Fiesp, Ciesp, Senai e Sesi doam 5 mil máscaras para Santa Casa de Sorocaba

Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Senai-SP iniciou a produção de 600 mil máscaras hospitalares e deve chegar a 1 milhão de máscaras que serão doadas a diversos hospitais nos próximos três meses. Participando ativamente desta campanha de combate à Covid-19, o Ciesp Sorocaba, em parceria com a Fiesp, o Senai e o Sesi, realizou, nesta terça-feira (05/05), a doação de 5 mil máscaras à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. A entrega foi feita no próprio hospital e contou com a presença do gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior; do diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; do coordenador de Ensino Superior do Senai-SP, Danilo de Jesus Oliveira e do diretor do Sesi Sorocaba, Júlio César Martins.

De acordo com o presidente do Ciesp, da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, a iniciativa tem por objetivo contribuir para a proteção dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente dessa guerra contra um inimigo invisível. “Nosso objetivo é apoiar aqueles que dia e noite estão trabalhando heroicamente pelo Brasil. Essa é uma das contribuições da indústria de São Paulo no combate ao novo Coronavírus”, afirma o presidente.

Fiesp, Ciesp, Senai e Sesi doam 5 mil máscaras para Santa Casa de Sorocaba
Foto: divulgação

Segundo  o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, é muito importante apoiar a Santa Casa de Sorocaba neste momento em que foi inaugurada uma ala com 50 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. “A Regional do Ciesp Sorocaba, que compreende 48 municípios, está buscando apoiar os profissionais da saúde neste momento de calamidade pública. Além da confecção de máscaras, o Senai-SP, por meio de seu núcleo Odonto-Médico-Hospitalar, está consertando respiradores hospitalares artificiais. A técnica está sendo ensinada a representantes de algumas montadoras para que elas também possam fazer a reparação dos aparelhos”, destaca Syllos.

Para o gestor e presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior, essa doação será muito importante para os profissionais de saúde que trabalham no hospital. “Neste momento de pandemia esses EPIs serão importantes para a Santa Casa. É um gesto muito bonito e significativo feito pela Fiesp, pelo Ciesp, pelo Senai e pelo Sesi, que são entidades respeitadas e queridas em todo o estado de São Paulo pelo trabalho maravilhoso que desempenham.”

A fabricação das máscaras, que envolve 200 profissionais entre docentes, ex-alunos e voluntários, estão sendo produzidas com Tecido Não Tecido (TNT) odonto-médico hospitalar, próprio para a confecção de máscaras cirúrgicas. O tecido é cortado em máquina especial na Escola Senai Francisco Matarazzo, da Capital. Em seguida, o material é separado e enviado para outras 13 escolas do Senai-SP, que além da primeira, também realizam o processo de confecção das máscaras. Depois, elas são encaminhadas para duas escolas, uma em Campinas e outra em São Bernardo do Campo, onde o material é esterilizado por meio de autoclaves. Na etapa final, as máscaras são embaladas e seguem para a distribuição.

O diretor do Ciesp Sorocaba lembrou ainda que Fiesp e o Ciesp também lançaram um guia, com mais de 70 páginas, com orientações da Organização Mundial da Saúde, detalhando protocolos de prevenção da Covid-19 para a retomada da atividade econômica após quarentena.

Todas as ações da Fiesp e do Ciesp no combate à Covid-19 estão reunidas no site http://coronavirus.fiesp.com.br/.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba, que em 2020 comemora 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí.  A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Comente