Pelo segundo ano consecutivo o Oticon Opn™, único aparelho auditivo do mundo conectado à internet, foi premiado na prestigiada CES 2018 Innovation Awards, o programa norte-americano de prêmios internacionais que reconhece projetos inovadores e serviços de tecnologia de ponta em todo o mundo.

Durante a premiação, foi destacada a capacidade do dispositivo – já comprovada cientificamente – de dar suporte ao cérebro no processo de audição, reduzindo o esforço de escuta, a fadiga auditiva e proporcionando uma audição mais natural, sem as limitações de direcionalidade, como acontece com a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado. Além disso,  o sinal é claro, sem distorções, mesmo em situações de ruído intenso no ambiente, como em shows, concertos e jogos de futebol.

“O cérebro trabalha a uma velocidade incrível para processar o som e o Oticon Opn™ acompanha este ritmo. Ele processa o som ao redor do usuário 50 vezes mais rápido do que os aparelhos auditivos da geração anterior. Isso é possível graças à tecnologia BrainHearing™ e da plataforma Velox™. Além disso, o usuário tem acesso aos sons emitidos por múltiplos oradores, em um panorama de 360°, até mesmo em ambientes complexos, sem a limitação da direcionalidade tradicional das próteses, que priorizam somente os sons vindos da frente. Com o Opn™, o usuário tem 30% mais compreensão de fala, se comparado com outro aparelho top de nossa linha, uma redução de 20% do esforço de escuta; além de um aumento de 20% na capacidade de reter as informações das conversas”, explica o fabricante do dispositivo.

O Opn™ é resultado de quase uma década de pesquisas e tornou possível superar um desafio que até mesmo as mais avançadas soluções presentes até hoje não eram capazes de resolver. Exemplo disso é o bancário Leonardo Nehrer, de 26 anos, um dos primeiros usuários do Opn™ no Brasil. Ele é deficiente auditivo desde a infância e um de seus maiores desafios era falar ao telefone usando uma prótese auditiva tradicional. Com o Opn™, ele agora consegue ouvir a voz do outro lado da linha, em uma ligação no celular, diretamente no ouvido, mas por meio do aparelho auditivo. Os dispositivos ficam interligados diretamente via bluetooth e internet.

“Agora, quando alguém me liga, toca direto no aparelho. Nem preciso encostar o celular no ouvido. Além disso, o aparelho facilitou a audição em todos os sentidos. A clareza da voz me surpreendeu. O som parece que chega melhor ao ouvido, mais leve e mais nítido. E eu não estava acostumado com um aparelho tão pequeno, nem parece que estou usando! Tudo isso é muito bom”, comemora o bancário.

Além de ligações em smartphones, por meio de um sistema Bluetooth de 2.4GHz, o Opn™ permite ao usuário se conectar diretamente com outros equipamentos eletrônicos que também possuem tecnologia sem fio. Assim, é possível ouvir com clareza, por exemplo, programas de TV, computadores e outros dispositivos inteligentes. O som sai limpinho, direto do aparelho auditivo, como se fosse o áudio de um fone de ouvidos.

Com um aplicativo exclusivo, o Opn™ se conecta com mais de 280 tipos de serviços de internet que também estejam em nuvem. Dessa forma, ao receber um e-mail, por exemplo, o usuário não precisa recorrer a dispositivos móveis para checar as mensagens. Ele pode programar o ON – aplicativo do Opn™ – para receber o conteúdo da mensagem, de modo sonoro, direto no seu aparelho auditivo. Isso pode ser feito também para alarmes, despertador e notificações de redes sociais.

“O Opn™ proporciona uma experiência sonora completa. Durante um jantar, por exemplo, o aparelho não elimina outras informações sonoras que podem ser importantes, a música de fundo ou o talher que cai, por exemplo. Não existe nada parecido no mercado mundial atualmente”, esclarece a fonoaudióloga, Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, representante do fabricante no país.

Disponível em três versões, o Opn™ atende a todos os tipos de perda auditiva, de leve a moderadamente severa. A diferença entre os três modelos se dá com relação ao nível de tecnologia oferecido e pela variação de preço, mas todos garantem uma audição sem esforço de escuta proporcionando ao usuário um audição natural.

Comente