Exposição ao sol exige cuidado redobrado com pele e cabelo

O inverno ainda nem chegou ao fim e a temporada das altas temperaturas já começou. Portanto, chegou a hora de redobrar os cuidados com a pele e com o cabelo para protegê-los da exposição ao sol forte e mantê-los saudáveis. Entre as sugestões, Ana Maria Nastri Manfredini Coltri, docente da área de beleza e estética do Senac Itapetininga, recomenda atenção especial com a alimentação, sem esquecer da hidratação constante e da proteção diária.

“Uma boa alimentação é o segredo do sucesso para ter pele e cabelos bonitos e saudáveis. Além da ingestão de bastante água, é preciso consumir alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras”, orienta. Segundo Ana Maria, são alimentos que favorecem a digestão, fornecem os nutrientes necessários para um corpo sadio e são refrescantes.

Alimentos ricos em antioxidantes, como cenoura, beterraba, couve, espinafre, tomate, acerola, manga, laranja, morango e muitos outros, podem ser grandes aliados para manter os cabelos saudáveis nesta temporada. De acordo com a docente, são substâncias que ajudam na proteção dos fios e a retardar o envelhecimento precoce.

“Ao mesmo tempo em que se preocupam com a alimentação, as pessoas não podem se esquecer do filtro solar. Mesmo que queiram um bronzeado, é fundamental não descuidar e proteger a pele dos danos nocivos provocados pelo sol”, afirma Ana Maria. Segundo ela, é preciso redobrar o cuidado se a pele for clara e mais sensível ao sol. Neste caso, o protetor solar não deve ser menor que um FPS 60. Para quem tem pele morena ou negra, o recomendado é sempre a partir de FPS 30.

E a preocupação não deve ser apenas com o rosto. Outras partes do corpo também precisam de proteção, como o pescoço, braço, mãos e orelhas, pois ficam mais expostas ao sol. A docente aconselha, se possível, evitar exposição no período de maior incidência de radiação UVB, entre 11 e 16 horas. É neste intervalo que aumenta o risco de queimaduras e de desenvolvimento de câncer de pele.

Outra medida importante é proteger o cabelo antes de ir para a praia ou piscina. Segundo a docente, a exposição ao sol, à água salgada do mar ou ao cloro podem danificar o cabelo. A dica é usar produtos específicos antes e depois do mergulho para criar uma película protetora nos fios contra o sal e o cloro. A recomendação vale para cabelos coloridos e naturais. “Use chapéu ou boné para não queimar os fios e evite produtos capilares que contenham álcool, que ressecam o cabelo”, aconselha Ana Maria.

De acordo com a docente, embora a estética esteja muito ligada ao conceito de beleza, ela tem relação direta com a saúde e o bem-estar das pessoas. Por isso, ela recomenda sempre o acompanhamento e a orientação de um profissional qualificado. O Senac Itapetininga oferece o curso Técnico em Estética, que possibilita aos alunos acesso ao que há de mais atual na área, o que o ajuda a se preparar para fornecer um atendimento de excelência aos seus clientes.

Serviço:

Técnico em Estética

Data: 23 de setembro de 2019 a 24 de março de 2022

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30

Duração: 1.200 horas

Local: Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/itapetininga

 

Comente