Workshop de Negócios reúne potenciais fornecedores para a ABB

O evento aconteceu na sede do CIESP e reuniu cerca de 40 empresas de Sorocaba e região

A multinacional de tecnologia ABB, empresa líder em produtos e sistemas de energia e automação, realizou na última quinta-feira (5/9) um Workshop de Negócios, em parceria com a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com o objetivo de selecionar novos fornecedores. O evento aconteceu na sede do CIESP e reuniu cerca de 40 empresas de Sorocaba e região, previamente selecionadas de acordo com as demandas apresentadas pela empresa.

Workshop de Negócios reúne potenciais fornecedores para a ABB
Workshop de Negócios reúne potenciais fornecedores para a ABB. Foto: divulgação

Segundo o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o evento reuniu um público seleto. “Este é um formato de encontro de negócios que o CIESP já realizou com a própria ABB e com a Metso. Estamos em um momento em que o Brasil está saindo de uma forte crise e por isso é muito importante fomentar a economia regional”, observou Syllos, ressaltando também que o CIESP e a FIESP estão acompanhando de perto as reformas da Previdência e Tributária, visando contribuir para que o país possa voltar à rota do crescimento.

De acordo com o gerente geral da linha de negócio de Sistemas para Eletrificação da ABB no Brasil, Rodolfo Grolla, a empresa possui uma linha de produtos que segue um padrão global e também conta com muitos fornecedores globais, até para elementos mais simples, como sistemas de fixação, parafusos e chaparia. “Importar esses materiais gera uma logística mais difícil. Ao trazer esses materiais de fora isso gera uma logística mais difícil. Nosso intuito é desenvolver fornecedores locais, o que aumentará nossa competitividade, além de fomentar o desenvolvimento na região de Sorocaba”, destacou.

Grolla explicou ainda, que a ABB possui quatro negócios líderes globais focados no cliente: quatro Electrification, Industrial Automation, Motion e Robotics & Discrete Automation, suportados pela plataforma digital ABB Ability™. “Todos os nossos mercados crescem de 3 a 4 por cento ao ano e hoje nosso foco maior é a indústria”, explicou.

A história da ABB Brasil, segundo o gerente, começou com o fornecimento de equipamentos elétricos para o Bondinho do Pão de Açúcar, em 1912. “Temos uma longa tradição no país, mas o mundo está mudando e a ABB está posicionada para acompanhar essa mudança, tanto em energias renováveis, quanto no que se refere à quarta revolução industrial em conjunto com a Internet das Coisas”, observou.

Concluindo a apresentação, Grolla pontuou que a empresa tem duas metas. “Queremos encontrar fornecedores com custos mais competitivos e também reduzir o número de fornecedores. Por isso, fizemos essa pré-seleção exatamente para buscar parceiros que possam agregar e trazer valor para a empresa.”

Na sequência, a gerente geral de Suprimentos Corporativo, Juliana Scombatti, fez uma apresentação sobre os processos e diretrizes de compras da empresa. “A ABB tem cinco pares de valores: Segurança e Integridade, Foco no cliente e Qualidade, Inovação e Velocidade, Senso de Propriedade e Desempenho, e Colaboração e Confiança. São valores nós procuramos estender também à cadeia de fornecimento”, ressaltou.

Além desses valores, a gerente frisou algumas das estratégias da empresa, tais como: crescimento rentável, melhor qualidade, execução rigorosa e colaboração voltada ao negócio. “Temos três áreas da empresa representadas neste encontro, unindo forças para buscar uma cadeia de fornecedores excelente e assim alcançarmos nossos objetivos com qualidade, velocidade e produtividade, resultando em desempenho excelente”.

Juliana explicou ainda, que as empresas que desejam fornecer para a ABB precisam passar por um processo de qualificação. “Esse procedimento é global e a informação é compartilhada com o mundo todo. Ou seja, a partir do momento em que uma empresa é qualificada para a unidade de Sorocaba, com algumas poucas etapas, ela pode exportar seus produtos para plantas da ABB em todo o mundo”, disse.

Após a apresentação das equipes de compras das unidades de negócios da ABB, os participantes do Workshop tiveram a oportunidade de conversar com os compradores, agendar reuniões e trocar cartões.

Segundo Allan Bergamini Ern, diretor da Santana Embalagens, empresa atua há 25 anos no mercado, o evento foi uma oportunidade de conhecer mais o cliente. “Está sendo produtivo para entender as necessidades da empresa. Cada área tem uma pessoa certa para o produto que você vende e com a atenção que eles estão nos dando, está sendo possível até agendar reuniões”, comemorou o empresário.

A mesma opinião teve o diretor da Bandai do Brasil, Koiti Tamashiro. “A ABB está de parabéns pelo trabalho que está executando com os fornecedores locais e o CIESP pelas conexões entre os associados”, observou.

Também participaram do encontro o diretor da regional do CIESP em Bragança Paulista, Luís Bárrio; o coordenador do Departamento de Infraestrutura do CIESP Sorocaba e representante da entidade no PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), Luis Leite; além do conselheiro do CIESP Sorocaba, Valdir Paezani.

A sede do CIESP Sorocaba fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 – Alto da Boa Vista. Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br.

Sobre a ABB

A ABB inaugurou em 2014 a unidade de Sorocaba, um espaço com mais de 125 mil metros quadrados. No mesmo complexo, em 2018, inaugurou uma fábrica da unidade de negócios de Sistemas de Distribuição de Energia, com investimento local de mais de R$ 20 milhões. A estrutura tem como finalidade a produção e a customização de painéis de baixa e média tensão.

A multinacional emprega hoje em torno de 2.400 colaboradores no Brasil, sendo que cerca de 550 são alocados na planta de Sorocaba. Além disso, conta com mais de dois mil fornecedores ativos espalhados pelo País, que somados geram milhares de empregos indiretos para atender às demandas de seus clientes.

Líder pioneira em tecnologia, a ABB trabalha junto aos setores de concessionárias de serviços, indústria, transportes e infraestrutura global para escrever o futuro da digitalização de modo a propor soluções de valor para seus clientes.

Sobre o CIESP

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba foi fundada em 1950 por um grupo de industriais e desde então vem trabalhando pelo fortalecimento da indústria regional, tornando-se um agente de articulação política, contribuindo na atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece ainda assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.

A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí.

Comente