Para concluir uma etapa densa de formação dos alunos e alunas de Artes Cênicas, o Conservatório de Tatuí realizará a ‘Mostra de Artes Cênicas 2021’. A programação traz 25 apresentações em dois momentos distintos – na primeira semana de novembro e na primeira de dezembro, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Conservatório. A ação tem como objetivo tornar público os percursos de pesquisa e criação realizados por cada turma dos cursos de formação, livres e de aperfeiçoamento. O Conservatório de Tatuí é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina.

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“Vamos dar um panorama dos trabalhos artístico-pedagógicos que estamos realizando. Assim, o público poderá perceber o processo de transformação dos alunos e alunas e o desenvolvimento dos exercícios cênicos criados. O objetivo não é mostrar um produto e, sim, experimentações artísticas e seus modos de construção”, destaca Antonio Salvador, gerente artístico e pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Entre a primeira semana de novembro e dezembro, também serão realizados, como parte da Mostra, outros dois trabalhos com características peculiares. O primeiro é ‘A dona da Casa’, experimento cênico do último ano do curso Teatro Adulto, que será apresentado durante sete dias – a cada dia com um formato diferente. Seguido pela produção da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, que desenvolve neste ano uma pesquisa específica sobre a apreciação sensível do espectador. Sob a coordenação do professor Thiago Leite, a Cia. de Teatro tem mostrado suas criações em processo desde junho, com o projeto ‘Ações para suspender o tempo’, que envolve procedimentos de acessibilidade e mediação teatral.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

NOVEMBRO:

Data: 3/11, às 14h

O que: Porta afora – Porta adentro – Curso de Cenografia

Classificação: livre

Sinopse: Compartilhamento de procedimentos e observações para preparação de espaços cênicos em espaços alternativos.

Data: 3/11, às 15h30

O que: E se os pés fossem poesia? Poesia P(és)! – Curso de Teatro Juvenil – 1º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Como olhar para as coisas que constituem nosso cotidiano e – como diria Manoel de Barros – “olhá-las de azul”? Como revisitar os espaços de nossa casa, as ações que fazemos diariamente, e experimentar atribuir novos significados a tudo isso? Talvez, fazendo poesia. E se os pés fossem poesia? Poesia P(és) trata-se do compartilhamento do percurso realizado pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro Juvenil, a partir da ressignificação de palavras, lugares e partes do corpo.

Data: 3/11, às 20h30

O que: Quem te viu, quem te lê!? – Curso de Teatro Adulto – 1º Ano

Classificação: 16 anos

Sinopse: Compartilhamento da pesquisa sobre Teatro Jornal e suas possibilidades no formato on-line.

Data: 4/11, às 15h30

O que: Vozes em Construção – Curso de Teatro Juvenil – 3º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.

Data: 4/11, às 19h

O que: Aula aberta “Que brincadeira que dá? Teatros, celebrações e pelejas” – Curso de Aperfeiçoamento

Classificação: livre

Sinopse: Aula aberta em que serão apresentados estudos cênicos criados durante o curso de aperfeiçoamento “Que brincadeira que dá? Teatros, celebrações e pelejas”, coordenado por Cibele Mateus e convidados.

Data: 4/11, às 20h30

O que: A dona da casa – Curso de Teatro Adulto – 3º Ano

Classificação: 18 anos

Sinopse: ‘A dona da casa’ é um trabalho que busca evidenciar as condições do fazer teatral em casa, on-line. Para além de pensarmos as cenas em quadros, buscamos investigar a construção de dramaturgias não lineares. Cada atriz e ator compôs seus textos (entendemos aqui textos como uma trama de imagens, palavras, sons e demais tessituras que compõem a cena) partindo de um mesmo texto. Como disparadores, tivemos mentiras, segredos, acontecimentos comuns e desejos. Quem é Domitila? O ato de falar sobre Domitila diz mais sobre ela, sobre quem diz ou quem assiste? A dinâmica das apresentações irá acontecer de modo experimental. Não há uma sequência lógica das cenas. A cada dia, um novo embaralhamento, novas possibilidades de relações, montagens e composições.

Reapresentações: 10, 17, 22, 24, 29/11, sempre às 20h30.

Data: 5/11, às 14h

O que: (re) significar – Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí

Classificação: livre

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir do jogo de ressignificação de palavras e criação de imagens.

Data: 5/11, às 15h30

O que: Elas – Curso de Teatro Juvenil – 2º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Mulheres incríveis e inovadoras que se destacaram na ciência, história, política, música e muitas áreas do conhecimento. Histórias de mulheres que hoje nos inspiram por suas conquistas, desafios e contribuições à arte e à vida.

Data: 05/11, às 20h30

O que: Corpo ao avesso: ensaio sobre a ameixa – Curso de Teatro Adulto – 2º Ano

Classificação: 12 anos.

Sinopse: A história das mulheres de uma família é recuperada a partir de trocas de cartas entre duas irmãs. A cada situação, um jogo metafórico entre passado e presente se instaura. Nele, as relações entre corpo-voz, espaço, palavra, som, luz e figurino são tomadas como fios dramatúrgicos. O possível desenho de cena que emerge da tecitura desses fios nasce enquanto experimento relacional, enquanto consequência de uma prática investigativa acerca das interações entre a atriz/o ator e os elementos que constituem a cena. Como matéria-palavra dessa composição, recorre-se ao texto “A idade da ameixa”, de Arístides Vargas.

Datas: 27 e 28/11, às 17h

O que: Ações para suspender o tempo – Experimento n° 5 – Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Classificação: livre

Sinopse: Somos capazes de suspender o tempo quando algo ou alguém nos chama a atenção? Qual a idade das coisas ao nosso redor? Para responder a essas questões, montamos uma espécie de quebra-cabeça, articulando memórias, cenas do cotidiano, modos de agir e de se relacionar com as coisas, as pessoas e, principalmente, o tempo. Esta criação faz uso de elementos de audiodescrição, tornando-a acessível a espectadores(as) com deficiência visual, ação que tem transformado profundamente a maneira de os(as) artistas envolvidos(as) conceberem a obra e experimentarem o mundo.

DEZEMBRO:

Data: 1/12, às 14h

O que: Porta afora – Porta adentro – Curso de Cenografia

Classificação: livre

Sinopse: Compartilhamento de procedimentos e observações para preparação de espaços cênicos em espaços alternativos.

Data: 1/12, às15h

O que: Aula aberta ‘O ator multimeios’ – Curso livre com Jonnatha Horta Fortes

Classificação: livre

Sinopse: Mostra de experiências artísticas derivadas do curso. Nele, conhecemos grupos e artistas que dialogam com a linguagem multimeios, debatemos sobre formas e conteúdos dessas encenações e realizamos exercícios de criação com enfoque na atuação cênica.

Data: 1/12, às 16h

O que: E se os pés fossem poesia? Poesia P(és)! – Curso de Teatro Juvenil – 1º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Como olhar para as coisas que constituem nosso cotidiano e – como diria Manoel de Barros – “olhá-las de azul”? Como revisitar os espaços de nossa casa, as ações que fazemos diariamente, e experimentar atribuir novos significados a tudo isso? Talvez, fazendo poesia. E se os pés fossem poesia? Poesia P(és) trata-se do compartilhamento do percurso realizado pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro Juvenil, a partir da ressignificação de palavras, lugares e partes do corpo.

Data: 1/12, às 20h30

O que: Quem te viu, quem te lê!? – Curso de Teatro Adulto- 1º Ano

Classificação: 16 anos

Sinopse: Compartilhamento da pesquisa sobre Teatro Jornal e suas possibilidades no formato on-line.

Data: 2/12, às 14h

O que: (re) significar – Grupo Jovem de Teatro

Classificação: livre

Sinopse: Cenas desenvolvidas a partir do jogo de ressignificação de palavras e criação de imagens.

Data: 2/12 dezembro, 15h30

O que: Elas – Curso de Teatro Juvenil – 2º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Mulheres incríveis e inovadoras que se destacaram na ciência, história, política, música e muitas áreas do conhecimento. Histórias de mulheres que hoje nos inspiram por suas conquistas, desafios e contribuições à arte e à vida.

Data: 2/12, às 20h30

O que: Corpo ao avesso: ensaio sobre a ameixa – Curso de Teatro Adulto – 2º Ano

Classificação: 12 anos

Sinopse: A história das mulheres de uma família é recuperada a partir de trocas de cartas entre duas irmãs. A cada situação, um jogo metafórico entre passado e presente se instaura. Nele, as relações entre corpo-voz, espaço, palavra, som, luz e figurino são tomadas como fios dramatúrgicos. O possível desenho de cena que emerge da tecitura desses fios nasce enquanto experimento relacional, enquanto consequência de uma prática investigativa acerca das interações entre a atriz/o ator e os elementos que constituem a cena. Como matéria-palavra dessa composição, recorre-se ao texto “A idade da ameixa”, de Arístides Vargas.

Data: 3/12, às 15h30

O que: Vozes em Construção – Curso de Teatro Juvenil – 3º Ano

Classificação: livre

Sinopse: Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.

Data: 3/12, às 20n30

O que: A dona da casa – Curso de Teatro Adulto – 3º Ano

Classificação: 18 anos

Sinopse: ‘A dona da casa’ é um trabalho que busca evidenciar as condições do fazer teatral em casa, on-line. Para além de pensarmos as cenas em quadros, buscamos investigar a construção de dramaturgias não lineares. Cada atriz e ator compôs seus textos (entendemos aqui textos como uma trama de imagens, palavras, sons e demais tessituras que compõem a cena) partindo de um mesmo texto. Como disparadores, tivemos mentiras, segredos, acontecimentos comuns e desejos. Quem é Domitila? O ato de falar sobre Domitila diz mais sobre ela, sobre quem diz ou quem assiste? A dinâmica das apresentações irá acontecer de modo experimental. Não há uma sequência lógica das cenas. A cada dia, um novo embaralhamento, novas possibilidades de relações, montagens e composições.

 

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