Com a decretação do isolamento social, aumentou consideravelmente a parcela da população que usa a internet para realizar compras. Portanto, empresas que atuam no ramo do comércio ou de serviços e ainda não usam as redes sociais ou utilizam de maneira errada, estão perdendo dinheiro. A afirmação é de Márcio Roberto Ramos, docente da área de tecnologia da informação do Senac Itapetininga.

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Segundo ele, as redes sociais já eram uma excelente ferramenta de vendas. Com a pandemia, ela ganhou ainda mais importância. “Estar presente nas redes sociais é imprescindível para fazer negócios. Porém, é preciso se preparar, estudar, entender seu funcionamento para proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente e conquistar
resultados satisfatórios. O comportamento do cliente mudou e é preciso se adaptar às mudanças”, aconselha. Na avaliação do docente, existem alguns aspectos que precisam ser
observados e seguidos por aqueles que oferecem vendas on-line. A qualidade no atendimento é um ponto fundamental. A exemplo do que sempre deve ocorrer nas lojas físicas, no ambiente virtual a atenção ao cliente também é essencial para o sucesso nas vendas. Da mesma forma, o cuidado com o pós- venda é de extrema importância.

A comunicação com o cliente também é apontada pelo docente como primordial no ambiente on-line. Por esse motivo, conhecer o público-alvo precisa ser o ponto de partida de qualquer negócio. “A comunicação é extremamente importante em todos os aspectos. Nem sempre é fácil falar a linguagem do cliente, usar a imagem mais adequada, mas, se não identificar seu nicho, isso se tornará ainda mais complicado”, adverte Márcio. Segundo ele, para se expressar de forma mais apropriada e utilizar os meios de comunicação mais assertivos com o cliente, o empreendedor precisa conhecer muito bem seu público. “Esse conhecimento auxilia na elaboração das melhores estratégias de comunicação”, afirma.
Levantamento feito pela Webshoppers, da Ebit | Nielsen, mostra que no primeiro semestre de 2020 existiam no Brasil 41 milhões de e-consumidores, número 40% maior do que em igual período do ano anterior. Outro dado que comprova o ótimo momento para as vendas on-line indica que em 2020.

Surgiram 10 milhões de novos consumidores digitais. E aqueles que já eram clientes do e-commerce aumentaram a frequência das compras. Em razão do isolamento social, houve uma mudança no hábito de consumo e as pessoas se viram obrigadas a comprar pela internet, o que fez disparar as vendas on-line. Diante deste cenário, empresas que ainda não sabem vender nas redes sociais estão perdendo dinheiro. E o desperdício fica ainda mais evidente ao levar em consideração que não há custo para o uso das redes sociais. Abaixo, o docente Márcio oferece algumas dicas simples de como as empresas podem utilizar a ferramenta virtual em seu favor.

Dicas para aumentar as vendas on-line
– Preste um atendimento personalizado e mais próximo do cliente, com uma
operação humanizada (muitas vezes, as pessoas não querem ser atendidas
por um robô);
– Busque a excelência no nível de relacionamento;
– Mantenha contato permanente com os clientes;
– Comunique de forma assertiva, falando a linguagem do cliente;
– Desperteo interesse com bons conteúdos;
– Tenha um bom atendimento de pós-venda;
– Ofereça formas variadas de pagamento.

Serviço:

Como Vender nas Redes Sociais: social commerce
Turma 1
Data: de 5 a 20 de abril de 2021
Horário: segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas
Duração: 36 horas

Turma 2
Data: de 5 de abril a 3 de maio de 2021
Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 22 horas

Duração: 36 horas

Turma 3
Data: de 6 a 23 de abril de 2021
Horário: às terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30
Duração: 36 horas

Gestão de Perfil para Redes Sociais
Data: de 5 de abril a 3 de maio de 2021
Horário: às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas
Duração: 24 horas

Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

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