A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) divulgaram nesta quinta-feira (16) o resultado da pesquisa de emprego do mês de abril de 2019. A região de Sorocaba,  composta por 48 municípios, apresentou variação negativa de -0,69%, o que representa uma queda de aproximadamente 700 postos de trabalho.

 Dados da pesquisa demonstram que no acumulado deste ano a variação foi de -0,21%, o que equivale a redução de 200 vagas de emprego. Nos últimos 12 meses, o resultado também é negativo (-0,86%), o que corresponde ao fechamento de 850 postos. Quando comparados os meses de abril de 2018 e 2019 o cenário é pior, pois em abril de 2018 o resultado foi positivo em 0,71%.

 Os setores da indústria que influenciaram no resultado do último mês foram: Confecção de Artigos  do Vestuário e Acessórios (-5,99%); Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-2,44%); Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,19%) e Produtos Alimentícios (-0,25%).

 De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o desempenho do mês de abril é reflexo do baixo desempenho da economia. “Os investimentos estão em compasso de espera e isso reflete nas contratações, uma vez que a equipe econômica do governo já sinalizou uma redução da alta do PIB (Produto Interno Bruto) para 1,5%, enquanto a expectativa inicial era de que o crescimento do país fosse de 2,2%”, avalia Syllos.

 A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais. Segmentado por ramos de atividades, o estudo abrange 36 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui