O Senac Itapetininga construiu, em parceria com a prefeitura, um bicicletário para atender alunos e funcionários e comunidade em geral. A iniciativa beneficia, diariamente, cerca de 50 pessoas que utilizam bicicleta para se locomover, além de promover e incentivar a mobilidade sustentável, e a melhoria da qualidade de vida no meio urbano.

foto
Reprodução

De acordo com o coordenador de Administração do Senac Itapetininga, Ronaldo Amancio Pranches, o bicicletário era uma reivindicação antiga dos alunos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e prendiam o veículo em postes da companhia de energia, em postes de placas de sinalização de trânsito e nos portões dos vizinhos. “Diante dessa situação nos mobilizamos internamente e buscamos conversar com as autoridades municipais para nos auxiliar com essa demanda”, conta ele.

As tratativas para a construção do bicicletário foram feitas pela equipe administrativa e gerência do Senac Itapetininga junto às secretarias de Trânsito e Meio Ambiente do munícipio, e resultaram na liberação do local para o estacionamento. O Serviço de Engenharia do Senac SP promoveu a confecção e instalação das peças, enquanto a prefeitura autorizou o uso do espaço e modificou a sinalização de trânsito na área, deixando o local mais bem sinalizado e seguro para os usuários da via.

“O uso da bicicleta como meio de transporte colabora com o meio ambiente e na melhoria da saúde física e mental. Desejamos que ações como essa sejam observadas pela gestão municipal e aplicadas a outros locais pelo município, contribuindo e trazendo benefícios a sociedade”, comentou Pranches. Segundo ele, o Senac Itapetininga espera conseguir, também, ser responsável pela manutenção e conservação da Praça 9 de Julho, onde fica o bicicletário, através do programa municipal “Adote uma Praça”. “Esse é um modo de estreitar as relações com a municipalidade e a sociedade e também promover a conservação dos espaços públicos”, ressaltou.

“A importância da instalação de ciclovias, ciclofaixas, e de iniciativas inovadoras como esta do bicicletário do Senac, onde nossas secretarias de Trânsito e de Meio Ambiente foram parceiras, além de criar novas alternativas de circulação de pessoas, estimulam a prática do ciclismo e de hábitos saudáveis, geram mais segurança no trânsito, trabalham o conceito de sustentabilidade e modernizam ainda mais a cidade, a exemplo do que já acontece nos grandes centros. Investir em mobilidade urbana é investir em qualidade de vida”, comentou a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB).

Investimento em mobilidade sustentável

De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, o município conta com 15,7 km para o passeio ciclístico. A atual gestão entregou a obra que liga a Chapadinha a Lagoa Regina Freire, com extensão de 1.229 metros. Também concluiu a ciclovia de quase 1km da Padre Brunetti, na Vila Rio Branco. Além disso, 4km de ciclofaixa são ocupados na 5 de Novembro e imediações do Jardim Shangrilá e Parque Athenas do Sul. Mais 2,5km na Marginal do Chá, em frente à Vila Barth, o que totaliza 8,7km.

A cidade acumulou 7km de pista dedicada ao ciclismo entre os trechos da Marginal dos Cavalos e do Jardim Fogaça. Bicicletários foram instalados também em diversos pontos. Todos os recursos foram obtidos juntos ao governo federal, com contrapartida do município, por meio de convênios. A União tem desenvolvido políticas de mobilidade urbana para instalar estes corretores ciclísticos. O dinheiro é carimbado e somente por ser utilizado para esta área. Foram colocados gradis em pontos estratégicos, obedecendo todas as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Serviço:

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro, Itapetininga/SP

informações: www.sp.senac.br/itapetininga

 

Comente