O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para atender a demanda neste período de fortes restrições, as empresas precisaram criar ou aperfeiçoar sua infraestrutura em logística, desde o momento da venda até a chegada da compra ao consumidor. Estudos recentes mostram que a rapidez na entrega é um diferencial que deve ser levado em consideração pelas empresas.

foto
Reprodução

Pesquisa da PwC aponta que 40% dos clientes aceitam pagar mais caro pelo frete para receber o produto mais cedo. Sendo assim, a logística ganha importância fundamental no processo para agilizar a entrega e garantir a satisfação do cliente. Tendo em vista a necessidade de melhorar os serviços ao consumidor, as marcas optaram pela incorporação de novas tecnologias. Para que o cliente saiba quando o seu produto está chegando, os recursos como o Big Data (conjunto de dados) fazem diferença neste momento. “O Big Data obteve um aumento expressivo relacionado à criação de pedidos, acompanhamento de entregas e coleta de informações dos clientes. Sua principal funcionalidade é o armazenamento de dados processados em alta velocidade.

O uso do Big Data aumenta a eficiência operacional, permitindo, por exemplo, prever quando e como os produtos serão entregues”, afirma o docente Luís Cláudio Oliveira, da área de gestão e negócios do Senac Itapetininga.

Segundo ele, a prática do omnichannel está entre as principais utilizadas recentemente. “Esse processo pode ser resumido como ‘compre e retire’. É a interligação dos pontos on-line e físicos, utilizando diversos canais para a experiência unificada. É tendência, pois mais consumidores vêm procurando por entregas expressas e, quando sabem o que querem, estão dispostos a se deslocar para retirar o produto na própria loja física”.

O docente aponta que outra forte tendência para o momento é o uso da “logística 4.0”, que é uma nova forma de se pensar a logística, por meio de processos tecnológicos que unificam e conectam toda a cadeia, desde os fabricantes até os consumidores finais. Entre os benefícios produzidos por esta inovação, Luís Cláudio cita a redução de custos, maior eficiência e disponibilidade de informações, gerando um melhor controle de fluxo de produtos e das entregas. Para os próximos anos, segundo o docente, é esperada uma atenção especial para a logística sustentável, que consiste na redução de carbono e na
diminuição dos resíduos gerados na produção. “A utilização de combustíveis ecológicos, veículos híbridos ou elétricos, entre outros processos, não só contribuem para a sustentabilidade como um todo, mas também reduz custos”, afirma. Para os interessado em conhecer mais detalhes dessas mudanças, o Senac Itapetininga oferece o curso Técnico em Logística, que está com inscrições abertas e com ação promocional para todos os alunos.

Cursos técnicos a R$ 99 mensais

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Senac São Paulo entende que ampliar o aprendizado técnico é o caminho ideal para quem visa uma oportunidade para traçar novas rotas na carreira, se especializar em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional. Preocupada com essa situação e tendo em vista a recuperação econômica, com o aumento na oferta de vagas de empregos esperados para os próximos
meses, a instituição adotou novas políticas de descontos institucionais, para que mais pessoas tenham acesso a este nível de ensino. Desde o início de julho, todas as mensalidades dos cursos técnicos foram fixadas a R$ 99, inclusive, para alunos já matriculados. A oportunidade terá vigência de um ano.

Serviço:
Técnico em Logística
Data: 13 de outubro de 2021 a 30 de novembro de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30
Duração: 800 horas

Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro – Itapetininga/SP
Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga

Comente