Na última quarta-feira, 24 de abril, a regional de Sorocaba do SindusCon-SP, juntamente com o Secovi-SP, organizou uma reunião significativa com vários representantes da construção civil e membros da prefeitura de Sorocaba. O encontro teve objetivo de debater e propor melhorias ao Plano Diretor de Desenvolvimento Físico Territorial (PDDFT) de Sorocaba, marcando os dez anos desde a sua implementação.

O evento contou com a presença de Renan Persio dos Santos, presidente do Conselho Consultivo do SindusCon-SP, Elias Stefan Júnior, diretor da Regional do SindusCon-SP de Sorocaba, Guido Cussiol Neto, diretor do Secovi-Sorocaba, Glauco Enrico Bernardes Fogaca, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, e Flavio Amary, ex-secretário da Habitação do Estado de São Paulo.

Regional de Sorocaba do SindusCon-SP debate propostas de melhorias do Plano Diretor - Divulgação
Regional de Sorocaba do SindusCon-SP debate propostas de melhorias do Plano Diretor – Divulgação

Durante a reunião, foram apresentadas várias propostas e discutidos os principais desafios e oportunidades na revisão do PDDFT, que é o principal instrumento regulatório para a política de desenvolvimento e expansão urbana de Sorocaba. O Plano Diretor, Lei Municipal n° 11.022/2014, é essencial no planejamento municipal e está alinhado com a Constituição da República de 1988 e a Lei Federal 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade.

A Prefeitura de Sorocaba destacou a importância da continuidade do planejamento municipal e a relevância da participação ativa das entidades no processo de revisão do Plano. O comunicado emitido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano enfatizou a necessidade de colaboração com ideias e sugestões que possam potencializar os aspectos do desenvolvimento físico territorial, promovendo um crescimento sustentável e preservando o patrimônio ambiental da cidade.

As sugestões recolhidas serão enviadas para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano para futuras considerações e implementações. A revisão do Plano Diretor é vista como uma oportunidade de redefinir as normas e orientações para o desenvolvimento urbano da região, garantindo melhor qualidade de vida para os moradores.

Comente