Duas escolas da rede estadual de Itapetininga recebem o “Dia do Grafite”

Depois de participarem do workshop coordenado pelo grafiteiro Gadão Buzzo, estudantes vão pintar os muros inspirados nas ilustrações vencedoras

 O Projeto Arte do Grafite – Caminhos da Biodiversidade promoverá, em Itapetininga, o Dia do Grafite nas escolas estaduais Professor Sebastião Villaça e Jair Barth, nos dias 15 e 16 de agosto, das 8h às 16h, com a participação do grafiteiro Gadão Buzzo.

Antes de iniciar os desenhos, 30 alunos de cada escola, do 6º ao 9º ano, participarão de um workshop sobre grafite. Os desenhos que estamparão os muros foram selecionados por meio de votação popular e por uma comissão julgadora. No total, 22 de 24 escolas da cidade participaram da iniciativa que é patrocinada pela Duratex, idealizada pela Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

grafite Depois de participarem do workshop coordenado pelo grafiteiro Gadão Buzzo, estudantes vão pintar os muros inspirados nas ilustrações vencedoras
Depois de participarem do workshop coordenado pelo grafiteiro Gadão Buzzo, estudantes vão pintar os muros inspirados nas ilustrações vencedoras

A proposta surgiu com o objetivo de levar jovens a refletirem sobre grafite, baseados no tema biodiversidade e preservação da fauna e flora. Além de aprender sobre o assunto, os alunos foram incentivados a criar desenhos, dando asas à imaginação e criatividade. Para esta ação, foram envolvidos 45 educadores previamente capacitados e mais de 1700 alunos.

A professora Andréia Zanchetta, da Escola Estadual Jair Barth, conta que receber a primeira fase do projeto foi um momento de muita alegria. “Os alunos receberam o Projeto Arte do Grafite com muita animação e curiosidade. A arte mexe com a imaginação dos alunos e dos que estão envolvidos. Estão todos com uma grande expectativa para o Dia do Grafite, já que esse será um prêmio e também um reconhecimento do trabalho em equipe”, comenta.

O grafiteiro Gadão Buzzo terá um papel fundamental no Dia do Grafite, já que é dele a responsabilidade de transferir as artes dos alunos Vinicius Pereira Figueiredo e Maria Gabriela Nery Rodrigues do papel para os muros das escolas. “Fiquei muito feliz por ser convidado a participar de um projeto deste tamanho, ainda mais quando vi a seriedade com que é tratada a arte de rua”, diz o artista.

Gadão também comenta que as expectativas e preparativos para o evento estão a todo vapor. “Os desenhos dos jovens estão sensacionais! Não vejo a hora de passá-los para as paredes junto com os alunos”, ressalta.

De acordo com Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte, a iniciativa foi abraçada pelas Secretaria de Educação dos dez municípios contemplados pelo Arte do Grafite. “Já podemos fazer um balanço dos resultados das etapas até o momento e ele é super positivo e se reflete na quantidade e qualidade de desenhos que temos recebido. A escolha dos finalistas tem sido bastante desafiadora devido a tantos jovens talentos”, conta.

A expectativa para o Dia do Grafite já é grande. Para Allan, assim como os alunos e as escolas estão ansiosos para a data, a equipe também já começa a se preparar para que o resultado seja ainda melhor. “Temos toda uma infraestrutura necessária para que tudo ocorra de forma positiva”, explica o coordenador.

Allan também aproveita para convidar toda a comunidade da cidade de Queimados e região para apoiar os alunos da ocasião. “Será muito bacana contar com o apoio das pessoas ao redor da escola. Fica nosso convite aos pais dos alunos para que venham nos ajudar a colorir a escola e passar uma mensagem positiva por meio da arte do grafite”, finaliza.

Serviço: Dia do Grafite – Projeto Caminhos da Biodiversidade

Dia 15/8 – E. E. Professor Sebastião Villaça – a partir das 8h
Rua Av. Padre Antônio Brunetti, 933 – Vila Rio Branco, Itapetininga

Dia 16/8 – E.E. Jair Barth a partir das 8h
Rua. Dr. José Sidnei da Cunha, 322 – Jardim Bela Vista, Itapetininga

Sobre o Arte do Grafite:

A iniciativa do projeto Arte do Grafite – Caminhos da Biodiversidade tem parceria da Diretoria de Ensino – Região de Itapetininga, patrocínio da Duratex, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Comente