Anhanguera lança game interativo para apoiar jovem na escolha da carreira

Se para alguns, a escolha da carreira não é mistério nenhum, para a maioria, a decisão pode ser encarada como um verdadeiro desafio. Pesquisas indicam que mais de 60% dos jovens ficam indecisos na hora de optar pela profissão. “Hoje, quem embarca no ensino superior tem inúmeras possibilidades e a escolha inadequada pode representar uma carreira desmotivadora que afetará várias áreas, inclusive a saúde, por isso, autoconhecimento é fundamental”, comenta Michelle da Rosa Lopes, diretora da Anhanguera de Itapetininga.

Para reduzir as chances de frustração e potencializar a oportunidade de uma escolha profissional mais coerente e segura, especialistas indicam testes vocacionais e, mais do que isso, a inclusão de uma cultura que desperte a maturidade emocional do jovem. Neste sentido, a Anhanguera anuncia mais uma edição do Giro de Profissões, iniciativa voltada especialmente aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, com a proposta de aproximá-los da universidade e da vida acadêmica.

“Este projeto representa um momento muito especial em que a faculdade abre as portas para o aluno. É a oportunidade de conhecer a infraestrutura, os cursos de graduação, de trocar experiências valiosas com os veteranos e saber mais sobre a área desejada”, comenta Michelle.

Game inédito

Para quem está em dúvida, a boa notícia é a chegada do Giro de Profissões – Jogada de Mestre, um game virtual com a proposta de apoiar o jovem na escolha do futuro profissional. Para participar é bem simples. O jovem responde dez perguntas pré-selecionadas assinalando as alternativas que combinam com ele. Com base nas respostas, o game analisa seu perfil e sugere a alternativa que se encaixa melhor para a escolha da área: Humanas, Exatas ou Biológicas.

“Idealizado para falar a mesma língua do jovem, que é nosso público-alvo, o game conta com um avatar e é semelhante a um teste de habilidade que ajuda o jogador a conhecer melhor seu perfil e a ter maior clareza neste momento desafiador que é a escolha da futura profissão” comenta Michelle.

A próxima fase, após entender melhor o perfil, é a de conhecer mais sobre as carreiras que combinam com ele. Assim o jogador pode acessar, na tela seguinte, um E-book com detalhes sobre a profissão, o público-alvo e os seguimentos de atuação deste profissional. Para Michelle, a ferramenta é uma forma de apoiar e incentivar o jovem a refletir sobre a escolha: “é importante ajudar a transmitir a ideia de que este momento pode ser uma experiência mais leve. O jogo é justamente um meio para isso, mostra que essa escolha pode ser pensada de forma dinâmica, informativa e divertida”, conclui.

Para participar do game, basta acessar o site www.girodeprofissoes.com.br e se cadastrar gratuitamente.

Portas abertas

A Anhanguera de Itapetininga está de portas abertas para os alunos do Ensino Médio que quiserem conhecer de perto o ambiente acadêmico.

Comente