O Teatro SESI Itapetininga receberá o espetáculo “Brian ou Brenda?”, de 12 a 21 de abril. A peça, baseada em um episódio trágico da história da psiquiatria, narra a vida de Brian, que após uma operação malsucedida é submetido a uma redesignação sexual e educado como menina sob o nome de Brenda. Essa imposição resulta em profundas consequências para sua vida e para as pessoas ao seu redor.

Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada SESI Itapetininga - Divulgação
Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga – Divulgação

A história volta a 1965, ano em que nasceram os gêmeos Brian e Bruce. Aos 8 meses, ambos passam por uma cirurgia de fimose, durante a qual o pênis de Brian é acidentalmente cauterizado. Os pais procuram o psiquiatra John Money, que acreditava que o gênero de uma criança era definido pela criação. Seguindo seu conselho, Brian é submetido a uma redesignação sexual e criado como Brenda. No entanto, Brenda cresce infeliz e, na adolescência, tenta suicídio. Após a tentativa, seus pais revelam a verdade, levando Brenda a buscar sua verdadeira identidade.

Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga
Espetáculo ‘Brian ou Brenda?’ realiza temporada no SESI Itapetininga

SINOPSE

“Baseada em um episódio conhecido como um dos mais trágicos da psiquiatria, a peça conta a história de Brian. Depois de uma operação malsucedida logo após o nascimento, em que seu pênis é cauterizado, ele é submetido a uma redesignação sexual e passa a ser educado como menina: Brenda. A imposição de crescer em um corpo que não é seu, no entanto, afeta a sua própria vida e a de todos ao seu redor.”

“Brian e Brenda?” é inspirada no caso do canadense David Reimer, que, aos 8 meses, passou pelo mesmo procedimento e teve sua identidade sexual modificada. O caso é um marco nos estudos sobre identidade de gênero, sendo usado para discutir as implicações da imposição de identidade de gênero versus a identificação com o “sexo biológico” e a vivência de pessoas trans, segundo o portal GAY BLOG BR.

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Itapetininga – Av. Padre Antonio Brunetti, 1360
Data e horário: 12 a 21 de abril, sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min.
Informações: Ligue (15) 3275-7920 / Envie uma mensagem para (15) 99839-8846
Entrada gratuita – Reservas do ingresso liberadas no MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 15 minutos antes do início do espetáculo.

As apresentações dos dias 12 e 19 de abril contarão com intérprete de Libras e audiodescrição, promovendo acessibilidade para todos os públicos.

FICHA TÉCNICA

Texto: Franz Keppler
Direção: Yara de Novaes e Carlos Gradim
Assistência de direção: Ronaldo Jannotti
Elenco: Daniel Faleiros, Daniel Tavares, Einat Falbel, Fábia Mirassos, Jui Huang, Paula
Cancian e Paulo Campos
Cenário: André Cortez
Figurino: Cassio Brasil
Iluminação: Aline Santini
Trilha sonora: Dr. Morris
Orientação de trabalho corporal: Ana Paula Lopez
Direção de produção: Kiko Rieser
Fotografia: Heloísa Bortz
Registro em vídeo: Leekyung Kim
Design gráfico: Angela Ribeiro
Realização: Rieser Produções Artísticas

Comente