Senac Itapetininga está com inscrições abertas para curso ‘Cuidador de Idoso’

A expectativa de vida no Brasil aumentou: o brasileiro vive, em média, 76,3 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que o número de idosos no país poderá chegar a 58,2 milhões em 2060, saltando de 9,52% para 25,49% da população. Este crescimento gera um nicho de trabalho bastante promissor, o de cuidador de idoso.

Atualmente, esta é a profissão que mais cresce no país. Entre 2007 e 2017, a alta foi de quase 550%, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). São Paulo é o Estado onde a atividade mais se expandiu, com 11.397 postos de trabalho criados nesse período.

Diante desse cenário, Fernanda Arruda de Gois, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Itapetininga, destaca a importância do profissional que acompanha e promove ações para o envelhecimento saudável e a qualidade de vida do idoso por meio da higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde. “É um conjunto de cuidados que zela pela integridade física, emocional e social do idoso. O profissional também atua no processo de relacionamento interpessoal que envolve o cuidador, a pessoa idosa, familiares e a equipe de saúde que o assiste”, diz.

De acordo com a docente, o profissional precisa ter tolerância, paciência, empatia, atenção, conhecimentos específicos, bom-senso, autocontrole e responsabilidade. Além de capacitação profissional, são necessários valores éticos e morais, saber escutar e observar para atender às necessidades do idoso com tolerância, paciência e compreensão. “O requisito principal é gostar da função de ajudar e não estar apenas cumprindo uma tarefa. Ou seja, é preciso cuidar com amor e atenção”, observa Fernanda.

Para os interessados em atuar nesta área, o Senac Itapetininga está com inscrições abertas para o curso Cuidador de Idoso. Com 160 horas de duração, as aulas têm início em 3 de fevereiro. Inscrições e outras informações sobre o curso podem ser adquiridas no Portal Senac: www.sp.senac.br/itapetininga.

Serviço:

Cuidador de Idoso

Data: 3 de fevereiro a 29 de maio de 2020

Horário: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 22h30

Duração: 160 horas

Informações:

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/itapetininga

Comente