Faculdade São Leopoldo Mandic organiza 1º Congresso de Direito Médico

Evento contará com presença de especialistas, além de trazer palestras sobre os principais temas da área

A Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) promoverá, no dia 9 de agosto, o 1º Congresso de Direito Médico, organizado pelo médico e advogado, Dr. Marcio Augusto Marques Inácio e Dr. Guilherme de Menezes Succi, coordenador do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic.

O evento tem como objetivo abordar os temas mais atuais do setor, entre eles, a gestão de custos hospitalares e judicialização da saúde. No período de 2007 a 2018, a Advocacia-Geral da União calcula que os gastos da União com a judicialização da saúde aumentaram 4.600%. Somente em 2018, o Ministério da Saúde teve um gasto superior a R$ 1 bilhão em processos movidos na Justiça por pacientes para conseguir medicamentos e outros itens de atendimento de saúde.

“Acreditamos que a Medicina e o Direito caminhem juntos e é fundamental para os profissionais dessas áreas estarem sempre atentos às novidades e aos debates que estão acontecendo atualmente. E temos observados inúmeros casos que salientam tanto o papel do médico quanto da justiça em decisões que podem mudar a vida de um paciente; assim devemos buscar sempre a melhor alternativa para todas as partes envolvidas, sabendo das nossas responsabilidades”, afirma o Dr. Guilherme Succi, médico e Coordenador do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Entre os palestrantes do Congresso estarão o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Dr. Mario Jorge Tsuchiya, que comentará sobre a responsabilidade civil, criminal e ético profissional e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Dr. João Pedro Gebran Neto, que destacará a saúde com o enfoque enquanto um direito de cidadania e um exercício de justiça.

1º Congresso de Direito Médico

Quando: 9 de agosto
Horário: das 8h às 18h
Onde: Faculdade São Leopoldo Mandic
Endereço: Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas, S

Programação

8h – Credenciamento

8h45 – Abertura

9h às 10h – Judicialização da Saúde – Palestrante: Dr. Miguel Brandi (desembargador do TJSP)

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 11h40 – Saúde: Um Direito de Cidadania e um Exercício de Justiça – Palestrante: Dr. João Pedro Gebran Neto (desembargador federal TRF4)

11h40 às 14h – Almoço

14h às 15h – Saúde Merecida, Devida e Recebida com suas Métricas Sistêmicas – Palestrante: Prof. Orlando Passos (especialista em Métricas sistêmicas na Saúde)

15h às 16h – Responsabilidade Civil, Criminal e Ético Profissional – Medidas Preventivas – Palestrante: Dr. Mario Jorge Tsuchiya (presidente do CREMESP)

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 às 17h30 – Gestão de Custos Hospitalares e a Qualidade no Atendimento – Palestrante: Dra. Maria Magalhães (MD FISQua, Improvement Advisor IHI, Corporate Quality & Safety Manager Afiliates SPDM)

18h – Encerramento

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 11 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.brfacebook.com/saoleopoldomandic.

Comente