O Museu Republicano de Itu, localizado a 104 km de Itapetininga, inaugurou, no último dia 4 de julho de 2024, a exposição “Tarsila depois de Tarsila”, que reúne importantes obras da renomada pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). A mostra, que estará aberta ao público até 30 de junho de 2025, exibe retratos de figuras políticas e religiosas que marcaram a história do Brasil, com um destaque especial para os participantes da “Convenção de Itu”.

Retrato de Jesuíno Pinto Bandeira, obra de Tarsila do Amaral - Divulgação
Retrato de Jesuíno Pinto Bandeira, obra de Tarsila do Amaral – Divulgação

As pinturas foram originalmente encomendadas por Afonso Taunay, então diretor do Museu Paulista, e são datadas das décadas de 1930 e 1940. A exposição busca oferecer ao visitante uma visão aprofundada da contribuição de Tarsila do Amaral para a arte e a história do país, destacando seu talento singular em retratar personalidades históricas.

O Museu Republicano de Itu, situado em um edifício histórico que sediou a Convenção Republicana de 1873, é um ponto crucial para o estudo da história republicana brasileira. Além de sua coleção permanente que explora o movimento republicano e a história de Itu, o museu oferece esta nova exposição como uma oportunidade de apreciar a interseção entre arte e história.

Serviço

Exposição “Tarsila depois de Tarsila”
Local: Museu Republicano de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP)
Período: 4 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 4023-0240 / edu.mrci@usp.br

Comente