Altas temperaturas requerem cuidados com a saúde: Seconci-SP dá dicas

Confira as dicas de cuidados com a saúde da especialista do Seconci-SP:

O final do inverno está sendo marcado por uma forte onda de calor. Segundo a Defesa Civil Estadual, a região de Sorocaba pode sofrer com temperaturas de até 38°. Por isso, a médica da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Daniela Kono, recomenda o uso do filtro solar e a ingestão de líquido para prevenção da desidratação.

“O calor excessivo requer alguns cuidados especiais, principalmente no canteiro de obras. É fundamental que os trabalhadores façam o uso de uniformes de algodão e cores claras, que facilitam o mecanismo de evaporação; e a aplicação e a reaplicação de protetor solar. Além disso, atividades realizadas ao ar livre, como execução de lajes e telhados, merecem atenção especial. Quanto maior o esforço, maior será o metabolismo com aquela atividade e, consequentemente, maior a produção de calor e a necessidade de dissipação para não interferir no equilíbrio térmico corporal”, explica a doutora Daniela.

A médica destaca ainda que é importante cuidar da alimentação e beber bastante líquido, uma vez que as altas temperaturas prejudicam o metabolismo do corpo. “Sintomas como sede, olhos fundos, boca seca, dor de cabeça, tontura, fraqueza e aumento da frequência cardíaca são sintomas clássicos da desidratação. Em estágios mais avançados, podem ocorrer síncope (desmaio) e até convulsões. O desconforto térmico pode levar a diminuição do rendimento dos funcionários e, consequentemente, o aumento do número de erros e acidentes”, conclui a profissional.

Confira as dicas de cuidados com a saúde da especialista do Seconci-SP:

  1. Hidratação

Manter uma garrafa de água sempre perto auxilia na ingestão de líquidos para hidratação.

  1. Refeições leves

As altas temperaturas causam moleza, fadiga e má digestão. Dê preferência para uma alimentação equilibrada, abusando de frutas e saladas.

  1. Filtro Solar

O uso de um protetor solar de boa qualidade, com cobertura UVA e UVB, previne queimaduras na pele e deve ser reaplicado no decorrer do dia.

Outras informações entre em contato pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Serviço:  

Regional Sorocaba do Seconci-SP

Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba / SP

Informações: (15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Comente