O ano de 2018 terminou com uma população de 139,3 milhões de animais de estimação (cães, gatos, peixes, aves e répteis e pequenos mamíferos) no Brasil. Isso representa um crescimento de 5,3% em relação a 2013, quando o país possuía cerca de 132 milhões de pets. Os dados são do Instituto Pet Brasil (IPB).

A estimativa considera a variação da renda no Brasil, assim como a pirâmide etária, com foco nas populações de 0 a 14 anos e superior a 50 anos de idade.

estimação
Whippet. Foto: @viniciusyamada

Em 2018, a maior concentração de pets ficou na região Sudeste, com 47,4%, seguida pela região Nordeste (21,4%), Sul (17,6%), Centro-Oeste (7,2% e Norte (6,3%). No ano passado, estima-se que mais de 25% da população pet do Brasil se concentrava no estado de São Paulo. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro aparecem em segundo e terceiro lugares, com 10,1% e 8,8%, respectivamente. Os estados com menor concentração de pets localizam-se, sobretudo, na região Norte. Isso se deve à menor densidade populacional nos estados nortistas quando comparados aos estados de outras regiões do país.

Pelo levantamento, a maior concentração de gatos está nos estados de São Paulo (21,6%), Rio de Janeiro (9,1%), Minas Gerais (7,2%) e Rio Grande do Sul (7,2%). Já os cães estão mais nos estados de São Paulo (24,5%) e Minas Gerais (10,0%). O mesmo ocorre na concentração de aves, a qual também é maior nesses estados. Já os peixes ornamentais estão principalmente em São Paulo (47,1%), Santa Catarina (9,8%) e Minas Gerais (9,0%).

Sobre o Instituto Pet Brasil

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui