Agosto, mês de conscientização contra o linfoma

Seconci-SP enfatiza a importância do diagnóstico precoce

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que em 2018 mais de duas mil pessoas tiveram linfoma ou doença de Hodgkin, que é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático. Ainda segundo o órgão, o número de óbitos decorrentes da doença, em média, é de 562 casos por ano, sendo 325 homens e 237 mulheres.

Diante deste cenário, a Regional do Seconci-SP em Sorocaba alerta para a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma.

De acordo com a doutora Carolina Piffer, médica da Regional Sorocaba do Seconci-SP, o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento deste tipo de câncer e deve ser feito por meio da investigação de sinais e sintomas.

“A melhor maneira de identificar os sintomas é prestando atenção ao aparecimento de um ou mais caroços (ínguas) sob a pele, geralmente indolor, principalmente no pescoço, virilha ou axilas. Outros sintomas que também devem ser observados são: febre e suores noturnos, cansaço, calafrios, perda de peso sem motivo aparente e coceira na pele”, explica a médica.

Prevenção

Segundo a doutora, para prevenir o surgimento de um linfoma, pessoas com doenças autoimunes ou que fizeram transplante de órgãos e tratamento para câncer devem manter um acompanhamento regular. “O acompanhamento médico é de extrema importância, pois o diagnóstico precoce é uma estratégia para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, aumentar a chance de cura”, destaca.

A médica explica ainda que a quimioterapia e a radioterapia são os mais utilizados nas etapas do tratamento. “São métodos eficazes e que, na maioria dos casos, tem melhor prognóstico, sendo que em quadros mais avançados podem ser curados em cerca de 70%, inclusive, quando localizados em suas fases iniciais, podem apresentar uma taxa da qual ultrapassa os 90%”, conclui.

Para mais informações sobre os serviços e produtos da Regional do Seconci-SP em Sorocaba entre em contato pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br.

Serviço: Conscientização do Linfoma
Regional Sorocaba do Seconci-SP
Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba / SP
Informações: (15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Comente