Seconci Sorocaba adere ao Julho Amarelo, campanha de prevenção de hepatites virais

Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil mais de um milhão de pessoas tiveram contato com o vírus da hepatite, o que representa 0,71% da população. Em 2017, foram registrados cerca de 41 mil novos casos da doença e, em 2018, este número mais do que dobrou entre homens de 20 a 39 anos.

Visando alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais, a Regional do Seconci-SP em Sorocaba aderiu ao Julho Amarelo, campanha de conscientização sobre a doença.

De acordo com a doutora Carolina Piffer Gonçalves  Leite Mello, médica da Regional, existem cinco tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. “A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras. Ao detectar estes sintomas, é importante consultar o médico e, se constatada a doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível, principalmente porque a hepatite é uma doença silenciosa” explica.

As principais formas de contágio da doença são relações sexuais sem o uso do preservativo, contato com o sangue contaminado, algumas secreções e até mesmo o consumo de água ou alimentos infectados. “As hepatites virais matam duas vezes mais do que a AIDS e a prevenção é a melhor maneira de evitá-la”, observa a médica.

Segundo a gerente da Regional do Seconci-SP em Sorocaba, Ester Gonçalves, a entidade disponibiliza palestras de prevenção que são ministradas em empresas da construção civil e demais segmentos de mercado. “A campanha Julho Amarelo faz referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. No Brasil, a Lei 13.802, de janeiro de 2019, instituiu este mês como referência para a efetivação de ações contra a doença, em todo o território nacional. As empresas interessadas em realizar palestras podem entrar em contato com o Seconci pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo emailsorocaba@seconci-sp.org.br”, complementa a gerente.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Serviço:  Seconci-SP

Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba / SP

Informações:(15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Comente