JK Iguatemi recebe obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo para o projeto Pina no JK

A mostra exibe série de fotografias dos artistas paulistas Armando Prado e Cristiano Mascaro a partir de 13 de agosto

Shopping JK Iguatemi e a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresentam, de 13 de agosto a 15 de outubro de 2019, obras do grande acervo do museu no 1º e 2º piso do Shopping JK Iguatemi. O projeto Pina no JK exibe série de fotografias de autoria dos artistas paulistas Armando Prado e Cristiano Mascaro. A iniciativa marca o segundo ano de parceria entre o JK e a Pinacoteca.

jk A mostra exibe série de fotografias dos artistas paulistas Armando Prado e Cristiano Mascaro a partir de 13 de agosto
Foto: divulgação

Armando Prado (São Paulo, 1952) é fotógrafo e trabalha com fotojornalismo desde a década de 1970. Sua obra está impregnada do aspecto documental que se atribui à sua formação profissional e que marca o panorama geral da fotografia clássica moderna. Segundo o próprio artista, ele costumava caminhar por São Paulo com duas câmeras: uma para o trabalho jornalístico e outra destinada a um uso artístico.

Dessas duas câmeras resultariam imagens muito diferentes, ainda que marcadas pelo mesmo sentido documental. Parte delas, realizadas em São Paulo entre 1977 e 1978, estão reunidas na exposição. “Por um lado, é bem evidente em algumas imagens a questão do “flagrante”, como se Prado espreitasse com sua câmera qualquer indivíduo na rua, que mal nota a criação da cena. A sensação de flagrante é ainda acentuada pelas composições pouco simétricas, que resultam em grande dinamismo visual. Também vale notar nas imagens desta série o uso da fotografia colorida, numa época em que a fotografia tida como artística era toda feita em preto e branco”, explica a curadora-chefe da Pinacoteca Valéria Piccoli.

Já Cristiano Mascaro (São Paulo, 1944) formou-se em arquitetura e começou a trabalhar com fotojornalismo em 1960. Ao longo de sua trajetória, Mascaro desenvolveu um vocabulário próprio e voltado predominantemente às paisagens urbanas. O espaço construído é o grande protagonista de seu trabalho e se revela ao observador por um sofisticado jogo de luzes e sombras, que acentua as linhas e a geometria da arquitetura, bem como da paisagem urbana em escala mais ampla. Seu trabalho, sempre realizado em preto e branco, é reconhecido pela rigorosa estrutura formal e compositiva.

Grande parte das obras expostas no JK pertencem à série Bom Retiro e Luz, especialmente produzida por Mascaro para a Pinacoteca de São Paulo em 1976. O artista circulou pelos bairros adjacentes ao museu e retratou seus transeuntes, os frequentadores do Parque da Luz, com frequência buscando contrapor a captura do instante à solidez das construções do entorno do museu. Essa série de imagens deu início à coleção de fotografia da Pinacoteca, hoje composta por mais de 1000 itens.

A apresentação das obras no JK Iguatemi faz parte do Art Program, projeto que apresenta de forma permanente e itinerante obras de grandes artistas nacionais e internacionais da coleção Iguatemi. A arte sempre fez parte da essência do JK Iguatemi. “É motivo de grande satisfação promover, em um único espaço, a união de universos aparentemente distintos, mas que possuem total sinergia. Expor obras do acervo de um dos principais museus brasileiros nos corredores do shopping é a possibilidade de impulsionar a cultura em nosso país”, afirma Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

“A Pinacoteca e a Iguatemi são parceiras há mais 10 anos. O grupo patrocina diretamente a programação do museu, doa obras contemporâneas importantes para a ampliação da coleção e está sempre próximo das nossas atividades como um parceiro perene e ativo. Assim, o projeto #PinanoJK, que está em seu segundo ano, é uma oportunidade muito especial de mostrar obras icônicas do nosso acervo para outros públicos da cidade”, conta Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca.

Serviço:

JK Iguatemi

Data: 13 de agosto à 30 de outubro

Horário de funcionamento: Segunda-feira à sábado das 10h às 22h e Domingo das 11h às 22h

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo

Telefone: (11) 3152-6800

Comente