Escolher o Compactador adequado para o tipo de obra que pretende realizar nem sempre é uma tarefa simples. Sabemos que essas máquinas atuam aplicando força mecânica para diminuir o máximo possível os espaços vazios entre as partículas do solo ou pavimento e, com isso, garantir uma camada mais uniforme, estável e com capacidade para resistência de cargas. Contudo, para cada tipo de terreno ou aplicação existe um modelo específico.

No mercado, os três tipos mais conhecidos são: os Compactadores Vibratórios de Solos e de Asfalto e os Compactadores Pneumáticos. “Para fazer a adequada seleção da máquina e usufruir de todos os benefícios do equipamento, é preciso saber detalhes da aplicação”, afirma Marcley Oliveira, Especialista em Produtos de Pavimentação na Sotreq, empresa com 76 anos nomercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat® no Brasil.

Particularidades e Desempenho

Compactador Vibratório de Solo é destinado à aplicação em todos os tipos de solos (coesivo, semi-coesivo e granular), podendo ser do tipo “liso”, “patas” ou “liso com kit patas”.  Esse modelo tem sistema vibratório com altas amplitudes e baixas frequências. Outro fator de extrema importância que interfere em seu desempenho é a área de cobertura e a geometria das patas. “A velocidade de rolagem afeta diretamente na eficiência operacional da obra, ou seja, menores velocidades de rolagem garantem um maior grau de compactação”, descreve Oliveira.

No caso do Compactador Vibratório de Asfalto, ele é utilizado em compactação de asfalto dos tipos CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), geralmente formados por uma capa (que entra em contato direto com os pneus dos veículos), e o binder (camada posicionada imediatamente abaixo da capa asfáltica), entre outros – e também em camadas de material granular. Esse tipo de rolo tem como característica do sistema vibratório as baixas amplitudes e altas frequências.

“Nesse modelo, é importante realizar a adequada seleção da amplitude para garantir o correto nível de densidade. Para as camadas finas não são recomendadas altas amplitudes, devido ao risco de fratura do agregado utilizado”, avalia Marcley.

Já o Compactador Pneumático, também é utilizado em compactação de asfalto, além de material granular e também em solos. Seus principais atributos são: peso operacional variável e pressão ajustável dos pneus, cuja combinação pode gerar uma maior ou menor pressão durante o processo de compactação.

“Nos Compactadores Pneumáticos é imprescindível a seleção exata do peso operacional do equipamento, pois isso afeta diretamente a carga por pneu e a pressão resultante durante o processo de compactação”, afirma o especialista da Sotreq.

Diferenciais

Os Compactadores Vibratórios de Solo Cat® apresentam uma das maiores amplitudes do mercado (0,95mm a 1,95mm), além de uma área de cobertura de patas de aproximadamente 22%. Contam, ainda, com sistema inteligente de compactação (MDP – Machine Drive Power) para otimização do número de fechas e redução do tempo de operação.

No caso dos Compactadores de Asfalto Cat® da classe de 10t, eles apresentam uma grande faixa de amplitudes (0,34mm, 0,54mm, 0,73mm, 0,91mm e 1,06mm) permitindo ao operador grande flexibilidade para trabalhar em qualquer tipo de obra, desde camadas mais finas de CBUQ até camadas mais espessas de material granular (Base e Sub-base).

Por fim, os Compactadores Pneumáticos Cat® contam com elevada carga de 3.400kg por roda (27.0000kg divididos em oito pneus), além de balança digital padrão (através do painel, o operador consegue verificar o peso exato do equipamento). Esse recurso dispensa a necessidade de transporte do equipamento até uma balança rodoviária para verificação do peso operacional.

“Todos os rolos Cat® apresentam modo de operação ECO MODE que propiciam menor consumo de combustível, além de sensores de temperatura (item opcional) para verificação da temperatura da massa asfáltica durante a rolagem. Outra vantagem é que possuem maior intervalo de manutenção, como é o caso do sistema de vibração dos compactadores que atingem 3 anos ou 3.000 horas de operação”, de acordo com Oliveira.

Tecnologia de Ponta

Algumas ferramentas podem ser integradas aos equipamentos com o objetivo de aumentar sua eficiência, como o sistema de compactação inteligente MDP (Machine Drive Power), indicado para Compactadores de Solos.

O MDP estabelece uma correlação entre resistência de rolagem do solo compactado e grau de densidade atingido na compactação. “Isso permite que o operador tenha uma referência e saiba o momento exato de finalização do processo de compactação, o que previne fechas desnecessários, economizando o consumo de combustível e aumentando a produtividade”, informa o especialista.

Os Compactadores Vibratórios de Asfalto e os Compactadores de Pneus possuem a opção de uso de sensores de temperatura. Por meio destes sensores, o operador verifica direto da cabine a temperatura da massa asfáltica durante o processo de compactação. Desta forma, caso a temperatura da massa esteja fora dos requisitos do projeto, é possível uma tomada de decisão imediata. “A linha de compactadores Cat® é ainda complementada pelas Pavimentadoras de Asfalto, Recicladoras/Estabilizadoras de solos e Fresadoras de Asfalto”, conclui Oliveira.

Sobre a Sotreq

Com 76 anos de atuação no Brasil, é uma das maiores provedoras de soluções customizadas, produtos e sistemas Cat®. Atualmente, a organização possui mais de 60 filiais distribuídas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, oferecendo suporte completo em peças, serviços, contratos e tecnologia.

www.sotreq.com.br/

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