalhar informação de qualidade e reflexões necessárias para a sociedade. Acreditamos que trabalhar em rede é a melhor maneira de promover a inclusão”, afirma Thaissa.

É a primeira vez que uma criança com síndrome de Down entra para a turma do Menino Maluquinho, o icônico personagem de Ziraldo que completou 40 anos e já teve 129 edições espalhadas por mais de 10 países. Esse encontro é importante porque promove o conhecimento de maneira leve e lúdica, levando informação às escolas, às famílias e à sociedade sobre um tema fundamental, que é o respeito às diferenças e a inclusão da pessoa com deficiência.

Ao longo das histórias vemos Chico e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, participar das brincadeiras e expressar suas opiniões, com suas particularidades e personalidades. Ao lado de seus novos amigos eles esbanjam sorrisos, se divertem e ensinam que ser diferente é o que nos torna únicos.

Serão distribuídas aproximadamente 270 mil cartilhas – 30 mil unidades de cada uma das nove edições, por todo o País, até o fim deste ano, disponíveis também em versão digital na plataforma ISSUU. As cartilhas que unem uma turma tão marcante estão sendo lidas dentro e fora do Brasil. Quase 4 mil pessoas já acessaram o conteúdo pela plataforma: 3,6 mil no País, os demais vieram de países como Estados Unidos e Canadá. Nesta edição o projeto conta com o patrocínio da Faber Castell e da Uniagro.

Além disso, podem ser encontradas em diversos pontos, além da disponibilidade da versão digital. As cartilhas no formato impresso foram enviadas para a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e estão disponíveis na Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, no Instituto Jô Clemente, entre outros locais (ver quadro abaixo). Várias escolas já estão aguardando a liberação dos protocolos de segurança para receber as cartilhas impressas. “A meta é fazer com que as escolas tenham as cartilhas, para que o conteúdo possa ser usado em sala de aula. Isso, por enquanto, não está acontecendo em razão da pandemia, que limita nossas ações”, afirma Thaissa Alvarenga.

As edições estão disponíveis também na sede da ONG Nosso Olhar (nossoolhar.org), o Espaço Rede T21, que fica na Rua Éden, 352 – Morumbi, zona sul de São Paulo.

Pontos de distribuição:

E-book: https://issuu.com/ongnossoolhar

Espaço Rede T21: https://nossoolhar.org/espaco-redet21/

Instituto Jô Clemente: https://lojavirtual.ijc.org.br/

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down: https://federacaodown.org.br/

Gerando Falcões: https://gerandofalcoes.com/

Ong Orienta Vida: https://orientavida.org.br/br/home

Clube Hebraica: https://ahebraica.org.br

Lojas Sweetie: https://www.planetasweetie.com.br/

MTV ESTREIA CHORÃO: MARGINAL ALADO

A MTV acaba de anunciar a exibição do documentário Chorão: Marginal Alado, que narra a trajetória do vocalista da banda Charlie Brown Jr. A produção será exibida em três episódios, nos dias 11, 12 e 13 de julho, às 22h. Vale lembrar que dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock no Brasil.

foto
Reprodução

O documentário conta a história repleta de extremos do artista, que ficou marcado como um dos maiores astros do rock nacional, tanto por suas composições, quanto por sua voz e atitude no palco.

Ao mergulhar na vida e essência dessa figura ora endeusada, ora demonizada, o filme revela várias nuances de Chorão através de entrevistas de familiares, amigos, parceiros de banda, do skate e influentes do mercado fonográfico. Os depoimentos abordam a relação conturbada com o amigo e companheiro de banda Champignon, a paternidade, o amor, a relação com os fãs, os trabalhos sociais, o perfil businessman e o vício que acabou levando o artista a uma morte precoce que chocou o país.

Chorão: Marginal Alado é uma produção da Bravura Cinematográfica, com coprodução da MTV e distribuição da O2 Play. Ganhou o título de Melhor Documentário Nacional no Voto Popular na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2019, e, no mesmo ano, também participou do Festival do Rio. Participam do documentário personalidades como Serginho Groisman, João Gordo, Marcelo Nova, Zeca Baleiro, Digão (Raimundos) e outros.

SERVIÇO – ESTREIA CHORÃO: MARGINAL ALADO

Exibição: dias 11, 12 e 13 de julho, às 22h, na MTV

No Dia Internacional do Orgulho LGBT, pesquisa revela que público ainda sofre preconceito

Celebrado mundialmente em junho, o mês do orgulho LGBTQIA+ é marcado por eventos, palestras, debates e atividades, para conscientizar a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.

foto
Reprodução

O mês de mobilização faz parte da luta da comunidade LGBTQIA+, que também celebra em junho uma das datas mais importantes da resistência do movimento: o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em 28 de junho, criado em referência à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra uma ação violenta de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade.
Mas, apesar de toda essa manifestação mundial, o estudo Oldiversity®, desenvolvido pelo Grupo Croma, revela que público LGBT+ ainda sofre preconceito e discriminação pela sua orientação sexual.

A diversidade é aceita pela grande maioria da população, mas ainda é preciso transpor o discurso para maior representatividade dos públicos em todos os âmbitos, sejam sociais ou profissionais. 77% dos entrevistados declaram aceitar a diversidade, 70% acreditam que as empresas e marcas devam integrar o tema diversidade e 54% dos entrevistados acreditam que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante.

Mas o público LGBT+ deseja maior participação no mercado de trabalho, segundo os dados da pesquisa. 75% dos entrevistados apontam que as empresas têm preconceito em contratar um profissional LGBT+, 72% gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade e 68% dos entrevistados declaram que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade. Algumas empresas já despertaram para este cenário e há tempos vem investindo em elementos e mensagens para o público LGBT+.

Comportamentos preconceituosos das marcas e falta de diálogo aberto quanto à diversidade afastam o público LGBT+, que deixa de consumir e não se relaciona com essas empresas. 69% não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos, 67% consideram e recomendam, 66% admiram e 65% preferem marcas que falam abertamente sobre a diversidade.

O estudo Oldiversity® mostra ainda que público LGBT+ sofre preconceito por sua orientação sexual e acredita que o atual governo influencia o aumento dele: 73% dos LGBT+ entrevistados dizem que o governo influenciou no aumento do preconceito de gênero ou orientação sexual e 53% já sofreram algum tipo de discriminação pela sua orientação sexual.

“A agressão física e verbal é comum no cotidiano da comunidade LGBT+ no Brasil. Estamos vivendo um momento delicado no país com o aumento da intolerância e do discurso de ódio contra grupos que fazem parte da diversidade. Infelizmente as pessoas são agredidas pelo simples fato de serem quem são. Essa violência é um reflexo do preconceito, que por sua vez deriva da falta de informação e da ignorância. As marcas têm um papel fundamental em abordar e incluir esse tema na sua comunicação para fomentar o debate e gerar esclarecimento para a sociedade”, explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

O estudo compreendeu 2032 entrevistas on-line com a população de todo o Brasil, realizadas entre 23 e 31 de julho de 2020. O Grupo Croma lançou a segunda edição do Oldiversity®, com metodologia aplicada utilizando cotas de idade, gênero, região geográfica, classe socioeconômica, e cotas específicas de raça, orientação sexual e PCDs. A margem de erro é de 2 p.p. para amostra total, considerando nível de confiança de 95%. Os resultados foram ponderados para representar a população brasileira das classes ABC.

 

Louvre Hotels Group – Brazil prorroga até o fim do ano ação promocional para celebrar Mês do Orgulho LGBT

Para comemorar o Mês do Orgulho LGBT, Junho, a rede Louvre Hotels Group – Brazil promove a Pride Month, ação promocional que acaba de ser prorrogada até o fim do ano, oferecendo desconto de 10% nas tarifas de hospedagem e um drink especial de boas-vindas – válido somente até 30 de junho. Para participar, o cliente deve efetuar a reserva pelo site parceiro O Bom de Viajar, usando o promocode PRIDE10, e aproveitar.

foto
Reprodução

Os hotéis participantes são: Royal Tulip Brasília Alvorada, Royal Tulip JP Ribeirão Preto, Golden Tulip Brasília Alvorada, Golden Tulip Goiânia Address, Golden Tulip Natal Ponta Negra, Golden Tulip Porto Vitória, Golden Tulip São José Dos Campos, Golden Tulip Macaé, Tulip Inn Campos Dos Goytacazes, Tulip Inn Rio de Janeiro Ipanema, Tulip Inn Itaguaí, Tulip Inn Sete Lagoas, Tulip Inn Fortaleza, Tulip Inn São Paulo Paulista e Soft Inn Maceió.

As reservas e as hospedagens podem ser feitas pelo site. “Orgulho é o que devemos sentir todos os meses, por esse motivo o promocode #pride seguirá ativo no segundo semestre de 2021. Além da atual campanha, estamos desenvolvendo ações conjuntas com outros parceiros que também carregam o respeito à diversidade no seu DNA. Em breve, teremos novidades para quem nos acompanha”, explica o diretor de marketing e vendas da rede Louvre Hotels Group – Brazil, Sandro Fonseca.

foto
Reprodução

“Ao promover uma ação em homenagem ao Mês do Orgulho LGBT, o grupo reforça seu compromisso com o respeito à diversidade e continua trilhando passos rumo à excelência que queremos atingir nesse atendimento”, explica o CEO da rede Louvre Hotels Group – Brazil, Paulo Michel.

Serviço:

Louvre Hotels Group – Brazil

Site Institucional: www.louvrehotelsgroup.com.br

Campanha Pride Month:

https://hoteis.obomdeviajar.com.br/pridemonth

Redes sociais: @louvrehotelsbr

Atendimento: (21) 99317-0009 (whatsapp) ou faleconosco@goldentulip.com.br

Artista de Votorantim lança vídeo performance para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado mundialmente no próximo 28 de junho e para marcar essa semana tão importante para a comunidade, Victor X, artista e produtor artístico da cidade de Votorantim/SP, lançou um vídeo performance sobre o seu processo de busca pelo pertencimento através da fé religiosa. A obra audiovisual está disponível em seu canal no YouTube.

foto
Reprodução

Denominado “Somos”, o vídeo foi desenvolvido como forma de demonstrar o seu processo de cura pessoal e espiritual. Victor (26) nasceu na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. Ainda na infância sofreu violências psicológicas devido à sua orientação sexual, dentro das igrejas e círculos sociais, as quais marcaram negativamente sua vida.

Foi então que há cinco anos quando começou sua busca por um lugar de pertencimento em busca da fé, conheceu as religiões Umbanda e Xamanismo (ayahuasca ou daime). Durante o processo, Victor se deu conta de que nunca houve nada de errado com a sua orientação sexual, mas sim que precisava curar esses traumas psicológicos causados na infância.

A performance em vídeo retrata exatamente essa jornada de busca por um espaço, onde foi preciso tirar as raízes ruins que habitavam dentro de si – plantadas por outras pessoas – para dar lugar a uma nova fase. As velas representam os caminhos iluminados e abertos dessa nova vida que continuará resistindo no meio do concreto (cidade), mas agora livremente.

“Esse vídeo é como se eu desse um abraço no meu eu criança, ele conta a minha história e poder usar a arte para expressar isso é muito gratificante”, relata Victor. O artista também conta que até o tempo de duração da obra é simbólico, pois de acordo com a numerologia, “555” significa a transformação pessoal e espiritual.

O trabalho foi desenvolvido este ano, durante a incubadora de estudos performativos, realizada pelo Festival de Artes Híbridas – contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de SP.

 

Governo de SP entrega 20 moradias para pessoas com mais de 60 anos em São Roque

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria da Habitação, inaugurou nesta quinta-feira (24) o condomínio do Programa Vida Longa, em São Roque, na região de Sorocaba, realizando a entrega de 20 moradias a idosos que vivem sozinhos e em situação de vulnerabilidade social. O evento contou com a presença do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e do Secretário Estadual da Habitação, Flavio Amary.

foto
Reprodução

“É com grande entusiasmo que inauguramos esse empreendimento de quase R$ 2 milhões, que proporciona autonomia, dignidade e acolhimento para idosos com vínculos familiares fragilizados. Nosso Governador João Doria é comprometido em garantir o cuidado e respeito para população em maior vulnerabilidade social”, destacou Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.

Cada unidade habitacional conta com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade. O residencial tem espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Durante o evento de inauguração do condomínio, houve ainda a entrega de 1.300 vouchers do recém-lançado Programa Vale Gás para famílias de São Roque, Votorantim e Salto. A iniciativa inédita em SP irá garantir a transferência de renda para a compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) e levar mais dignidade a mais de 100 mil famílias em todo o Estado de SP.

Sobre o Programa Vida Longa

Lançado em 2019, o Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. É uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), articulada com os municípios paulistas interessados.

O Programa promove a construção de empreendimentos especialmente projetados para atender às necessidades habitacionais de pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós, com vínculos familiares fragilizados, que tenham renda de até dois salários mínimos e que residam no município há pelo menos dois anos.

Sobre o Vale Gás

Com investimento de R$ 31.302.000,00, o Programa Vale Gás irá ofertar 3 parcelas bimestrais no valor de R$ 100,00, pagas entre os meses de julho e dezembro de 2021, para a compra de botijão de gás de cozinha. Serão beneficiadas famílias que estejam cadastradas no CadÚnico, com renda mensal per capita de até R$ 178,00, que não recebam o Bolsa Família e que sejam residentes em comunidades e favelas do Estado de São Paulo. Para saber se poderá ser inserido no programa, o cidadão deve entrar no site oficial do Vale Gás (https://www.valegas.sp.gov.br).

Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
Paulo Junior (11) 95120-9595
Vanessa Coelho (11) 98322-4152
socialsaopaulo@sp.gov.br

CIESP Sorocaba promove curso on-line de Contabilidade Básica

A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), irá promover nos dias 01 e 02 de julho, das 16h às 19h, por meio da plataforma Zoom, o curso on-line “Contabilidade Básica, Prática de Contabilização”.

foto
Reprodução

Com carga horária de seis horas, o treinamento será ministrado por Braulino José dos Santos e tem o objetivo de tratar junto aos participantes dos aspectos práticos da contabilização nas empresas e os procedimentos adotados nos escritórios de contabilidade para a correta contabilização das documentações dos clientes em observância às normas vigentes.

O conteúdo programático do curso aborda temas como: Conceito de contabilidade; Usuários da contabilidade; Normas aplicáveis na contabilidade ; Técnicas de débitos e créditos; Plano de contas; Livros contábeis; Forma de lançamentos contábeis; além da contabilização prática de uma empresa fictícia envolvendo: Integralização do capital social, Contratação de seguros, Aquisição de bens imobilizados, Folha de pagamento e encargos, Compra de mercadorias para revendas, Venda de mercadorias com ICMS, Contratação de serviços de terceiros com retenções na fonte, Despesas de energia, telefone, aluguel, materiais de limpezas, etc, Cálculo e contabilização de depreciação, Aplicações financeiras e rendimentos, Pagamento e recebimentos de duplicatas, Impostos: PIS, COFINS, SIMPLES NACIONAL, IRPF e CSLL, Estrutura e elaboração da DR (Demonstração de Resultado), Estrutura e elaboração do Balanço Patrimonial e Notas Explicativas em observância a OTG (Orientação Técnica Geral) -1000.

O investimento é de R$ 220 para empresas associadas ao CIESP ou aos Sindicatos filiados à FIESP e R$ 330 para não associadas. No valor estão inclusos material didático e certificado. O curso é limitado a 30 alunos por turma e as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.fourpass.com.br/evento/curso-contabilidade-basica-pratica-de-contabilizacao-ciesp-sorocaba/. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: (15) 4009-2915/2920 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Serviço: Curso “Contabilidade Básica, Prática de Contabilização”.

Quando: dias 01 e 02 de julho

Horário das 16h às 19h

Investimento: R$ 220 para empresas associadas ao CIESP ou aos Sindicatos filiados à FIESP e R$ 330 para não associadas.

Inscrições: https://www.fourpass.com.br/evento/curso-contabilidade-basica-pratica-de-contabilizacao-ciesp-sorocaba/

Informações: fone: (15) 4009-2915/2920 ou pelo e-mail: cursos@ciespsorocaba.com.br.

Curso on-line por meio da plataforma Zoom

Artista de Votorantim lança vídeo performance para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+

Artista de Votorantim lança vídeo performance para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+
Artista de Votorantim lança vídeo performance para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado mundialmente no próximo 28 de junho e para marcar essa semana tão importante para a comunidade, Victor X, artista e produtor artístico da cidade de Votorantim/SP, lançou um vídeo performance sobre o seu processo de busca pelo pertencimento através da fé religiosa. A obra audiovisual está disponível em seu canal no YouTube.

Denominado “Somos”, o vídeo foi desenvolvido como forma de demonstrar o seu processo de cura pessoal e espiritual. Victor (26) nasceu na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. Ainda na infância sofreu violências psicológicas devido à sua orientação sexual, dentro das igrejas e círculos sociais, as quais marcaram negativamente sua vida.

Foi então que há cinco anos quando começou sua busca por um lugar de pertencimento em busca da fé, conheceu as religiões Umbanda e Xamanismo (ayahuasca ou daime). Durante o processo, Victor se deu conta de que nunca houve nada de errado com a sua orientação sexual, mas sim que precisava curar esses traumas psicológicos causados na infância.

A performance em vídeo retrata exatamente essa jornada de busca por um espaço, onde foi preciso tirar as raízes ruins que habitavam dentro de si – plantadas por outras pessoas – para dar lugar a uma nova fase. As velas representam os caminhos iluminados e abertos dessa nova vida que continuará resistindo no meio do concreto (cidade), mas agora livremente.

“Esse vídeo é como se eu desse um abraço no meu eu criança, ele conta a minha história e poder usar a arte para expressar isso é muito gratificante”, relata Victor.  O artista também conta que até o tempo de duração da obra é simbólico, pois de acordo com a numerologia, “555” significa a transformação pessoal e espiritual.

O trabalho foi desenvolvido este ano, durante a incubadora de estudos performativos, realizada pelo Festival de Artes Híbridas – contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de SP.

Iguatemi Empresa de Shopping Centers colabora com a causa autista

Dia 18 é a data do Orgulho Autista e a Iguatemi Empresa de Shopping Centers, administradora do shopping Iguatemi Esplanada (Região de Sorocaba), segue reforçando o seu compromisso com a diversidade e abraçando iniciativas de inclusão. A rede, que tem dois colaboradores autistas, planeja iniciar um novo projeto com novos profissionais que possuem o espectro. Todos atuam sob mentoria da Specialistern, organização social parceira que possibilita a inclusão de pessoas com autismo em grandes empresas. Fundada em 2004 na Dinamarca, a Specialistern já colaborou com a inclusão de cerca de 140 profissionais com autismo no mercado de trabalho brasileiro.

foto
Reprodução

Desde 2016, a rede Iguatemi também promove todo mês de abril, considerado o mês internacional da conscientização sobre o autismo, uma série de ações para tratar sobre a necessidade de termos empatia com portadores, além da importância do diagnóstico correto e do tratamento precoce dos sintomas.

Este ano, a companhia fez uma série de ações neste sentido, incluindo o lançamento de e-book ilustrado com Jymmy Choo, um cãozinho famoso nas redes sociais e no mundo da moda, companheiro de Rafael Mantesso, publicitário e portador da síndrome de Asperger e TDAH, além de uma agenda de conteúdo nas redes sociais sobre o tema via Iguatemi Daily.

“Queremos dar cada vez mais visibilidade para esta causa, levando informações para os nossos públicos de interesses e juntos fomentarmos a inclusão de todos”, afirma Samantha Martins, Diretora de Tecnologia da Informação e membro do Comitê de Equidade da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

 

Dia do Orgulho Autista: saiba quais são os principais mitos sobre o Transtorno e o que dizem os especialistas em relação ao tratamento

Grande parte dos materiais divulgados sobre o autismo na mídia brasileira vem carregado de conceitos generalistas que não fazem parte da realidade de indivíduos com TEA (Transtorno o Espectro Autista). Inúmeros mitos que são transmitidos pela sociedade e “achismos” em torno do comportamento de pessoas com autismo só reforçam estereótipos e preconceitos que dificultam ainda mais o processo de inclusão.

foto
reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. De acordo com o CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos EUA), estima-se que uma em cada 59 crianças apresenta traços de autismo. Como um número expressivo como esse poderia enquadrar tantos autistas dentro de características iguais de comportamentos, sem diferenciação? Quando falamos de autismo, falamos de um transtorno do neurodesenvolvimento que faz parte de um espectro, ou seja, que vão existir inúmeros indivíduos com características diferentes entre si, que necessitam de muito ou pouco suporte. Indivíduos que são seres únicos, e que devem ser tratados como tal, assim como qualquer ser humano

No Dia do Orgulho autista, especialistas da área, ativistas e mães de pessoas com TEA ganham voz para falar sobre o espectro e desmistificar situações que reforçam ainda mais o preconceito. A data, comemorada em 18 de Junho, é marcada para relembrar e celebrar as características únicas e a neurodiversidade de pessoas com o transtorno. O que a causa autista necessita é de empatia e acolhimento, através da disseminação de informações verdadeiras, contribuindo para fazer a diferença na inclusão social das pessoas autistas.

Mitos e verdades sobre o autismo

Quantas pessoas já não ouviram falar que autismo é causado pela falta de afeto, provocado por vacina, algum tipo de alimento, que é uma doença, enfim, informações errôneas, sem embasamento científico, que são disseminadas e contribuem ainda mais com conceitos não verdadeiros em relação ao TEA.

A especialista Julia Sargi, Psicóloga e Analista do Comportamento – Supervisora ABA do Grupo Conduzir, comenta que o Dia do Orgulho Autista vem como uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre o espectro e avançar na luta contra os preconceitos:

“O nosso papel como especialista neste dia é desmistificar e mudar a visão negativa em relação ao transtorno. Dessa forma, é esclarecido que o TEA não é uma doença (e isso já deixa claro que se a pessoa não é doente, não é necessária a busca e não existe possibilidade de cura), mas sim, uma condição de “diferença”, em que pessoas que estão dentro do espectro possuem algumas características próprias que lhe trazem desafios. Com isso, o objetivo sempre será de incluir e integrar essas pessoas à sociedade, considerando e respeitando suas diferenças e necessidades. Além disso, essa data é muito importante também para apoiar as famílias das pessoas com TEA, já que estão em constante luta pelo reconhecimento e cumprimento dos direitos que vêm sendo arduamente adquiridos, ampliando o conhecimento acerca do assunto entre as famílias, profissionais e a comunidade.”

E quando falamos sobre autismo, surgem também algumas afirmações comuns e errôneas de que os autistas são muito inteligentes, superdotados, bons com números, aprendem diversas línguas, entre outros mitos.

A especialista Julia Sargi, Psicóloga e Analista do Comportamento – Supervisora ABA do Grupo Conduzir diz que é importante enfatizar que o transtorno do espectro autista evidencia algumas características comuns, mas que cada indivíduo é único e apresenta suas próprias habilidades e dificuldades:

“Alguns indivíduos têm, sim, uma habilidade incrível para algo em específico, e muitas vezes isso pode se dar devido ao hiperfoco, ou seja, o interesse restrito por determinado assunto. Mas uma grande porcentagem das pessoas que se encontram no espectro apresenta déficits cognitivos significativos, que dificultam a aquisição de novos repertórios. Uma outra expressão, considerada mito, e que é muito comum de ouvir, é de que o autista “vive no seu próprio mundo”, e que não gosta de estar com outras pessoas. A verdade é que a dificuldade na interação social é uma característica significativa muito comum aos indivíduos com autismo, mas isso não significa que eles não queiram se relacionar com outras pessoas, e sim que apresentam dificuldades em iniciar ou manter a interação, entender algumas regras sociais, entre outras habilidades que são extremamente importantes nas relações. E mais uma vez, precisamos olhar individualmente para cada um e entender qual a dificuldade e qual a motivação para se relacionar com os outros. Lembrando que isso representa uma parte do todo quando tratamos do espectro”

Josiane Mariano tem 36 anos, é mãe do Heitor, de 10 anos – diagnosticado com autismo aos 2 anos. Ela conta que já ouviu diversos absurdos ligados às causas do autismo e opiniões de pessoas em relação ao comportamento do filho:

foto
Reprodução

“Já ouvimos de tudo, desde que era falta de estímulo e que se nós pais conversássemos mais com ele, ele se desenvolveria, inclusive opiniões como essas vindas até de médicos. Até mesmo alguns religiosos dizendo que ele ‘veio assim’ para pagar pelos pecados de outras vidas, assim como todos os deficientes desse mundo. Ou ainda frases de que ele são praticamente gênios, o que não é nem de longe verdade, no nosso caso. Conto até que meu filho aprendeu a ler muito cedo, com apenas três anos de idade, sozinho, sem nenhum estímulo, inclusive em inglês, mas ao mesmo tempo, aos seis anos ainda usava fraldas. A conta não fecha, entende? Cada família, cada filho é de um jeito”

No Transtorno do Espectro Autista todos os indivíduos têm potencial para aprender e desenvolver novos repertórios, e, para isso, basta saber a forma correta de ensiná-los. Ao serem observadas as variações/características dessas pessoas, algumas podem até ser interpretadas como vantagens competitivas e potencialidades. Há alguns indivíduos com TEA que possuem uma condição diferente (e rara) conhecida como ‘savantismo’ ou Síndrome de Savant, que é uma ‘grande capacidade intelectual’, entendida como genialidade, assim como conta a Psicóloga e Analista do Comportamento do Grupo Conduzir:

“Os ‘savants’, apesar de apresentarem uma inteligência acima da média e talentos notáveis em alguns aspectos, como por exemplo: realizar cálculos extremamente complexos ou registrar/memorizar centenas de livros, podem também apresentar dificuldades e limitações em outros, como dificuldades nos repertórios sociais ou de independência. Portanto, diante de tantas diferenças, vale ressaltar que a inteligência acima da média não é uma regra, e que o Dia do Orgulho Autista quer esclarecer justamente que o mais importante, de fato, é considerar as condições e particularidades de cada indivíduo, entendendo seus déficits e potencialidades, não para que o indivíduo com TEA deixe de ter características do transtorno ou para que se torne um gênio, e sim para ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de vida, bem-estar e poder ser compreendido e amado da forma como ele é.”

A mãe Josiane Mariano relembra que o dia a dia com o filho é vivenciado de “pequenos orgulhos”, e isso torna a caminhada cheia de superações e vitórias:

“Todos os dias quando avançamos um passinho rumo a uma qualidade de vida melhor, quando ele aceita experimentar algo novo, quando se sente à vontade em locais que antes talvez despertasse uma agitação maior, quando responde a uma interação social de forma adequada, por exemplo, temos um grande sentimento de vitória. Meu filho, assim como qualquer filho para uma mãe, me enche de orgulho. E eu só conheço ele dentro do espectro autista, não existe um Heitor dissociado disso, ele é assim e está tudo bem.”

Capacitismo, ativismo e autismo

O termo “capacitismo” tem sido disseminado e utilizado nos meios de comunicação, assim como nas redes sociais, para falar sobre a discriminação e preconceito social em relação às pessoas com deficiência. Em sociedades capacitistas, a ausência de qualquer deficiência é visto como “o normal”, e pessoas com alguma deficiência são entendidas como exceções; a deficiência é vista como algo a ser superado ou corrigido, se possível por intervenção médica.

Polyana Sá tem 20 anos, é estudante de engenharia de bioprocessos e biotecnologia na UFPR (Universidade Federal do Paraná), ela é autista e foi diagnosticada aos 16 anos. Polyana faz acompanhamento psicológico desde os 12 anos, antes mesmo do diagnóstico. Ela conta que é ativista da causa autista e utiliza as redes sociais para desmistificar informações errôneas sobre o TEA e disseminar informações para a sociedade, o que tem ajudado muitas pessoas que são diagnosticadas a lidarem com o transtorno:

foto
Reprodução

“As pessoas tendem a fazer generalização do que é o autismo, a partir dos estereótipos, dos que são divulgados e propagados, no caso: autista homem, branco, que ou exige uma grande necessidade de apoio substancial ou se enquadra no quesito de altas habilidades. E toda vez que você tem uma pessoa que sai dessa linha e não segue a conformação dessa ‘caixinha’ que nos é criada, então, a sociedade dá uma travada, para e pensa: mas essa pessoa é autista mesmo? Nesse questionamento, em vez das pessoas procurarem se informar mais a respeito do TEA, e saber que existem vários indivíduos autistas, de todas as formas, jeitos e maneiras que você possa imaginar, as pessoas continuam propagando mitos e absurdos que ouviram para as outras pessoas. É justamente assim que o capacitismo se constrói, aumenta e ganha dimensões que são fora do normal. Coisas simples e comportamentos que podem ser desfeitos pela informação. Basta a pessoa querer se informar. Por isso, procuro estudar sobre, me conhecer mais e divulgar para as pessoas.”

Polyana é amparada por lei como uma pessoa com deficiência e sempre busca ir atrás dos seus direitos. Na Universidade onde estuda, possui um aluno tutor. É também palestrante e fala sobre a interseccionalidade de raças:

“Todas as vezes que faço palestra, eu gosto de dizer que as pessoas pretas com deficiência e que buscam ter voz na sociedade são pessoas que não se submetem ao sistema. Porque todos os dias existe uma estrutura social que faz com que pessoas como nós não queiram existir ou sintam vergonha disso. Então, quando você tem uma pessoa que é mulher, preta, com deficiência, empoderada, e que fala sobre o assunto, é uma vitória, é você ir justamente ao contrário do que te ensinam desde que você nasceu. E dizer às pessoas que mulheres, autistas, pretas existem, e que somos várias, mas que muitas vezes não somos notadas. Nós, autistas, temos muitas caras, jeitos, formas e você vai encontrar autistas de muitas maneiras e que continuam sendo assim. Então, muito complicado lidar com a questão do capacitismo, tanto em pessoas que se encontram com grande necessidade de apoio substancial e tanto em pessoas com pouca necessidade de apoio substancial (como é o meu caso), mas todos estamos ali, no mesmo espectro.”

Autismo tem cura?

Muito tem se disseminado sobre a “cura do autismo”, reforçando o mito de que se trata de uma doença. Sem contar que é possível encontrar profissionais vendendo “fórmulas mágicas” e soluções para cessar ou diminuir o transtorno. Mas já se sabe que isso não existe. São falsas informações que devem ser desmentidas e rebatidas por toda a sociedade, meios de comunicação e especialistas da área. O que se tem são intervenções que ajudam a desenvolver e/ou aprimorar repertórios importantes que vão auxiliar os indivíduos no espectro a terem melhores condições para interações sociais e habilidades para atingir o máximo de independência possível e qualidade de vida.

“Não existem estudos que comprovam a cura do diagnóstico por meio de qualquer tratamento, e qualquer afirmação diferente a essa pode gerar confusão e expectativas frustradas aos pacientes e seus responsáveis. Porém, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma intervenção que maximiza o potencial do indivíduo, através da ampliação de habilidades e redução de possíveis barreiras comportamentais que podem dificultar o aprendizado, tendo em vista que, a partir da avaliação, é possível mapear e respeitar a singularidade de cada um”, explica Julia Sargi.

Orgulho Autista

A ativista Polyana Sá comenta que no Dia do Orgulho Autista enxerga muitos desafios pela frente em relação à inclusão e à luta pelos direitos dos autistas, mas entende e acredita que aos poucos a sociedade tem caminhado no sentido pela busca da informação real e empatia em relação à causa autista:

“Este dia é para mim um dos dias mais importantes do ano, dia em que temos para bater no peito e dizer: eu sou autista, e sociedade, vocês precisam entender e conviver com isso, porque eu não vou mudar, eu não preciso mudar, eu não preciso ser diferente. E eu acho muito bonito essa expressão de autoamor, de reconhecer os semelhantes e dar apoio para as outras pessoas que estão em processo de diagnóstico, para os familiares que têm toda a trajetória com os filhos. Uma data muito importante e especial que precisa de visibilidade e muito engajamento. Dentro do movimento, falo por mim, é dia de festa e celebrar que se você é autista, não existe nada de errado com isso.”

A mãe Josiane Mariano finaliza:

“A chave ainda é a informação, é necessário que conheçam melhor sobre algo que é tão complexo como o espetro todo, de que os autistas são diferentes, não são uma ‘receita de bolo’, de que não fazem tratamentos para se ‘curarem’ (isso muitos pais ainda precisam trabalhar internamente) ou serem ‘iguais’ aos outros. Mas fazemos para proporcionar melhor qualidade de vida aos nossos filhos dentro de suas especificidades. E nossos filhos são como são e isso não é ruim: é a mais pura diversidade!”

foto
Reprodução

INFORMAÇÕES – GRUPO CONDUZIR

O Grupo Conduzir possui uma equipe especializada de profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia que oferece um atendimento multidisciplinar, sempre com base teórica, treinamento e supervisão analítico-comportamental. Proporciona aos seus clientes o desenvolvimento de suas habilidades por meio de práticas baseadas em evidência.

O foco de trabalho da equipe de profissionais do Grupo Conduzir é o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtornos do neurodesenvolvimento, sobretudo as que se enquadram nos Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Para mais informações sobre o Grupo Conduzir, acesse:

Site Grupo Conduzir: http://www.grupoconduzir.com.br/

Vídeo Grupo Conduzir: