O espetáculo consiste num repertório com obras de concerto escritas por compositores brasileiros negros, filhos de pessoas escravizadas ou descendentes de povos negros africanos. As músicas selecionadas são originariamente compostas para orquestra de cordas ou adequadas para esta formação. As obras e os compositores serão apresentados de forma educativa e contextualizada no intuito de aproximar o público dos compositores e ampliar a compreensão sobre tema.

Sobre a OCSP 

Formada em 2011 e sempre sob a regência de Ricardo Cardim, a Orquestra de Câmara de São Paulo é um grupo independente e tem se especializado em repertório brasileiro composto ou arranjado para cordas, centrando-se periodicamente em compositores específicos, essencialmente dos séculos XX e XXI. Em 2012 iniciou o projeto “Música Brasileira: Erudita ou Popular?, pelo qual realizou, entre 2013 e 2014, concertos em diversas cidades do estado de São Paulo, através das séries de concerto do SESI (Música em Cena) e do patrocínio pela Petrobrás de cinco concertos, sempre com atividades junto ao público presente.

Nesse período, a OCSP fechou parcerias com o Projeto Guri, Fábricas de Cultura e outras organizações de diversas regiões do estado, incluindo o Sesc-Santos. Em novembro de 2015, como resultado destes três anos de trabalho, a Orquestra de Câmara de São Paulo lançou o CD “Música Brasileira: Erudita ou Popular?”. Em 2016 a temporada incluiu a série “Solos Brasileiros”, com renomados solistas brasileiros, incluindo Ivan Vilela e “Choronas” interpretando obras de compositores do Brasil do século XX e XXI. Atualmente a orquestra fez uma pequena pausa em seus concertos em virtude da situação de isolamento social, mas realizando apenas alguns trabalhos com quintetos e atividades virtuais.

SERVIÇO 

  • Local: SESI – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Itapetininga/SP
  • Data e horário: 03 de junho. Sábado às 19h30.
  • Capacidade: 246 lugares e 6 para cadeirantes.
  • Gênero: Erudita 
  • Categoria: Adulto
  • Duração: 60 min
  • Informações: Ligue (15) 3275-7920 / Envie uma mensagem para (15) 99839-8846
  • Entrada gratuita – Reservas do ingresso pelo MEU SESI. O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.

Comente